Como a Saúde Makeover Mudou Minha Experiência Diária Ankyperdendo Espondylitis

Como a Saúde Makeover Mudou Minha Experiência Diária Ankyperdendo Espondylitis

8 de julho de 2021 Off Por Corpo e Boa Forma

Ankylosing spondylitis patient advocate Steff Di Pardo in front of stylized illustration of leaves and light pink background

Ankyperdendo spondylitis paciente advogado Steff Di Pardo na frente de estilizado ilustração de folhas e luz rosa claro

Photography cortesia de Steff Di Pardo; Design by Alyssa Kiefer

Meu nome é Steff Di Pardo. Sou um autor de 25 anos e defendo com a ankyperdendo spondylitis (AS), vivendo apenas fora de Toronto, no Canadá.

Em maio de 2021, fiz parceria com o Healthline para um Health Makeover de 1 meses. Eles me conectaram com especialistas em movimento, sono e estresse para me ajudar a construir hábitos saudáveis em torno da minha doença.

Eu escolhi me concentrar nessas partes da minha vida porque eles eram o que eu precisava de ajuda todos os dias.

Ao longo da pandemia de COVID-19, eu, como muitos outros, perdi de vista alguns dos meus objetivos e rotinas.

Uma grande frustração minha com ser cronicamente doente é a perda de controle. Eu nem sempre posso fazer as coisas que eu quero fazer, quando eu quero fazê-las. Eu também não posso fazer muitas coisas que eu costumava ser capaz de fazer antes de ser diagnosticada com AS, mas nada disso está no meu controle.

Para este Health Makeover, senti que se eu construasse alguma rotina e hábitos saudáveis na minha vida, eu obteria essa sensação de controle de volta e me sentirei melhor geral.

Meus objetivos ao iniciar este projeto de monthlong foram:

  • construir rotina na minha vida
  • ter uma mente mais clara
  • ter uma mente mais clara
  • voltar em forma mental e física
  • aprenda a trabalhar fora com fadiga crônica
  • ganhar minha motivação de volta

Eu conheci com o Dr. Marney White, especialista em sono e estresse, primeiro. Dr. White é psicólogo clínico e professor de saúde pública e psiquiatria na Faculdade de Medicina de Yale.

Ela me perguntou sobre meus antecedentes e, com base em minhas experiências e necessidades, me deu muitas dicas sobre como melhorar meus níveis de sono e estresse em casa.

Algumas de suas dicas incluidas:

  • Remover quaisquer animais de estimação do quarto enquanto dormem, já que animais de estimação podem causar distúrbios do sono.
  • Fique desligado de aparelhos com telas dentro de 2 horas de hora de dormir.
  • Use óculos de bloqueio de luz azul nas noites enquanto nas telas.
  • Mantenha os tempos de hora de dormir e de despertar.
  • Guarde cama só para dormir-nada de trabalhar ou rolar nas redes sociais.
  • Um dos meus desafios iniciais foi manter meu gato, Cora, fora do quarto à noite. A Cora se tornou uma enorme fonte de conforto para mim enquanto treinava com AS e o pensamento de não deixá-la dormir comigo era muito ansiedade-induz.

    Salvar a minha cama para dormir também era uma preocupação inicial minha. Vivo com fadiga crônica bem severa como resultado do meu AS, então passo muito do meu tempo na cama a maioria dos dias. Esse tempo não é necessariamente gasto dormindo, mas apenas descansando. Sentar em cadeiras de escritório e até mesmo em sofás pode me causar dor.

    A melhor parte sobre ser dado um monte de opções, porém, foi que eu poderia tentar aquelas que me sentiam bem para mim.

    Depois do nosso encontro, eu estava animada para construir alguma rotina de volta à minha vida e me concentrar mais nas coisas que me fizeram feliz e sorrir todos os dias.

    Com o estresse do mundo ultimamente, sinto que muitos de nós precisamos lembrar das pequenas coisas que nos fazem felizes e tentar fazê-las o mais frequentemente possível.

    Self suprimentos incluindo diário, óculos de bloqueio de luz azul e máscara de sono na frente de ilustração estilizada de folhas e rosa claro background

    Fotografia cortesia de Steff Di Pardo; Design por Alyssa Kiefer

    Em seguida, encontrei com Julia Juhas, uma instrutora de yoga e meu profissional de movimento para a Makeover da Saúde. A Juhas também mora com AS, o que foi muito reconfortante para mim ouvir.

