Depressão Existencial: O Que Fazer Quando Sua Procura por Significado Sobrecarregam

Depressão Existencial: O Que Fazer Quando Sua Procura por Significado Sobrecarregam

2 de maio de 2021 Off Por Corpo e Boa Forma

young woman sitting in front of yellow wall

jovem sentada em frente à parede amarela

Yadira G. Morel / Getty Images

As maiores perguntas da vida muitas vezes não têm respostas. Ainda assim, é a natureza humana pedir-e a natureza humana sentir-se insatisfeito com a incerteza e desconhecer.

Em algum momento da vida, você pode começar a considerar questões complexas:

  • “Por que as pessoas sofrem?”
  • “O que acontece após a morte?”
  • “Qual é o ponto da minha vida?”
  • “E se eu nunca encontrar o amor?”

À medida que você luta para encontrar significado na dor, na angústia e na injustiça, você pode experimentar alguma apreensão, até mesmo o medo. Esses sentimentos são comumente conhecidos como.

Com o tempo, você pode chegar a termos com a impossibilidade geral de encontrar as respostas que deseja e recalibrar o seu autoconceito à sua nova consciência de existência.

Ainda a angústia existencial também pode te deixar com uma sensação de desespero para o mundo e o seu futuro.

Sem respostas, sem qualquer certo sentido de significado ou controle sobre o seu eventual destino, você pode começar a se sentir sem esperança, desmotivado e através das mesmas questões em grande parte não respondíveis.

Som familiar? Você pode estar pasmando com a depressão existencial.

É bem comum questionar sua existência e lugar no mundo depois de vivenciar,, trauma religioso, crise de fé ou outro acontecimento que alterna a vida.

O questionamento existencial geralmente centra-se em:

  • morte, incluindo a consciência de sua inevitabilidade e o que acontece depois
  • liberdade, ou a grande magnitude de escolhas (e consequências) disponíveis para você na vida
  • isolamento, ou desconexão de outros e a eventual perda de
  • significante, ou imaginando que ponto sua vida tem

Esta exploração, e a angústia que o acompanha, é muitas vezes descrita como an.

Quando você não pode responder a essas perguntas ou aceitar a incerteza da vida, você pode se sentir sobrecarregado com a ideia de viver uma vida sem propósito, significado mais profundo ou conexão.

Este ponto de crise muitas vezes termina em crescimento positivo, mas também pode levar sentimentos de desespero. Na verdade, sugere o número de preocupações existenciais entre oito razões principais que as pessoas listam como fator de contribuição para o seu.

A depressão existencial geralmente envolve alguns dos seguintes:

  • uma fixação sobre o significado mais profundo da vida ou descobrir o seu senso de propósito
  • tristeza e desesperança relacionada à incapacidade de responder questões existenciais
  • desesperança sobre o destino da sociedade, ou o mundo em geral
  • pensamentos frequentes de morte, morte ou suicídio
  • medo da morte
  • um sentimento de futilidade ou de desamparo quando se trata de criar significado ou mudar em sua vida
  • a constatação de que o mundo é injusto ou injusto
  • querer mais da vida do que rotinas cotidianas que parecem mundanos e desimportantes
  • desconexão ou desprendimento em seus relacionamentos pessoais, muitas vezes porque você acredita que eles acabarão, de qualquer maneira
  • perda de interesse nas atividades e hobbies que você costuma desfrutar, muitas vezes porque essas coisas parecem inúteis
  • a crença de que nada que você faz vai fazer diferença, então você se pergunta por que você deve se incomodar em tudo
  • dificuldade de interagir com pessoas que parecem despreocupadas com os conceitos existenciais
  • perda de motivação ou dificuldade de fazer escolhas, muitas vezes porque você se sente

Sentir-se aprisionado em uma busca por significado mais profundo, incapaz de seguir adiante a partir do ponto de crise, pode levar o que o psicólogo polonês Kazimierz Dabrowski como uma “desintegração” do eu.

Você pode acabar se fixando em escolhas passadas ou erros e sentir por sua incapacidade de fazer a diferença na vida dos outros.

