Como Reconhecer e Heal do PTSD de Relacionamento

Como Reconhecer e Heal do PTSD de Relacionamento

1 de maio de 2021 Off Por Corpo e Boa Forma

person looking down at their cup of coffee in front of their laptop

pessoa olhando para baixo em sua xícara de café em frente ao seu laptop

Hinterhaus Productions / Getty Images

As relações abarivas podem causar muitos danos à sua saúde emocional e bem-estar mental.

Pode se sentir doloroso e profundamente angustiante-dizer o mínimo absoluto-quando alguém você ama e confia:

  • começa a criticá-lo ou
  • tentar ou manipulá-lo para fazer o que eles querem
  • torna-se ou abusivo sexualmente

Esses comportamentos não te ferem apenas no momento. Eles podem destruir sua sensação de segurança, diminuir a autoconfiança e o auto-vale, e dificultam a confiança de qualquer outra pessoa.

Uma vez que você, os entes queridos podem tentar oferecer encorajamento lembrando que uma vez que você se cura, você vai encontrar alguém melhor, alguém gentil e seguro e carinhando.

Ainda apesar de suas garantias, você pode se sentir incapaz de escapar de lembretes da relação que permanece sempre presente em seus pensamentos. Há uma boa razão para isso: Trauma não é algo que você possa facilmente sacudir e se afastar.

Eis o que saber sobre o estresse pós-traumático baseado em relacionamento, ou síndrome do relacionamento pós-traumático.

Você provavelmente sabe que é possível desenvolver sintomas prolongados de medo e angústia depois de um. Quando flashbacks, evasão, e outros sintomas persistem após o fim do trauma, profissionais de saúde mental podem diagnosticar.

Uma relação abusiva é trauma de um tipo diferente. Deixar o relacionamento pode colocar uma parada para o abuso repetido, físico ou sexual, mas pode não necessariamente liberá-lo de seus efeitos.

Em um esforço para reconhecer melhor e abordar este tipo específico de trauma, especialistas introduziram o conceito de síndrome do relacionamento pós-traumático (PTRS).

As pessoas que experimentam um relacionamento físico, sexual ou em um relacionamento íntimo podem ter uma resposta muito diferente de trauma do que pessoas que experimentam outros eventos traumáticos.

Em vez de bloquear fora e evitar suas lembranças do abuso ou entorpece-las a elas, você pode continuar revisando-as, experimentando-as novamente e novamente.

A dor desta retraumatização pode se colocar no modo de curar, avançar e, eventualmente, construir cofre, com futuros parceiros.

O estresse traumático após um relacionamento abusivo pode parecer um pouco diferente de TEPT típico de TEPT.

Um diagnóstico de TEPT requer sintomas em:

  • re-experiência
  • evitação
  • excitação e reatividade
  • cognição e humor

As pessoas que vivem com TEPT frequentemente deslocam-se entre dois estados diferentes. Flashbacks, memórias e trazer o trauma em sua consciência consciente, retornando-o a um estado de crise. Em resposta, você começa a evitar tudo a ver com o evento traumático, geralmente a fim de evitar o acionamento dessas memórias.

PTRS a mesma evasão que caracteriza o TEPT.

Com PTRS, você pode encontrar-se incapaz de evitar lembranças ou lembretes da relação traumática, e você permanece plenamente consciente do que aconteceu. Como você não pode entorpece-se ao sofrimento, você pode lidar ao tentar gerenciar sua resposta emocional em vez disso.

Talvez você fale ou diário sobre o que aconteceu. Ou, você tenta reproduzir e reenquadrar a situação, mas seus esforços deixam você duvidando de si mesmo. Você pode até tentar navegar (e substituir essas memórias dolorosas) procurando um novo parceiro logo de cara.

Essas estratégias de enfrentação focadas em emoção são ótimas maneiras de lidar com alguns tipos de angústia, mas nem sempre promovem a cura no rescaldo imediato de abusos.

