A Acupuntura pode ajudar com o Stress e o Peso Ganho? Get the Facts

A Acupuntura pode ajudar com o Stress e o Peso Ganho? Get the Facts

21 de janeiro de 2021 Off Por Corpo e Boa Forma

imagem21-01-2021-03-01-28Compartilhar em PinterestGoodboy Picture Company / Getty Images

A Acupuntura é uma prática chinesa antiga que é usada há séculos para tratar uma grande variedade de sintomas e doenças.

A pesquisa extensiva realizada mundialmente mostrou que a acupuntura pode melhorar significativamente os sintomas de estresse.

A acupuntura é boa para o estresse? 

A partir da perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa (TCM), a acupuntura alivia o estresse ao promover o movimento de Qi no corpo.

De acordo com o TCM, a energia que geralmente flui tranquilamente em todo o corpo pode ficar presa ou espalhada devido ao estresse ou doença. Isso pode levar a:

  • tensão muscular
  • dores de cabeça
  • irritabilidade
  • inquietação
  • distractedness

Qi também pode se tornar deficiente.

De acordo com Ali Vander Baan, acupuncturista licenciado e fundador da Yintuition Wellness em Boston, melhorar o fluxo de Qi pode trazer alívio.

“Quando os acupontos são aplicados em áreas de estagnação ou ao longo dos canais de energia onde a energia não está fluindo adequadamente, ela pode melhorar o fluxo de Qi e resolver esses sintomas, resultando em relaxamento e alívio, sentindo a maneira como devemos quando nossos corpos estão recebendo o que eles precisam”, diz Vander Baan.

Isso pode ser porque a acupuntura pode liberar hormônios como endorfinas.

“De uma perspectiva fisiológica, a estimulação de acupontos promove a liberação de ‘hormônios felizes,’ como endorfinas e outros produtos químicos naturais que sinalizam para o corpo que ele é seguro, seguro, e pode relaxar e desligar sua resposta de estresse”, diz Vander Baan.

Os benefícios mentais e corporais

A Acupuntura foi mostrada para oferecer vários benefícios para a mente e para o corpo.

Dr. Shari Auth, DACM, co-fundador do estúdio de acupuntura do New York City WTHN, explica como isso funciona.

” Nós gastamos tanto do nosso tempo correndo para trabalhar ou levar as crianças para a escola, tudo o que utiliza nosso sistema nervoso de combate ou de fuga, ou sistema nervoso simpático. A acupuntura nos ajuda a relaxar e se deslocar para o nosso parassimpático, ou descanso-e-digerir, sistema nervoso “, diz Auth.

Como Vander Baan, Auth observa que esse processo aumenta os hormônios associados a um humor positivo.

“Este importante turno muda nossa neuroquímica, aumentando nossos hormônios ‘felizes’, como a serotonina e a epinefrina, e diminuindo nosso principal hormônio ‘stress’, cortisol”, diz Auth.

Além de aumentar a serotonina, uma revisão de 2016 tanto de estudos de animais quanto de humanos sugeriu que a acupuntura pode ajudar a tratar a depressão. Um estudo de caso de 2019 sobre uma pessoa diagnosticada com depressão sugeriu que a acupuntura pode até ser associada a decrescões em ideação suicida.

Auth diz que você provavelmente deixará sua próxima sessão de acupuntura se sentindo mais feliz e relaxada devido à liberação do ácido gama-aminobutírico (GABA), um aminoácido de relaxamento.

Junto com GABA, acupuntura pode também incentivar a liberação de:

  • serotonina
  • epinefrina
  • dopamina

Pesquisa avaliando o impacto da acupuntura no estresse tende a se concentrar em parâmetros objetivos específicos de estresse. Estes incluem:

  • pressão arterial
  • frequência cardíaca
  • níveis de cortisol

Estudos também enfatizam a experiência subjetiva do paciente, de acordo com Vander Baan.

“A Acupuntura tem sido mostrada em estudos para diminuir a ativação da resposta ao estresse e vários indicadores de estresse no corpo e melhorar a experiência do paciente com estresse e ansiedade”, diz ela.

Gabriel Sher é o acupunturista principal da ORA em Nova Iorque.

“A Acupuntura relaxa o sistema e atenua a repercussão do estresse criado por nosso cotidiano”, diz Sher. “A acupuntura é uma ferramenta essencial para o bem-estar físico e mental, e na ORA, criamos um ambiente seguro e pacífico onde você pode desestressar e reenergizar.”

Há bastante um pouco de pesquisa que aborda a eficácia da acupuntura sobre o estresse.

Um estudo mais antigo de 2002 minutos de pacientes com insuficiência cardíaca avançada descobriu que a acupuntura ajudou a diminuir o estresse.

O estudo demonstrou que a acupuntura pode ajudar a inibir a ativação do sistema nervoso simpático em pacientes com insuficiência cardíaca sob estresse. Em outras palavras, a acupuntura pode ajudar a prevenir a ativação da resposta do estresse.

Um ensaio clínico controlado randomizado publicado em 2017 testou os efeitos que a acupuntura tradicional teve quando comparada com a acupuntura de sham usada como controle.

Os participantes eram pessoas que estudavam ou trabalhavam em um grande campus universitário urbano. Aqueles em ambos o grupo de acupuntura tradicional e sham acupuntura mostraram uma diminuição inicial substancial de pontuações de estresse percebido dentro das primeiras semanas.

Às 12 semanas pós-tratamento, o grupo tradicional de acupuntura mostrou um efeito de tratamento significativamente maior do que o grupo de acupuntura de sham. O estudo também demonstrou que os efeitos podem persistir por pelo menos 3 meses após a conclusão do tratamento.

