Endometriose Fatigue: Por Que Acontece e O Que Você Pode Fazer

Endometriose Fatigue: Por Que Acontece e O Que Você Pode Fazer

6 de abril de 2021 Off Por Corpo e Boa Forma

A Endometriose é um distúrbio onde o tecido que linhas o útero (endometrio) cresce em outros lugares do corpo. Seus sintomas incluem coisas como:

  • períodos dolorosos
  • sangramento excessivo
  • bloating

A fadiga crônica é outra que você pode encontrar, embora não tenha sido apoiada por pesquisas muito formais.

Descubra como gerenciar seu cansaço e melhore sua qualidade de vida.

Jessica Kohler começou a experimentar sintomas quando era adolescente. Ela não recebeu um diagnóstico formal até os 24 anos. Embora esse diagnóstico leve a um plano de manejo prescrito, ela ainda experimenta sintomas como.

A fadiga de Severo é especialmente comum em torno do tempo de seu ciclo menstrual. Ela o descreve como “aquele sentimento tonto e de baixa energia-como se não houvesse sangue correndo em seu corpo”.

Kohler diz que, quando estava em seu pior momento, ela se encontraria cochilando por horas de cada vez. Ela até experimentaria uma sensação de apagão se ela se movia muito rápido ou se levantou rápido demais.

Aceitar que a fadiga pode impactar seu dia a dia é fundamental. Para Jéssica, essa fadiga costuma se estabelecer em torno de 6 pm. Para você, pode ser um tempo diferente.

Independente, resista à vontade de poder através de tempos em que você está se sentindo cansado e lento. Combatê-lo pode tornar os sintomas piores.

Há muitos sistemas em jogo quando se trata de cansaço. Consulte seu médico para obter seus níveis verificados e para descartar condições que possam contribuir ainda mais para a baixa energia.

Um exame de sangue simples irá avaliar seus níveis de ferro, açúcar no sangue e níveis hormonais de tireoide para condições como:

  • Anemia. Se você for, seu corpo pode ter problemas para fazer células vermelhas do sangue. Essas células transportam oxigênio para os tecidos do seu corpo. Um dos principais sintomas da anemia é a fadiga. Outros sintomas incluem falta de fôlego, fraqueza e tonalidade de luz.
  • Baixo açúcar no sangue. é uma condição que afeta o açúcar no sangue de restingas do seu corpo. Quando seu açúcar no sangue se divida, você pode sentir cansaço. Você também pode se sentir abalada, irritada e ansiosa.
  • Questões de tireoide. é uma condição em que sua glândinha tireóide não faz o suficiente de certos hormônios. Junto com se sentir mais cansado, você também pode experimentar o ganho de peso e a dor conjunta.

O que você come também pode afetar seus níveis de energia. uma fonte sólida de proteína-como nozes, sementes, feijão e peixe-pode ajudá-lo a se sentir mais enérgico ao longo do seu dia.

Alimentos para evitar incluem aqueles com açúcares adicionados, nomeadamente os alimentos processados e os doces. Estes podem fazer você se sentir fatigado como seus picos de açúcar no sangue.

“Uma dieta macrobiótica bem limpa tem feito maravilhas por mim”, disse Jessica. “Eu cortei a maior parte do grão e tudo [exceto] laticínios orgânicos de gordura integral.”

Para Jessica, trocar a dieta dela cortou o bloat e a lentidão que ela estava sentindo.

“Eu estava comendo mais porque estava cansada e pensava que não estava comendo o suficiente-um ciclo realmente ruim para entrar”, disse ela. “Ter macros eliminou essa insegurança e me avessa que eu estava de fato comendo o suficiente e os alimentos que o meu corpo precisa.”

Independente de quais alimentos você come,. Não só pode fazê-lo afetar seus níveis de açúcar no sangue e energia, mas também pode fazer você ganhar peso e ter problemas para pensar.

Grazamento em alimentos saudáveis ao longo do dia também pode ajudar a manter os seus níveis de glicose firmes.

Se você está carente de nutrientes importantes como ferro, seu médico pode sugerir tomar suplementos para impulsionar seus níveis. Fale com seu médico sobre os benefícios e riscos dos suplementos, bem como possíveis interações com medicações ou suplementos que você já está tomando.

Embora você deva ser capaz de obter seus nutrientes diários com um, uma multivitamina diária pode ajudar a preencher lacunas nutricionais.