Eles podem, em vez disso, manter o trauma esmagadoramente fresco em seus pensamentos, tornando ainda mais difícil encontrar alívio.

PTRS difere do TEPT em algumas outras maneiras principais:

  • Um diagnóstico de TEPT envolve vivenciar ou testemunhar uma ameaça de dano físico, incluindo lesão ou morte. Você pode experimentar PTRS sem nunca enfrentar danos físicos.
  • Os critérios diagnósticos do PTSD não listam nenhum sintoma específico para pessoas que experimentam traumas de relacionamento, enquanto sintomas do centro de PTRS em torno do trauma de relacionamento e seus efeitos a longo prazo.
  • Os sintomas principais do PTRS incluem raiva, horror e medo em direção ao parceiro abusivo. Com o TEPT, você pode experimentar raiva ou raiva, mas este não é um sintoma fundamental para todos.

Embora muitos especialistas considerem a PTRS uma resposta muito real ao trauma do abuso, a condição ainda não foi reconhecida como um diagnóstico formal de saúde mental na nova edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

Pesquisadores não chegaram a um consenso completo sobre os sintomas e critérios diagnósticos de PTRS, mas especialistas geralmente concordam que ele inclui:

  • uma resposta inicial de terror, horror e raiva em direção ao parceiro abusivo
  • sintomas intrusivos, excitados e relacionais que começaram após o abuso

Sintomas Intrusive

Qualquer coisa que te leve à re-experiência o trauma pode cair na categoria de sintomas intrusivos.

Este pode incluir:

  • flashbacks, ou feeling como se você está experimentando o abuso no momento presente
  • pensamentos intrusivos ou
  • medo e outros angústia emocional ao lembrar do abuso
  • de ansiedade, como um coração batendo, tremendo ou suando palmas, ao lembrar do abuso

Você pode experimentar esses sintomas quando você vê ou faz qualquer coisa que te lembre do relacionamento-indo em algum lugar você frequentemente foi junto, ouvir uma frase ou apelido que eles costumam usar para você, ou até mesmo iniciar um novo relacionamento.

Sintomas Arousal

Reatividade ou sintomas excitados decorrem da resposta do medo do seu corpo.

Com estresse traumático, seu corpo permanece em uma constante quase constante para deixá-lo melhor preparado para responder à ameaça de abuso.

Os hormônios envolvidos podem:

  • contribuir para e outros problemas de sono
  • deixar você na borda e lutar para se concentrar
  • levar à inquietação, irritabilidade e raiva
  • desencadear sentimentos de ou

Permanecer vigilante para qualquer possível ameaça pode deixá-lo constantemente em borda, incapaz de relaxar ou se sentir seguro. Isso pode dificultá-lo a manter rotinas saudáveis, como comer refeições balanceadas ou.

Sintomas Relacionais

Embora os sintomas do TEPT possam eventualmente começar a criar estresse em seus relacionamentos com outros, certos sintomas da PTRS se relacionam diretamente com seus relacionamentos interpessoais.

Após experimentar trauma ou abuso de relacionamento, você pode:

  • acreditar que você não merece um relacionamento saudável
  • sinta-se inconscientemente atraído para uma dinâmica não saudável e acabe em outro relacionamento abusivo
  • tenha um tempo difícil confiando em entes queridos e novos parceiros românticos
  • sinta-se ansioso e inseguro em novos relacionamentos
  • creia-se amado as culpam você pelo que aconteceu
  • falta de entes queridos que não sabem ou entendem o que aconteceu
  • se isolam em resposta a sentimentos de ou auto-culpa
  • perdem o interesse em sexo ou se sentem incapazes de fazer sexo

Pesquisa especificamente focando em PTRS permanece nos estágios iniciais, por isso, os especialistas ainda não delinearam nenhum tipo ou subtipos distintos.

