A Psicologia Positiva Pode Ajudar com o Managing RA?

A Psicologia Positiva Pode Ajudar com o Managing RA?

18 de junho de 2021 Off Por Corpo e Boa Forma

Praticar psicologia positiva (PP) pode ser útil se você tiver artrite reumatoide (RA). Focaliza-se em como você pode viver ao seu máximo ao abraçar suas forças pessoais e focando em conceitos como gratidão, otimismo e propósito.

Pesquisadores têm ligado praticando esses e outros temas do PP para melhorar o bem-estar mental entre as pessoas com RA e outras condições crônicas. Pode até reduzir sintomas como dor e fadiga ou ajudá-lo a gerenciá-los melhor.

Você pode se conectar com um profissional de saúde mental que pode ajudá-lo a introduzir PP em sua vida, ou você pode usar outros recursos para guiar sua jornada.

PP é um tipo relativamente novo de teoria da saúde mental que se desenvolveu na década de 2000s. Ele mede o bem-estar mental através de conceitos como otimismo, esperança e propósito. Ele liga os aspectos positivos da vida de um indivíduo à sua capacidade de prosperar.

PP liga o seguinte com bem-estar:

  • abraçando os pontos fortes pessoais
  • expressando gratidão
  • encontrar propósito em sua vida
  • estabelecer e atingir objetivos
  • fomentar relacionamentos sociais próximos
  • ter compaixão
  • desenvolver resiliência (recuperando-se rapidamente de situações duras)
  • engajando-se em atividades significativas
  • vivendo no momento
  • praticando altruísmo (preocupação altruísta para outros)

Estes práticas podem ser feitas em conjunto com outras intervenções de saúde mental lideradas por um psicoterapeuta, como a terapia cognitivo-comportamental (CBT).

Ou você pode querer praticá-los por conta própria. Por exemplo, você poderia manter um diário de gratidão onde listar uma coisa que você é grato por todos os dias.

A psicoterapia positiva é um método que um terapeuta pode usar com você para praticar PP. Algumas das técnicas neste método incluem:

  • listando seus pontos fortes pessoais
  • focando em algumas coisas positivas todos os dias
  • expressando gratidão aos outros

Outra prática do PP está refrutando pensamentos negativos em positivos, ou encontrando equilíbrio no negativo e positivo. Se você tem RA, você pode fazer isso por:

  • falando positivamente para si mesmo
  • reenquadrando seu mindset para se concentrar no que você pode fazer versus o que você não pode fazer
  • celebrando tarefas ou desafios concluídos que você superou

Aqueles com RA podem se beneficiar do PP por muitas razões. PP pode contrariar sintomas da RA como depressão, ansiedade, dor e cansaço. Ele também pode ajudá-lo a se ater ao seu plano de gerenciamento de RA para que você se sinta mais saudável no geral.

Vários estudos mostram os benefícios do PP entre as pessoas que experimentam dor crônica e, mais especificamente, RA.

Saúde mental, RA e PP

RA aumenta o risco de experimentar depressão e ansiedade, de acordo com.

Depressão afeta suas perspectivas sobre a vida. Entre outros sintomas, você pode:

  • sentir-se triste ou sem esperança
  • perder o interesse em partes de sua vida
  • ganhar ou perder peso
  • dormir mais ou menos do que é recomendado
  • experimentar uma falta de energia

Ansiedade pode se manifestar como estresse. Você poderia se sentir tenso, preocupado, ou irritável.

Essas condições de saúde mental podem piorar ou desencadear outros sintomas da RA.

O mesmo estudo de 2017 descobriu que o estresse e o humor são fatores independentes para a recaída dos sintomas da RA. Pode resultar em mais inflamações, dor, rigidez e fadiga.

Um e um, ambos a partir de 2018, sugerem que PP pode ser capaz de ajudar a melhorar os sintomas de depressão e ansiedade, especialmente quando combinado com outras técnicas de psicoterapia como a CBT.

As condições de saúde crônicas e PP

As intervenções do PP podem aumentar o bem-estar e reduzir a angústia em pessoas com condições de saúde diagnosticadas, de acordo com.

E um concluiu que pessoas com condições de saúde crônicas que têm maior otimismo e esperança se envolvem em comportamentos que melhor suportam a sua saúde.

Essas mentalidades podem ser fomentadas com PP.

Por sua vez, os comportamentos de apoio à saúde podem ajudar a gerenciar uma condição crônica como RA. Gerenciar RA envolve:

  • aderir aos planos de medicação
  • ver seu médico regularmente
  • engajando-se em hábitos de vida saudáveis

A dor e o PP

A olhada nas conexões entre a dor crônica, a auto-eficácia e as intervenções para aumentar o bem-estar. Concluiu que PP e CBT podem ajudar as pessoas a gerenciar melhor a dor crônica.

PP, em combinação com terapias como CBT e medicação, pode ajudar alguém a experimentar a dor crônica prosperar, conclui de profissionais de saúde mental.

As intervenções do PP podem promover um indivíduo’s:

  • fortes
  • vida social
  • senso geral de propósito

Fatigue e PP

Práticas de apoio social e PP voltadas à esperança, otimismo e resiliência poderiam ajudar a reduzir a fadiga em pessoas com RA, concluiu a. Essas qualidades parecem ajudar a abordar os sintomas como fadiga.

Medindo o bem-estar em pacientes de RA

Um descobriu que uma medida chamada de escala de vitalidade subjetiva estimou efetivamente o bem-estar das pessoas com RA. Médicos e outros profissionais médicos podem usar essa escala para avaliar como alguém com RA está se fazendo emocionalmente.

Usar uma escala como esta poderia encorajar os médicos a destacar as práticas do PP com seus pacientes para melhorar seu bem-estar.

As pessoas que estão experimentando sintomas de ansiedade ou depressão devem entrar em contato com um profissional de saúde mental, que pode avaliar sintomas e diagnosticar e tratar essas condições.

PP pode soar como uma prática de boas-vindas se você tiver RA, mas você pode precisar de ajuda profissional para guiá-lo para este modo de pensar. Converse com seu médico sobre o seu interesse em PP. Eles podem ser capazes de recomendar profissionais de saúde mental que focam nessa teoria.

Ou, você pode encontrar recursos sobre PP que sugerem maneiras de implementá-lo em sua vida. Aqui estão alguns recursos para você começar:

  • Universidade de New Hampshire,
  • University of Pennsylvania Positive Psychology Center,
  • University of California at Berkeley,
  • University of Illinois,

Certifique-se de também ficar em cima dos seus sintomas da RA assim como você pode, a fim de evitar dor e desconforto desnecessários. Isso pode ajudar a manter sua saúde mental nos trilhos.

Você pode fazer isso por:

  • reunião com seu médico regularmente
  • tomando medicamentos prescritos
  • exercitando-se como você é capaz
  • comer uma dieta balanceada e cheia de nutrientes
  • obter o sono suficiente

Manter-se com todos os aspectos do seu plano de gerenciamento de RA tornará mais fácil adotar novas estratégias de enfrentamento, como as baseadas em PP, e melhorar seu bem-estar.

PP foca em conceitos como gratidão, otimismo e propósito.

Se você tem RA, pode melhorar o seu bem-estar mental e ajudá-lo a viver ao seu máximo. Pode até ajudá-lo a gerenciar melhor os sintomas como dor e cansaço.

Para aprender táticas do PP, você pode trabalhar com um profissional de saúde mental ou ler sobre as técnicas a partir de fontes confiáveis em livros e online.