Em um estudo de 2018 de 75 mulheres com fibromialgia, a acupuntura real mostrou melhora por períodos mais longos de tempo do que a acupuntura de sham.

Pontos de acupuntura comuns para o estresse

Quando se trata de um tratamento de acupuntura para o estresse, não há uma abordagem de tamanho único-todos.

“Embora existam pontos que consistentemente melhoram o estresse, os tratamentos de acupuntura são sempre customizados para o paciente e sua constituição e sintomas particulares”, diz Vander Baan. “Como o estresse tem efeitos sistêmicos sobre o corpo, queremos tratar toda a pessoa e considerar onde estão os desequilíbrios para aquela pessoa em particular.”

Isso sendo dito, Vander Baan costuma usar acupontos específicos para o estresse em seus pacientes. Estes incluem:

  • PC6 (Pericardium 6) no pulso interno
  • HT7 (Coração 7) no pulso interno
  • yin tang entre as sobrancelhas
  • pontos de ouvido, que são conhecidos por regular o sistema nervoso

Em sua prática, Sher usa DU-20 na coroa da cabeça, para tratar o estresse nas pessoas em que ele realiza acupuntura em.

“DU-20 limpa a mente para ajudá-lo a se sentir focado e presente, e também ajuda a aliviar a depressão e a tristeza”, diz.

Como Vander Baan, Sher também usa o ponto yin tang para tratar o estresse.

“Yin tang acalma o espírito e tira a borda da inquietação emocional e da ansiedade-ela também promove relaxamento profundo e trata insônia”, diz Sher.

Ren-17, localizado no meio do peito, é outro ponto que Sher usa para atingir o estresse em sua prática de acupuntura.

“É especialmente [útil] para aqueles que tendem a sentir os efeitos do estresse ou ansiedade em seu peito, como falta de ar, aperto ou palpitações”, diz Sher. “Ren-17 relaxa e abre o peito e libera o diafragma.”

Com que frequência você deve obter acupuntura para o estresse?

Dependendo de seus objetivos pessoais e quanto tempo você tem lidado com uma condição particular, você pode esperar se sentir um pouco melhor com cada tratamento.

“Uma diretriz geral: Se você é novinha para acupuntura, recomendamos vir uma vez por semana para o primeiro mês para que as defesas de cura natural do seu corpo possam chutar totalmente e você vai sentir que os efeitos começam a se construir”, diz Auth. “Nesse ponto, seu acupuncturista pode reavaliar seu plano de tratamento.”

Pode acupuntura ajuda com ganho de peso associado ao estresse?

De acordo com uma revisão de 2018, estudos mostram que a acupuntura pode ser eficaz no tratamento de pessoas com obesidade, possivelmente devido à regulação neuroendócrina.

“Quando o corpo está sob tensão, ele libera hormônios do estresse que causam ganho de peso, uma resposta evolutiva para a sobrevivência”, diz Vander Baan. “Tradicionalmente, a resposta ao estresse foi um sinal para o corpo se preparar para o combate-voo e estimulou a ativação do modo de sobrevivência.”

Hoje uma resposta de estresse superativa faz com que o corpo armazene cronicamente o excesso de peso. Por desregulando o sistema nervoso simpático, a acupuntura pode ajudar a prevenir e reverter os efeitos da resposta do estresse sobre o armazenamento de gordura.

A acupuntura pode também promover a digestão e o metabolismo.

“Na medicina chinesa, o sistema hepático é responsável pelo processamento do estresse, e quando ele se torna sobrecarregado, tende a exagerar no sistema de baço”, diz Vander Baan. “Tratamento inclui aliviar o estresse que sobrecarregam o fígado enquanto sustenta o sistema digestivo que foi taxado pelo fígado.”

Pontos de acupuntura para ganho de peso

Para atingir o ganho de peso associado ao estresse, Sher usa uma combinação de pontos que focam no estresse, bem como pontos que aceleram a digestão. Estes incluem:

  • os pontos “Quatro Portas”
  • Ren-12
  • Estômago-25
  • Ren-6

Esses pontos “são usados para tratar distúrbios digestivos, fortalecidos o sistema digestivo e regulando a função do baço, estômago e intestinos”, diz Sher.

Com que frequência você deve obter acupuntura para ganho de peso associado ao estresse?

Sher recomenda tratamentos duas vezes por semana para equilibrar o corpo e garantir que o sistema digestivo esteja funcionando em um nível ideal.

“Para alcançar a sua melhor saúde preventivamente com acupuntura, enfatizamos a importância de criar um hábito de cura e rotina-e recomendamos um mínimo de uma sessão de acupressão por mês para idealmente uma sessão de acupuntura por semana, com a realidade muitas vezes caindo em algum lugar entre”, diz Auth.

Takeaway

Quando se trata da pesquisa, há consenso de que a acupuntura pode reduzir os sintomas associados ao estresse.

Isso faz isso em parte alternando o sistema nervoso simpático e ativando o sistema nervoso parassimpático calmante.

Se você acredita que seu ganho de peso tenha sido causado pelo estresse, a acupuntura pode ser benéfica para você. A frequência de suas sessões de acupuntura vai depender de suas necessidades e objetivos.

Fale com o seu provedor de saúde para criar um plano que funcione para você.

Daley Quinn é um jornalista de beleza e wellness e estrategista de conteúdo que vive em Boston. Ela é uma ex-editora de beleza em uma revista nacional, e seu trabalho apareceu em sites incluindo Allure, Well + Good, Byrdie, Fashionista, The Cut, WWD, Women’s Health Mag, HelloGiggles, Shape, Elite Daily e muito mais. Você pode ver mais do trabalho dela em seu site.