Tenha em mente, porém, que as pessoas experimentam e responderem a traumas de maneiras diferentes. Duas pessoas com PTRS podem não ter necessariamente os mesmos sintomas, e algumas pessoas podem enfrentar sintomas mais graves do que outras.

Também é importante reconhecer que o PTRS só descreve um tipo específico de trauma de relacionamento.

Sobreviventes de relacionamentos abusivos ainda podem experimentar TEPT ou. Os sintomas envolvidos serão apenas ligeiramente diferentes.

Se você tentar evitar ou blocok fora lembranças do relacionamento abusivo, luta para lembrar detalhes, ou sentir-se descolado, você poderia ter TEPT.

CPTSD, uma resposta ao trauma em curso, envolve sintomas de TEPT juntamente com outras experiências, incluindo:

  • sentimentos negativos extremos em direção a si mesmo, como vergonha,, ou auto-culpa
  • alterações na autoidentidade
  • problemas
  • sentimentos de desesperança, desespero, tristeza ou

Uma relação insaluvida ou tóxica poderia contribuir para qualquer uma dessas três condições.

Trabalhar com um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a obter mais insight sobre os principais sinais de trauma e começar a abordar o em um ambiente seguro.

A causa direta do estresse de relacionamento pós-traumático é o abuso de relacionamento, ou vivenciar um ou mais dos seguintes em um relacionamento íntimo:

  • abuso físico, incluindo danos físicos diretos ou ameaças de danos físicos
  • abuso sexual, incluindo, outro abuso sexual ou
  • abuso emocional, incluindo, ou controle

Mais especificamente, você pode considerar PTRS uma resposta para a lingerie medo de abuso e o potencial de abuso futuro.

É absolutamente possível experimentar sofrimento emocional quando um parceiro te puxa para o conflito repetido, te dá o, ou ignora você depois de um dia ruim. Esses comportamentos podem sugerir um, especialmente quando acontecem com frequência.

Ainda assim, comportamentos tóxicos nem sempre se traduzem em abusos, uma vez que o abuso é tipicamente sobre controle, e eles não vão necessariamente levar à traumatização.

A Infidelidade também pode levar a, um tipo reconhecido de angústia de relacionamento com sintomas que podem se assemelham ao estresse pós-traumático. Mas, novamente, embora a infidelidade possa causar dor duradoura, trapacar sozinho não constitui abuso.

Healing e se recuperar de trauma por conta própria pode ser uma tarefa bastante desafiadora.

Pode se sentir assustador para considerar a abertura para outra pessoa sobre experimentar abuso, mas um terapeuta compassivo pode oferecer orientação e suporte à medida que você trabalha para se curar.

Terapia pode te ajudar:

  • superar sentimentos de auto-culpa e culpa
  • entender o abuso não foi sua culpa
  • processar sentimentos de raiva e medo
  • lidar com sintomas relacionados à saúde mental, incluindo ansiedade ou
  • trabalhar através da insegurança persistente e
  • trabalhar para desenvolver um sistema de suporte saudável

Quando o trauma se sente tão esmagador que você não pode escapar, como é frequente o caso com o PTRS, você pode lutar para quebrar o que aconteceu em partes gerenciáveis você pode realmente processar.

Na terapia, no entanto, você pode aprender importante técnicas de dessensibilização que tornam mais fácil a navegação do trauma enquanto permanecem no controle. não faz seus sentimentos irem embora, mas pode ajudá-lo a aprender a gerenciá-los de maneiras seguras e produtivas.

Uma forte rede de suporte também pode ir um longo caminho em direção a ajudá-lo a se recuperar dos efeitos de abuso, então conectar com entes queridos confiáveis pode fazer uma grande diferença.

Amigos e família podem oferecer uma sensação de segurança e ajudar a reforçar o seu senso de si mesmo.

