12 Dicas para Superar a Shyness (e Embracing Self-Aceitação)

12 Dicas para Superar a Shyness (e Embracing Self-Aceitação)

11 de junho de 2021 Off Por Corpo e Boa Forma

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Maskot / Getty Images

Se você tem uma vida inteira de sob o seu cinto, você provavelmente já ouviu falar de orientação bem intencionada:

  • ” Tudo o que você tem a fazer é sorrir, e dizer olá! “
  • ” Basta ir falar com eles. Eles não vão morder. “
  • ” Pare de pensar em tudo. “

Este conselho, é claro, muitas vezes vem de pessoas que têm pouca (se houver) experiência com a própria timidez. A timidez crônica vai além dos breves sentimentos de infacilidade e nervosismo a maioria das pessoas experimenta em certas situações, como o primeiro dia de um novo trabalho.

Pessoas verdadeiramente tímidas tendem a se sentir auto-conscientes e desconfortáveis na maioria das situações sociais.

Talvez o pensamento de conhecer novas pessoas deixe você abalado, suado, e enjoado. Você duvida que outras pessoas tenham algum interesse em você, e, durante as conversas, você se preocupa com o que a outra pessoa pensa sobre você.

Em resumo, a timidez não é algo que você possa lançar simplesmente colando em um sorriso.

Shyness geralmente não desaparece por conta própria, mas as 12 estratégias abaixo podem ajudá-lo a tomar passos em direção a se sentir mais confortável em torno de outros e com você mesmo.

Especialistas geralmente concordam que a timidez se desenvolve em resposta a uma combinação de fatores, como:

  • genética
  • ambiente de infância

As táticas de vida, por exemplo, podem conduzir a timidez.

Se seus pais:

  • Over-enfatizou perigos potenciais: Você pode crescer se aproximando de pessoas e situações desconhecidas com extrema cautela e reserva.
  • Definir regras rígidas em torno do que você poderia e não poderia fazer: Você pode se sentir desconfortável pisando além desses limites, mesmo na fase adulta.
  • Eram tímidos ou ansiosos eles mesmos: Você provavelmente observou e acabou por começar a modelar esta resposta.

A Inestabilidade em seu ambiente também pode contribuir, como:

  • movendo-se com frequência
  • experimentando bullying
  • vivendo em um bairro inseguro
  • passando por principais alterações dinâmicas familiares em decorrência do divórcio ou

Qualquer um desses fatores pode ter um impacto sobre como você lida com as interações sociais.

Shyness também pode se desenvolver na adolescência e na idade adulta. Se você enfrentou rejeição de seus pares ou professores e supervisores os destacou por críticas, é natural que você comece a temer a possibilidade de experiências similarmente humilhantes no futuro.

Trabalhar para descobrir onde a timidez vem pode ajudá-lo a encontrar as ferramentas certas para remodelar seu medo.

As pessoas muitas vezes pensam como a mesma coisa.

Algumas pessoas tímidas cumprem os critérios para (ou introversão, ou ambos). Dito isso, a ansiedade social é uma condição de saúde mental, enquanto a timidez não é.

A ansiedade social envolve um medo persistente de, desaprovação, e críticas de outros. Esse medo pode se tornar avassalador o suficiente que você comece a evitar configurações sociais inteiramente.

Se você é tímido, você pode se sentir desconfortável em torno de novas pessoas no começo, mas achar mais fácil interagir mais você passa a conhecê-las. Shyness a angústia intensa que a ansiedade social faz.

Também é possível que as pessoas assumam que você é tímido quando simplesmente prefere sua própria empresa.

Tire um momento para considerar a timidez a partir de uma perspectiva evolucionista.

Se você fosse de saída, você pode ter se aventurado a explorar novas áreas, encontrar recursos e interagir com outras comunidades. Se você era tímido, você pode ter ficado perto de casa para.

Ambas as funções são necessárias. Mas, enquanto a exploração pode ajudá-lo a fazer novas descobertas, também coloca você no caminho dos perigos potenciais. Aderir a um lugar o mantém seguro.

Isso dito, pode ser útil para destacar suas forças em vez de ver a timidez como uma falha. Reconhecer as áreas onde suas habilidades realmente brilham pode fornecer um impulso para sua autoconfiança que pode, por sua vez, ajudar a diminuir os sentimentos de autodúvida e.