    Algumas de suas dicas incluidas:

    • Escreva uma afirmação em uma nota adesiva todas as noites e cole-a a um copo de água ao lado da sua cama. Todas as manhãs, leia a afirmação a si mesmo e beba o copo de água. Ela chamou isso de “regar a semente”.
    • Entre no seu tapete de exercícios todas as manhãs e pratique alguma forma de movimento como uma maneira saudável de começar o dia.
    • Foco em pequenos movimentos que se sentem bem, especialmente se você estiver se sentindo duro.

    Como aprendi mais com o Juhas, eu estava tão animada para ter minha rotina matinal de volta, ter mais tempo para se auto refletir durante meus dias, e construir minha stamina de volta. Com cansaço crônico, não é muitas vezes que eu realmente sinto vontade de estar ativo.

    Eu me esforço muito com ser gentil comigo mesma quando eu ou estou com muita dor ou muito cansada para praticar yoga, então eu decidi focar muitos meus diários nas noites em auto-reflexão e amor próprio.

    Eu decidi fazer um checklist noturno com algumas das dicas que o Dr. White e Juhas me deram, então eu pude me certificar de estar acompanhavando-as.

    Os meus consultores especialistas e eu também falei sobre o estresse e surgiu com uma lista de atividades de autoatendimento para focar diariamente e semanalmente.

    As primeiras 2 semanas de minha Saúde A makeover foi a mais difícil. Eu tive que começar do zero e trabalhar o meu caminho até novos hábitos saudáveis.

    As manhãs estavam cheias de cansaço e rigidez, e nas noites era difícil desligar o meu computador e realmente chegar na cama no momento que eu montei para mim.

    No entanto, os checklists me ajudaram muito durante as primeiras 2 semanas-e ainda sim!

    Eu sempre os mantive visíveis, caso contrário, eu teria esquecido completamente deles. Eu também mantive meus diários de fora na minha mesa de cabeceira, junto com uma caneta e notas adesivas para minhas afirmações.

    Por volta da marca de 3 semanas, os hábitos realmente começaram a grudar. Ao refletir, percebi que guardei muitos dos hábitos que o Dr. White e o Juhas me ensinaram durante o projeto Saúde Makeover!

    Me sinto muito mais motivado a me moviar, mesmo quando estou fatigado. Eu me prendi a uma boa rotina de sono e tenho conseguido dormir por volta das 10 às 11 horas mais noites.

    Eu também me sinto muito mais leve mentalmente e mais produtivo, mesmo nos dias em que não posso fazer muita coisa. Nesses dias difíceis, o checklist de atividade de autoatendimento me ajuda a sentir como se ainda estivesse realizando algo, o que eu estou-cuidando de si mesmo é produtivo.

    O Healthline também me enviou um pacote de cuidados, incluindo uma máquina de ruído branco, um bloco de ioga e correia, e um Fitbit para me ajudar a acompanhar meu movimento e dormir! Todos esses recursos realmente me ajudaram a construir e grudar nos meus novos hábitos.

    Minha jornaleira tem sido cheia de prompts de amor próprio, meu corpo ganha mais movimento todos os dias, e meu sono tem sido mais repousante ultimamente. Sem contar que meus níveis de estresse foram mais controlados durante a Makeover da Saúde do que eles foram durante todo o ano anterior.

    Fotografia cortesia de Steff Di Pardo; Design by Alyssa Kiefer

    A Makeover da Saúde tem sido tudo o que eu precisava e mais. Eu estava preso em uma rut sem fim de ficar acordado muito tarde, dormindo dentro, e ficando no mesmo lugar fisicamente e mentalmente.

    Agora eu durmo melhor, acordo mais cedo, eu me movo mais, e sou capaz de encontrar mais alegria nos meus dias.

    Eu vou me ater aos hábitos que eu formei durante este mês passado-e isso não significa que eu tenho que parar por aí. Eu sempre gosto de começar pequeno com o que faço e somo em desafios maiores depois. Quem sabe quais hábitos saudáveis eu formarei a seguir!

    Steff Di Pardo é um escritor freelancer living só fora de Toronto, Canadá. Ela é uma defensora dos que vivem com doenças crônicas e mentais. Ela ama ioga, gatos, e relaxa com um bom programa de TV. Ela compartilha informações sobre suas experiências de SP sobre ela e.