As mulheres com endometriose que estão tomando medicações de estrogênio podem se beneficiar de tomar suplementos de cálcio e vitamina D para proteger seus ossos. A vitamina D também pode melhorar os sintomas de fadiga.

Exercício também pode ajudá-lo a gerenciar o seu cansaço. Jéssica disse que sua fitness em torno do tempo em que foi diagnosticada foi “zilch”.

“Encontrei alguns blogueiros fitness-todos os corredores de distância-e eu tentei minha mão nisso e foi horrível nisso”, disse ela. “Long workouts simplesmente me enxugam.”

Depois de lidar com um mindset de “você está doente, você não deve fazer tanto”, tentou Jessica e. Esses exercícios foram curtos e intensos, mas fizeram com que ela se sentida muito melhor.

“Minha recuperação foi muito menos dolorosa, e o treinamento de força me deu mais energia em vez de esgotá-la”, disse ela. “Além disso, acho que é feito muito pelo meu jogo mental e abordagem para o autoatendimento.”

exercício de baixo impacto pode ser a sua melhor aposta. Atividades como andar, nadar e dançar podem ajudar com a sua energia.

As atividades que envolvem correr e saltar, por outro lado, podem tornar os sintomas de endometriose piores para algumas mulheres.

Especialistas recomendam obter entre 7 e 9 horas de sono a cada noite. Se você está perdendo a marca, isso pode afetar sua fadiga diurna. pode te ajudar a se abaixar. Por exemplo, tente tomar um banho na hora ou então antes de dormir ou raspar em alguns.

E enquanto você estiver nele, tente se dirigir para a cama o mesmo tempo cada noite e acordar ao mesmo tempo cada manhã. Um planejamento de sono previsível vai ajudar o seu corpo a entrar em um bom ritmo.

O ambiente em que você dorme também é importante. Siga estas dicas de higiene do sono para obter uma melhor noite de descanso:

Você deve:

  • Resistir cochilando mais do que durante o dia.
  • Mantenha telas-como sua televisão, computador ou telefone-fora do seu quarto.
  • Use sua cama para dormir, não fazendo outras atividades como trabalho ou passeando fora.
  • Considerar usando ruído branco e cortinas de blackout.
  • Não beba bebidas com cafeína ou bebidas alcoólicas antes de dormir. O mesmo vale com grandes refeições.
  • Exercício pelo menos 4 horas antes de dormir.

Cuidar de si mesmo também envolve deixar que outros saibam que às vezes você vai estar fatiguado. Seja aberto e honesto sobre atividades ou horários do dia em que você se sinta mais cansado do que o normal.

Ao mesmo tempo, Jessica encoraja as mulheres com endometriose a “ser seu próprio defensor e testar as águas.” Afinal, seus próprios sintomas e limitações serão diferentes dos de outra pessoa.

Embora o seu médico seja um bom recurso para encontrar suporte, eles não são o seu único recurso. Se você não está conseguindo o que precisa do seu médico, é ok pedir a eles um referencial.

“Eu estava tentando pressionar por respostas sobre o que estava errado comigo, mas [os médicos] estavam me tratando como uma garota chorosa que estava chateada com o seu período pesado”, disse Jessica. Essa experiência a leva a explorar mais medidas de saúde holística.

“A Self-care é grande comigo agora”, disse ela. “Eu me sinto muito mais em sintonia com o que meu corpo está me dizendo.”

Você também pode encontrar ajuda de grupos de apoio online. Você pode se conectar com mulheres em todo o globo que estão lidando com endometriose e fadiga relacionada.

Você pode compartilhar dicas sobre o que ajuda você a lidar com seus sintomas, assim como aprender novos truques. O no Facebook, por exemplo, tem quase 18.000 seguidores. Os administradores deste grupo compartilham regularmente artigos sobre os mais recentes em pesquisa e notícias.

Outras organizações de endometriose incluem:

Se estas dicas e truques não te ajudam, entre em contato com o seu médico. Você pode ter outras condições médicas subjacentes que estão contribuindo para o seu cansaço. Caso contrário, seja paciente. A endometriose é única para cada pessoa, e todos têm um conjunto diferente de sintomas e circunstâncias.

A assessoria de pareamento de Jessica? ” Experimente dieta, exercícios e mudanças de estilo de vida. Deixe-os afundar por pelo menos 6 semanas e continue a testar as coisas até encontrar o seu equilíbrio. Você pode fazer mais do que perceber-muito mais. “