Talvez você seja ótimo com animais, um artista talentoso ou um pesquisador orientado. Talvez você seja um atendente compassivo, e familiares e amigos sempre busquem seus conselhos.

O mundo precisa de equilíbrio, e que melhor maneira de alcançar esse equilíbrio do que com tipos diferentes?

Claro, pode levar mais tempo a se abrir. Mas você tem abundância, como empatia, sensibilidade, e cautela, para oferecer quando você faz.

Se você conhece alguém que parece fazer novos amigos toda vez que eles entram em uma sala, você pode invedar sua natureza de saída e se cadasalhar navegando configurações sociais com a mesma facilidade.

Isso não é impossível, mas geralmente é mais útil dar passos menores primeiro.

Comece por explorar as formas em que a timidez afeta a sua vida:

  • “Eu quero um relacionamento, mas eu sou muito tímido para atender pessoas em pessoa.”
  • ” A participação da classe ganha 5 da minha nota. Mas eu estou muito nervosa para compartilhar, porque eu não conheço ninguém. “
  • ” Eu tenho muitas ideias para esse novo projeto no trabalho, mas e se ninguém curte eles? “

Então, use essa lista para criar objetivos simples, como iniciar uma conversa com um colega de classe ou usar um app de encontros para encontrar possíveis parceiros.

O, em termos simples, refere-se ao (geralmente falso) suposição de que outras pessoas notam tudo o que você faz e diz, quase como se um holofote estivesse brilhando em você.

Este viés cognitivo pode facilmente contribuir para sentimentos de timidez ou ansiedade social.

Quando você preocupar as pessoas vai notar e julgar seus erros ou peculiaridades, você é mais propenso a se pendurar nas bordas de uma multidão onde você pode se salvaguardar de uma possível rejeição.

Na realidade, porém, a maioria das pessoas tende a ser menos observadora do que você imagina-em parte porque eles estão pensando sobre seus próprios holofotes. Você pode se sentir como se todos os olhos estiverem em você, mas isso geralmente não é o caso.

Não convenceram? Pergunte a si mesmo o quanto você nota sobre as pessoas ao seu redor e o que eles estão fazendo em qualquer momento.

Se você é tímido, conversas casuais podem ser nervosas.

Mesmo quando você tem muito a dizer sobre um tópico em particular, preocupações sobre como outros na conversa percebem você pode empurrar aqueles insights ou observações espirituosas direto da sua cabeça.

Você pode acabar se notando muito ou fazendo perguntas, então você não tem que oferecer informações voluntárias.

Em vez de se perguntar o que eles pensam sobre você ou tentando descobrir o que você deve dizer, use para focar no fluxo da conversa.

para o que eles estão dizendo podem te ajudar a parar de temer soar estranho ou dizer algo embaraçoso. Você provavelmente terá um tempo mais fácil reconhecendo quando compartilhar seus pensamentos de forma mais natural-e você não se encontrará assustado quando eles lhe perguntam uma questão.

Algumas pessoas tímidas passam por interações sociais por trás de uma máscara de confiança.

Mas “fake it ‘ til you make it” não funciona para todos. Colocar uma frente de ousadia que você realmente não sente pode até te deixar mais ansiosa que todo mundo vai ver através de você.

É ótimo admitir que você está nervoso ou deixar que as pessoas saibam que você quer se facilitar em um grupo no seu próprio ritmo. As pessoas podem até mesmo deixar você saber o quanto eles apreciam o esforço que você está fazendo. E suas reações positivas podem reforçar sua confiança autenticamente.

Sempre, mesmo que você pense que fingir vai manter conversas em movimento.

Pode parecer completamente inofensivo dizer aos seus novos colegas de quarto, ” Yoga? Essa é a minha maneira favorita de descontrar. ” Mas imagine como isso pode retrocesso. Eles podem convidá-lo para sua prática de yoga de domingo quando, na realidade, você nunca sequer fez um Cão de Faca Baixada.

Em vez disso, diga a verdade: “Eu nunca tentei ioga, mas eu gostaria de!”

Suporte de alguém em quem você confia pode ajudá-lo a se sentir mais confortável em situações que faíssem o mais dread.

Claro, você não pode trazer alguém com você para todos os lugares que você vai, mas a ideia aqui é que eventualmente você se sentirá pronta para enfrentar essas situações sozinho.

