A dieta da mãe durante a amamentação deve ser equilibrada e variada dieta, é importante comer frutas frescas, cereais integrais, legumes, verduras e legumes, evitando o consumo de alimentos processados com alto teor de gordura, eles não têm valor nutritivo, nem para a mãe nem para o bebê.

Durante a amamentação, a mãe, perder de 1 a 2 kg por mês, de forma lenta e gradual, devido à quantidade de energia utilizada para produzir o leite que vem da gordura acumulada durante a gravidez. São obrigados a 800 calorias para produzir 1 litro de leite, dos quais 500 calorias da dieta e 300 calorias de gordura reservas formadas durante a gravidez.

Alimentação da mãe durante a amamentação

O que comer durante a amamentação

As mulheres durante a amamentação precisam de maiores quantidades de energia e proteína, que devem ser obtidos através de uma dieta equilibrada que inclua todos os grupos alimentares. Além disso, é importante estar ciente da quantidade de produtos lácteos consumidos, para o qual é suficiente para atender as necessidades de cálcio nesta fase. Algumas das dicas para facilitar a alimentação da mãe são:

  • Comer pelo menos 5 porções de frutas e verduras diariamente;
  • Consumir uma proteína, como frango, turquia, ou o ovo bem cozida;
  • Os peixes devem ser alimentados 2 a 3 vezes por semana, você deve dar preferência a peixes com uma pequena quantidade de mercúrio, como a sardinha, atum, truta e salmão;
  • De preferência, a ingestão de carboidratos deve ser grãos integrais, aumentar o consumo de fibras, que pode ser arroz, massas, cereais, torradas, pães, e cereais;
  • Comer 2 a 3 porções de leite, 1 xícara de leite desnatado ou semi-desnatado, 1 fatia de queijo e 1 de iogurte, por exemplo.

Durante a fase de amamentação, é importante que a mãe de beber muitos líquidos para ajudar na produção de leite é cerca de 3 a 4 litros por dia. Este montante inclui a água em frutas frescas, sopas e sucos, por esta razão, também é necessário beber cerca de 2 litros de líquidos, como água ou chá sem açúcar, por dia. Você tem uma garrafa de 2 litros por perto e é uma boa opção para você manter o controle da quantidade de água que você bebe durante o dia.

Como prevenir a cólica no bebê durante a amamentação

Se o seu bebê tem cólica, a mãe é capaz de fazer alterações em sua dieta, no entanto este irá variar de bebê para outro, e a mulher para estar ciente, no caso de o bebê mostrar, muitas seguinte a ingestão de um alimento, e deve ser removido de sua dieta.

Alguns dos alimentos que estão associados com o colic nos bebês e chocolate, e alimentos que causam gases, tais como:

  • Feijão sem casca;
  • Ervilhas;
  • Grelos de couve;
  • Brócolis;
  • Repolho, couve-flor;
  • Repolho;
  • Com batata-doce.

Em alguns casos, ao leite de vaca também pode causar cólicas no bebê, pode ser necessário para que o pai a tomar leite sem lactose, ou até mesmo sendo necessário para retirar o leite de vaca da dieta, que pode também ser substituído por leites vegetais, como o leite de coco, as amêndoas, ou o arroz. No entanto, no caso em que ele não é a causa da cólica no bebê, a mãe precisa comer a recomendação diária para os produtos lácteos.

Além disso, alguns chás de ervas, tais como Ginseng, Kava Kava, e Carqueja, também pode causar cólicas no bebê, e é, portanto, contraindicados. Confira outros exemplos de chás de ervas que você não pode tomar durante a amamentação.

Aqui estão algumas outras dicas para evitar a cólica em bebê assistindo o vídeo abaixo:

O que você pode fazer para prevenir a cólica em bebê

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O que não comer durante a amamentação

Os alimentos que devem ser evitados por amamentar são alimentos, tais como alimentos fritos, enchidos, queijo amarelo, refrigerantes, bolos e biscoitos, porque eles têm grandes quantidades de gordura e açúcar.

Em famílias com história de reação alérgica, foi considerado benéfico para a mãe a levar a sua dieta de alimentos potencialmente alergênicos, como ovos e amendoim, por exemplo. Por outro lado, isso não é uma regra, isso varia de pessoa para pessoa, por isso é importante consultar o pediatra ou um nutricionista.

Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas é proibida, como é o álcool, ele pode ser eliminado através do leite materno e passar para o bebê. Aqui estão mais detalhes sobre o que não comer durante a amamentação.

As mulheres podem beber café durante a amamentação?

A cafeína é um estimulante para o sistema nervoso e o bebê não seria capaz de metabolizar essa substância, no entanto, alguns estudos têm mostrado que o consumo de 300 miligramas de cafeína por dia não causa qualquer alteração no bebê, ou a mulher, ele pode levar até 2 a 3 xícaras de café por dia.

Um exemplo de um menu de 3 dias

Na tabela a seguir é um exemplo de uma dieta equilibrada e variada, o que pode ser feito durante a amamentação:

RefeiçõesDia 1Dia 2Dia 3Café da manhã2 fatias de pão integral com queijo branco + 1 pêraOmelete de espinafre + 1 copo (250 ml) de suco de laranja2 fatias de pão integral com queijo branco + 1 copo (250 ml) de suco de melanciaLanche da manhãe 240 ml de iogurte com 1/2 xícara de grãos em pedaços1 copo (200 ml) de suco de mamão, + 4 bolachinhas salgadas integral1 a banana média umAlmoço/ Jantarpara 140 gramas de salmão grelhado + 1 copo de arroz integral + 1 xícara de feijão verde ou feijão verde, com cenoura cozida + 1 colher de chá de azeite de oliva + 1 tangerina100 gramas de frango, o pimentão, cebola + 1/2 xícara de arroz integral + 1/2 xícara de lentilhas + salada + 1 colher de sopa de azeite + 1 maçã100 gr da turquia mama + 2 batatas médias + salada + 1 colher de sopa de azeite + 1 fatia de melãoLanche da tarde1 maçã média1/2 xícaras de cereais + 240 ml de leite desnatado1 uma fatia de pão de centeio + 1 fatia de queijo + 2 fatias de abacate

Outras opções para os lanches que você consome frutas frescas, pães, cereais, queijo e legumes, iogurte (200 mL), e o creme de ervilhas com os paus, legumes, cereais com leite ou 1 copo de suco, biscoito, Maria.

É importante estar ciente de todos os sinais apresentados pelo bebê, o que indica dor, e é recomendado para fazer alterações em sua dieta. Além disso, por mais importante que seja, se é para ser marcada para qualquer sinal de alergia ou cólica no bebê, devido ao consumo do leite da mãe, recomenda-se para mudar para o leite vegetal, e consulte um nutricionista para ajudar a melhorar a quantidade e do tipo de produtos lácteos consumidos.