A depressão existencial também pode resultar em sua perda de contato com valores pessoais e objetivos de vida, e você pode notar que seu começa a borrar e perder definição.

Este sentimento combinado de culpa, desamparo e desprendimento pode levar a dificuldades ou a fazer coisas que você uma vez amou, o que pode contribuir para sentimentos de isolamento e de significanidade.

Alguns pesquisadores e psicólogos existenciais depressão mostram-se mais comumente em pessoas talentosas e talentosas, incluindo:

  • artistas e outros indivíduos criativos
  • cientistas
  • intelectuais

Tenha em mente, porém, que “mais comum” não significa necessariamente “exclusivo”. Qualquer um pode experimentar depressão, e você não precisa ser “talentoso”, por assim dizer, para considerar (ou agonizar sobre) o significado mais profundo da vida.

Até hoje, nem muita pesquisa se concentrou na depressão existencial. Pesquisas futuras e julgamentos controlados inclusivos podem oferecer mais insight sobre como as pessoas experimentam e responder a crises existenciais, incluindo sentimentos relacionados ou depressão.

Existente parece sugerir que pessoas talentosas, definidas como aquelas que têm QI elevado ou tenham demonstrado talentos ou conquistas específicas, são mais propensas a experimentar depressão existencial sem nenhum gatilho específico, como perda ou doença.

Uma explicação possível está no fato de que muitas pessoas talentosas são altamente sensíveis e muitas vezes mais profundamente sintonizadas com a dificuldade vivida pelos outros. Consequentemente, eles podem ter um momento mais difícil de aceitar o que parece um sofrimento inútil.

As pessoas com podem ser mais propensas a dedicar profunda consideração às injustiças da vida-e mais propensas a se sentiam sobrecarregadas por sua incapacidade de chegar a quaisquer conclusões.

Crianças gifadas, em particular, podem começar a confrontar questões existenciais quando se deparam pela primeira vez com a morte ou começam a reconhecer a dor e a injustiça no mundo.

As crianças que lutam para compreender o racismo, a violência, a sem-abrigo, a desigualdade, as alterações climáticas e outras manifestações dos danos que as pessoas fazem aos outros podem sentir-se sobrecarregadas e angustiadas com as primeiras inkáqueas de sua própria impotência.

Digitalizar-se em questões existenciais pode ajudá-lo a aprender a conviver com suas incertezas, mas esse processo tende a envolver-se a ficar confortável com a falta de resolução-algo que a maioria das pessoas encontra bastante difícil.

Essas estratégias podem ajudá-lo a parar uma espiral descendente e seguir em direção à aceitação.

Crie o seu próprio significado

Suas ações e escolhas moldam como sua vida joga fora. É claro que você não pode controlar tudo o que acontece, mas você pode fazer mudanças-grandes ou pequenas-que ajudam a viver mais propositalmente.

  • Se você teme perder os entes queridos, certifique-se de que eles saibam exatamente o quanto eles significam para você e aproveite o tempo que você tem juntos ao máximo.
  • Se você acredita que não contribuiu muito para o mundo, compartilhe quais recursos você tem: tempo, energia, bondade, compaixão. Até mesmo ações que parecem minúsculas ou insignificantes para você, como correr uma incumbida para um vizinho, voluntariar-se em sua comunidade ou ouvir as lutas de um amigo, podem para outros.
  • Se você luta para encontrar significado em sua vida, gaste algum tempo explorando seus valores pessoais-criatividade,,, empatia, curiosidade, etc. De que formas suas escolhas já se alinam com elas? Você pode identificar quaisquer ações que possam ajudar e criar um novo senso de propósito?

Compartilhar seus sentimentos

sobre o sofrimento emocional geralmente pode ter benefício, não importa a origem dessa angústia.

Fechar amigos e familiares que gastaram tempo questionando conceitos semelhantes para si mesmos podem ter algumas palavras de conforto e insight para oferecer.

Embora você possa não perceber exatamente como você agrega significado à vida dos outros, as pessoas que se preocupam com você certamente fazem. Reconhecer a parte que você joga em suas vidas pode, muitas vezes, ajudar a adicionar um senso de propósito para a sua própria vida.

