A falta de cálcio no organismo, também conhecido como hipocalcemia, geralmente, não causa qualquer sintoma em seus estágios iniciais. No entanto, como a condição piora, eles podem começar a encontrar vários sinais e sintomas tais como o enfraquecimento dos ossos, problemas nos dentes, ou coração palpitações. Além disso, a falta de cálcio, eles também podem começar a surgir doenças como a osteopenia, osteoporose, ou raquitismo, por exemplo).

O cálcio é um mineral essencial para o bom funcionamento do organismo, especialmente para o funcionamento do sistema nervoso e a saúde dos ossos, e está presente em muitos alimentos, como o iogurte, leite, queijo, espinafre, tofu e brócolis devem ser consumidos todos os dias para manter um suprimento adequado de cálcio no organismo.

Os sintomas de falta de cálcio

Os sintomas relacionados à deficiência deste nutriente no organismo, são eles:

  • Falta de memória;
  • Confusão;
  • Espasmos musculares;
  • Cãibras musculares;
  • Formigamento nas mãos, pés e face.
  • A depressão;
  • Alucinações;
  • A fraqueza dos ossos;
  • Irritabilidade, nervosismo e ansiedade;
  • Um aumento na pressão arterial;
  • Problemas comuns e perguntas sobre os dentes.

O diagnóstico de uma falta de cálcio no organismo é através de um exame de sangue, o método convencional, no entanto, a fim de descobrir se seus ossos estão fracos, é necessário a realização de um exame chamado densitometria óssea. Eis aqui como é feito na densitometria óssea.

As principais causas da falta de cálcio

As principais razões para a falta de cálcio no organismo, é diminuir a ingestão de alimentos ricos neste mineral e alterações hormonais, e hipoparatireoidismo. No entanto, em algumas situações, que afetam a absorção de nutrientes pode estar na deficiência de cálcio, como na pancreatite, e algumas síndromes genéticas.

Além disso, a falta de vitamina D também podem causar a deficiência de cálcio, como esta vitamina é essencial para a absorção do cálcio no intestino. Alguns tipos de medicamentos, como amilorida, por exemplo, que é um diurético, usado em casos de pressão arterial elevada, também pode ser uma falta de cálcio como um efeito colateral.

Como aumentar a absorção de cálcio

Para aumentar a absorção de cálcio no intestino e utilizada pelo corpo, além de aumentar o consumo de alimentos ricos neste nutriente, deve-se também aumentar a ingestão de vitamina D, que está presente em alimentos como peixes, leite e ovos. Aqui estão alguns exemplos de alimentos que são ricos em cálcio e alimentos ricos em vitamina D é.

Além disso, para aumentar o nível de vitamina D no corpo, também é recomendado para aumentar o tempo de exposição ao sol da pele ao sol sem qualquer proteção contra o sol. No entanto, é o melhor lugar para fazer uma de 15 minutos por dia, a fim de evitar complicações graves, como o câncer de pele.

A prática regular de atividade física também aumenta a absorção e fixação de cálcio nos ossos, e é importante também cuidar de alguns dos medicamentos que você pode tomar para diminuir a absorção de cálcio, tais como antibióticos (fluoroquinolonas e tetraciclinas), diuréticos (hidroclorotiazida e furosemida), e os antiácidos que contêm alumínio.

Em caso de demonstrada a deficiência de cálcio na dieta, e o cuidado com o anterior não forem suficientes, o seu médico pode receitar o uso de suplementos em cápsula, carbonato de cálcio, fosfato de cálcio ou citrato de cálcio. Saiba mais sobre os suplementos de cálcio.