Quando o medo e a desconfiança dificultam a confiança dos outros, torna-se ainda mais importante estender a vida a um terapeuta para apoio. Algumas pessoas também acham que ajuda a se juntar a um grupo de apoio e se conectar com outros sobreviventes de abuso de relacionamento.

como meditação, jornalística e arte pode ajudá-lo a gerenciar sua resposta emocional a situações que você não pode controlar. Essas técnicas ainda podem ter benefício para o gerenciamento dos sintomas do PTRS, mas especialistas consideram a dessensibilização.

Se você notar sinais de PTRS, ou qualquer outro estresse traumático, em seu parceiro romântico, geralmente é melhor encorajá-los a alcançar o apoio profissional.

Não importa o tipo, compassivo e amá-lo é, um relacionamento saudável sozinho geralmente não pode curar os efeitos prolongados de abuso. Você não pode salvar o seu parceiro do que eles vivenciaram ou tiram a sua dor.

Que dito, sua paciência e compreensão podem ter um impacto positivo tanto em sua recuperação quanto no resultado do seu relacionamento.

Dicas para se manter em mente

  • Dê espaço a elas. Eles podem ter necessidades amplamente variadas à medida que trabalham em direção à cura. Em alguns dias eles não querem deixar o seu lado, enquanto em outros você sente como se eles te afastem.
  • Fale sobre isso. A boa comunicação pode sempre fortalecer um relacionamento. Basta saber que eles podem nem sempre ser capazes de explicar claramente o que estão sentindo.
  • Respeite seus limites. Isso envolve o aprendizado sobre potenciais desencadeadores e evitar esses comportamentos. Se abraçá-los quando você acordar no meio da noite lembra-os de seu ex, por exemplo, você vai querer evitar fazer isso.
  • Oferece validação. Se eles se colocam para baixo ou assumem a culpa pelo abuso, você pode oferecer suporte através de lembretes gentis de que eles não estavam em culpa.
  • Considerado trabalhar com um orientador de relacionamento. Embora a terapia individual possa ajudar o seu parceiro, um terapeuta de casais treinado para ajudar os casais a navegar em trauma de relacionamento pode oferecer um suporte mais especializado.

Nota: Ao falar sobre o que aconteceu parece piorar a angústia do seu parceiro em vez de ajudá-los a processar, ele pode ajudar a incentivar uma distração sem desfalá-los.

Por exemplo, você pode dizer:

” Eu estou sempre aqui para ouvir, mas eu estou preocupado falando sobre isso agora está fazendo você se sentir pior. Ajudaria a fazer um curto intervalo e ir para uma caminhada? ”

Sem apoio, o PTRS pode piorar.

Feeling incapaz de compartilhar o que aconteceu com os outros pode deixá-lo isolado e sozinho.

O medo persistente que vem com a retraumatização em curso pode fazer e difícil, deixando-o vulnerável e ao ponto de burnout.

Você pode lutar para se sentir seguro com qualquer um e começar a temer o mundo como um todo. Se você se culpa pelo abuso, você pode se sentir incapaz de abalar sentimentos de culpa, desamparo, ou de inutilidade.

Se você não puder evitar lembretes e lembranças do abuso, você pode responder afastando-se de relacionamentos saudáveis, nutrindo-se com familiares, amigos e potenciais parceiros românticos.

Quando você se encontra lutando para lidar sozinho, pode fazer uma grande diferença.

O abuso de relacionamento pode causar traumas prolongados, mas você não precisa conviver com esses efeitos para sempre. Com o tempo e o suporte, você pode curar e recuperar.

Conectar-se com um terapeuta treinado pode ajudá-lo a processar o abuso, recriar uma sensação de segurança, e começar a prosperar, em vez de apenas sobreviver.

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Crystal Raypole já trabalhou anteriormente como escritora e editora da GoodTherapy. Seus campos de interesse incluem as línguas asiáticas e a literatura, a tradução japonesa, culinária, ciências naturais, positividade sexual e saúde mental. Em particular, ela está empenhada em ajudar a diminuir o estigma em torno de questões de saúde mental.