Mesmo entes queridos que não passam muito tempo pensando no b da vidaPerguntas igger ainda podem validar seus sentimentos e oferecer, ajudando a renovar sentimentos de conexão e a aliviar algumas de sua dor e desespero.

Ninguém para falar? Um terapeuta também pode oferecer suporte (mais sobre isso depois).

Transformar a incerteza em crescimento

De acordo com o Dabrowski’s, alguns tipos de angústia emocional, incluindo sentimentos de ansiedade ou depressão, acontecem naturalmente como parte do desenvolvimento.

Esses sintomas não significam que há algo “errado” com você. Em vez disso, eles sugerem um processo de crescimento e evolução para o seu eu ideal.

Ao longo desta linha de pensamento, a depressão existencial pode eventualmente levar ao que a Dabrowski termed reintegração. Isso envolve um novo nível de compreensão mais profunda, autoconhecimento e autoaceitação.

O caminho para a reintegração geralmente envolve se reconciliar com questões existenciais e angústia e aprender a gerenciar esses sentimentos através de escolhas que agregam significado à sua vida, como viver os valores pessoais.

Fique no presente

, ou estratégias que ajudem você a ficar em contato com o momento presente, parecem ter algum benefício para aliviar a depressão e a ansiedade, de acordo com.

Quando você concentra sua consciência no presente, muitas vezes fica mais fácil reconhecer a alegria, o valor e o significado em sua vida. No mínimo, pode ajudá-lo a deslocar sua atenção para longe de pensamentos negativos.

Talvez você tenha tristeza, dor, ou erros no seu passado, e nada além de incerteza sobre o futuro. Essas variáveis podem absolutamente causar sofrimento, e são partes válidas de sua experiência. Tudo igual, o passado já aconteceu, e o futuro ainda não foi moldado.

Você não tem que evitar esses pensamentos inteiramente (e isso). Mas optar por reconhecê-los e depois deixá-los ir permite que você se concentre no que você faz ter algum controle sobre: o aqui e agora.

e mindful journaling são ambas ótimas maneiras de aumentar a consciência de presente-momento.

Depressão nem sempre melhorará sem suporte profissional.

As preocupações e o desespero existenciais podem eventualmente:

  • contribuir com sentimentos de isolamento e
  • afetar relacionamentos pessoais e a vida cotidiana
  • levar à desesperança ou

Se sentimentos de depressão durarem mais do que algumas semanas, é um bom próximo passo.

A maioria dos terapeutas pode ajudá-lo a começar a gerenciar sentimentos de depressão, mas terapias existenciais e humanísticas podem ser particularmente úteis para este tipo de depressão.

Ambos oferecem um espaço seguro, não julgador, para considerar as questões profundas e desafiadoras da vida e explorar maneiras de encontrar um atendimento mais significativo.

  • Em, você considerará aqueles quatro principais tópicos existenciais mencionados acima-morte, liberdade, isolamento, significados-com mais cuidado e aprenda a aceitar e integrá-los ao seu sentido de si mesmo.
  • Em, você vai aprender por que é tão importante ser quem você verdadeiramente é. Aprender a aceitar e respeitar o seu verdadeiro eu pode ajudá-lo a encontrar um caminho que melhor se adapte à sua perspectiva e potencial únicos.

Ninguém pode prever o futuro ou resolver todas as dificuldades da humanidade, e questões existenciais podem pesar pesadamente, uma vez questionado.

Você pode não chegar a nenhuma conclusão satisfatória, mesmo depois de semanas, meses ou anos de exploração, e esta falta de respostas pode deixar você se fixando nesses mistérios e dúvidas. A vida não seria bem a mesma, porém, sem a antecipação e empolgação de possibilidades esperando pela frente.

Grande parte da vida é um desconhecido, mas saiba disto: Sua vida já tem significado, mesmo que o seu ainda tenha se desdobrar.

A Crystal Raypole já trabalhou anteriormente como escritora e editora da GoodTherapy. Seus campos de interesse incluem as línguas asiáticas e a literatura, a tradução japonesa, culinária, ciências naturais, positividade sexual e saúde mental. Em particular, ela está empenhada em ajudar a diminuir o estigma em torno de questões de saúde mental.