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Dieta Cetogênica: O que é e como fazer

alimentos da dieta cetogênica
A dieta cetogênica prioriza os alimentos ricos em gordura e proteína

A keto diet se tornou um fenômeno nos EUA. Por aqui, chamada de dieta cetogênica, ainda há algumas dúvidas. Será que funciona mesmo?

Pense em como é a sua alimentação atualmente. Muita massa, pão e arroz, não é mesmo? Agora imagine em como seria se você equilibrasse ou restringisse melhor essa ingestão.É isso que promete essa famosa dieta.

Se você está pensando em testar uma dieta nova, aproveite para ler o artigo abaixo e entender melhor do que se trata. Boa leitura!

Entenda o que é uma dieta cetogênica

prontuário representando a dieta low carb
A dieta propõe um baixíssimo consumo de carboidrato

Em resumo uma dieta cetogênica é uma forma de chamar uma dieta low carb. Ou simplesmente uma dieta com baixo ou baixíssimo consumo de carboidrato. A ideia é que você tenha uma alimentação à base de proteínas e gorduras, com menos carbo possível.

Para isso, a alimentação passa a evitar não apenas alimentos como pão, mas todos os carboidratos simples. Na prática, isso significa controlar não apenas a massa, mas também alimentos como refrigerante e açúcar.

Talvez soe estranho, mas a verdade é que o carboidrato não se limita apenas a pratos como macarrão. Há muitos outros alimentos que podem estar boicotando a sua perda de peso.

Veja como funciona essa dieta

mulher comendo alimento liberado pela dieta cetogênica
A dieta cetogênica possui uma lista de alimentos liberados e restritos

Inicialmente, esse tipo de dieta foi desenvolvida para reduzir a frequência de crises epiléticas em crianças. Ao longo do tempo, porém, foi percebido também seu potencial para o emagrecimento.

O que acontece é que a dieta cetogênica obriga o corpo a usar diferentes tipos de combustível. Em vez de utilizar o açúcar na forma de glicose que vem dos carboidratos, a dieta propõe o uso dos chamados corpos cetônicos. Esses corpos são produzidos pelo fígado a partir da gordura já armazenada.

A questão é que para chegar a esse processo, não é tão simples assim. A dieta cetogênica precisa que você:

  • você reduza muito o seu consumo de carboidrato. O ideal é ficar entre 20 a 50 gramas de carbo por dia — lembrando que uma simples banana de tamanho médio possui cerca de 27 gramas de carbo;
  • mantenha essa ingestão reduzida por alguns dias até conseguir chegar ao objetivo. É preciso ficar pelo menos entre 3 a 4 dias com essa dieta para começar a perceber a queima.

Convém dizer que a dieta cetogênica não é considerada uma forma de dieta saudável. Na verdade, se trata especialmente de um protocolo bastante restrito e que demanda muitos cuidados.

Descubra como fazer um dieta cetogênica

Quando se fala em proteína e gordura, você provavelmente pensa em carne. Entretanto, para fazer a dieta cetogênica, o cardápio não se resume a comer carnes gordurosas. Tudo precisa ser bem equilibrado. Em uma dieta com 2000 calorias, por exemplo, a média é de 165 gramas de gorduras, 40 gramas de carboidrato e 75 gramas de proteína.

Algumas gorduras não saturadas estão permitidas na dieta. Nozes, amêndoas, abacate, tofu, sementes e azeite podem ser consumidos com moderação. Contudo, as gorduras saturadas, como óleo de coco, manteiga e manteiga de cacau podem ser ingeridas em quantidades mais altas.

Enquanto isso, as proteínas não são estão separadas entre magras e ricas em gordura saturada. Na prática, isso significa que é válido tanto comer bacon quanto frango ou peixe, por exemplo.

Já as frutas e vegetais entram na lista de restrições. Sim! E não é à toa. A verdade é que todas as frutas são ricas em carboidrato. Por isso, podem ser consumidas as mais leves, como morango e amora, mas sempre em pequenas porções. Dentre os vegetais, apenas os folhosos e outros poucos estão liberados. Couve, espinafre e alface são ótimas opções, assim com brócolis, couve de bruxelas, aspargos, pepinos, cebola e alho. Uma xícara de brócolis, por exemplo, tem 6 gramas de carboidrato. Portanto, são boas opções.

Confira os riscos de seguir uma dieta sem carboidrato

desenhos representando mudanças de humor
As oscilações de humor são muito comuns durante a dieta cetogênica

Apesar de prometer resultados eficientes na perda de peso, nem tudo na dieta cetogênica é o ideal. Dependendo do organismo ou do tempo em que o protocolo é seguido, há riscos como:

  • deficiência nutricional: não comer uma quantidade variada de vegetais, frutas e grãos pode causar deficiência em micronutrientes como selênio, magnésio e vitaminas B e C;
  • doenças no fígado: com muita gordura para metabolizar, a dieta cetogênica pode piorar doenças no fígado;
  • problemas no rim: envolvido na metabolização da proteína, o rim pode acabar sobrecarregado;
  • constipação: a dieta possui poucas fibras, podendo levar a prisão de ventre;

Também vale mencionar alterações de humor. O cérebro precisa do açúcar de carboidratos saudáveis para funcionar. Uma dieta low-carb pode causar irritabilidade e até mesmo confusão mental. Por isso, é importante avaliar cuidadosamente se vale o risco.

Saiba se a dieta cetogênica emagrece mesmo

pessoa subindo na balança
É possível perder peso em pouco tempo com a dieta cetogênica

Em termos de quantidade de quilos perdidos, a dieta cetogênica costuma ser muito eficiente. Não é raro encontrar pessoas que eliminam até 10kg em duas semanas. A questão é que nem sempre se trata apenas de gordura.

Como há uma alteração significativa no funcionamento do metabolismo, às vezes há uma eliminação grande de água, por exemplo. Da mesma forma, pode acontecer uma queima inadequada de massa magra, que não é o foco. Por isso, é essencial que a dieta seja seguida à risca. Do contrário, pode se tornar apenas uma parte do efeito sanfona.

A principal indicação desse tipo de dieta mais restrita é servir como um pontapé inicial para o emagrecimento. Para quem quer ver os números diminuindo rapidamente na balança e ganhar motivação, se trata de uma alternativa eficiente.Isso, é claro, se for acompanhada de uma reeducação alimentar logo em seguida.

Em resumo, a dieta cetogênica funciona porque coloca o corpo para queimar a gordura acumulada. Contudo, assim como outros protocolos mais rígidos, possui efeitos colaterais negativos. Por isso, demanda alguns cuidados.

Você já tentou fazer uma dieta como essa? Acha que conseguiria? Deixe um comentário falando sobre como seria sua vida alimentar sem poder comer pães e massas!