Peça a um amigo, membro da família ou colega de quarto para vir junto na próxima vez que você fizer algo social, seja uma noite de quiz, festa, ou apenas uma viagem de compras.

Sua presença pode oferecer tranquilidade suficiente de que você tem um tempo mais fácil navegando interações sem tropeçar em suas palavras ou esquecer o que você queria dizer.

Algumas pessoas também acham útil ter algumas interações de “prática” com os entes queridos, para que possam se acostumar a responder comentários positivos, feedback negativo e tudo no entre. E, não se esqueça, interagir com os entes queridos é outra maneira prestativa de afiar.

Dica: Pergunte a uma pessoa amada a situações de role-play onde você se sente mais desconfortável, como ser destacado por atenção.

Então talvez você tenha dificuldade de se abrir para novas pessoas imediatamente, ou você se sentir um pouco inquieto antes de ter que falar com alguém novo.

Embora isso possa significar que você não faça amigos ou encontre datas tão facilmente quanto mais pessoas de saída faça, vale a pena notar que um pouco de cautela nunca dói.

Holding back quando você encontra novas pessoas te dá a chance de aprender mais sobre eles antes de mergulhar de cabeça em uma amizade ou relacionamento.

Ele também cria mais espaço para se desenvolver, e a confiança é sempre uma coisa boa. Um início lento muitas vezes leva para baixo a linha, afinal.

Entretanto sua timidez chegou a ser, no final das contas, é simplesmente parte da sua personalidade.

Você pode trabalhar para se tornar menos tímido, mas, se a sua timidez não causar nenhum problema, você provavelmente não precisa se esforçar para superá-lo.

Por exemplo, talvez você não sinta nenhuma vontade particular de conhecer novas pessoas, mas você não tem problemas para cumprimentar alguém quando introduzido. Talvez você se sinta nervoso antes de conversar com seu chefe, mas manejar conversas com sucesso quando necessário-mesmo que seu coração bata um pouco mais rápido.

Então você não gosta de socializar muito. Nem todo mundo faz!

Se você é tanto tímido quanto introvertido, você pode se sentir perfeitamente satisfeito com seu nível atual de interação social, já que ele te deixa bastante tempo para recarregar e descontrar por conta própria.

Skipping out on social events muitas vezes se sente muito mais seguro do que tentar o seu melhor para fazer amigos e falhar.

Evitar as pessoas pode protegê-lo da rejeição, mas o downside é que você pode enfrentar em vez disso.

Se você quiser expandir seu círculo social, você acabará tendo que encontrar alguma maneira de.

Explorando seus interesses-caminhadas, crafting, dança, cozinha, etc. -através de aulas, eventos da comunidade ou até mesmo aplicativos, como o Meetup, podem ajudá-lo a encontrar possíveis amigos e parceiros que compartilham seus interesses.

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Shyness em si não é uma condição de saúde mental, mas pode levar a um estresse emocional indesejado ao longo do tempo.

Se nada parece ajudar você a relaxar em situações sociais, um bom próximo passo pode estar se estendendo a um profissional.

Um terapeuta pode oferecer orientação com:

  • gerenciar sintomas físicos você experimenta
  • explorando causas de timidez em mais detalhes
  • reconhecendo ansiedade social e outras preocupações
  • aquela pronta evasão
  • explorando estratégias para navegar em situações sociais

Falando em sintomas físicos, você também pode experimentar alguns exercícios de respiração ou de movimento corporal que são conhecidos para gerenciar a ansiedade.

Embora a timidez não seja sempre algo a se preocupar, ela pode te impedir de construir conexões com outros e deixar você solitário quando deseja proximidade.

Se a sua timidez dificulta a construção das relações estreias que você gostaria de ter, considere conectar com um terapeuta que pode ajudá-lo a obter mais visão sobre os fatores subjacentes, definir metas alcançáveis e trabalhar em direção à autoaceitação.

A Crystal Raypole já trabalhou anteriormente como escritora e editora para GoodTherapy. Seus campos de interesse incluem as línguas asiáticas e a literatura, a tradução japonesa, culinária, ciências naturais, positividade sexual e saúde mental. Em particular, ela está empenhada em ajudar a diminuir o estigma em torno de questões de saúde mental.