Fibro Fatigue: Por Que Acontece e Como Gerenciar

Fibro Fatigue: Por Que Acontece e Como Gerenciar

18 de junho de 2021 Off Por Corpo e Boa Forma

é uma condição crônica que é comumente caracterizada pela dor generalizada crônica. A fadiga também pode ser uma grande reclamação.

De acordo com a Associação Nacional de Fibromialgia, a fibromialgia afeta entre as pessoas no mundo todo. Aproximadamente de pessoas com experiência de fibromialgia que não se afasta mesmo após o sono ou o descanso.

O cansaço causado pela fibromialgia é diferente do cansaço regular. A fadiga pode ser descrita como:

  • Esgotamento Físico
  • Sono não atualizado
  • falta de energia ou motivação
  • humor deprimido
  • dificuldade de pensar ou concentrar

A fadiga da Fibromialgia muitas vezes tem um grande impacto na capacidade de uma pessoa trabalhar, atender às necessidades familiares ou exercer atividades sociais.

Médicos e cientistas ainda estão trabalhando na compreensão da conexão entre a fibromialgia e a fadiga. O sono interrompido provavelmente desempenha um papel em causar o cansaço e a dor associada ao fibro, mas mais pesquisas são necessárias para descobrir o porquê.

Leia mais sobre a conexão entre a fadiga e a fibromialgia, e o que você pode fazer para gerenciar esse sintoma.

Embora a causa da fibromialgia não seja totalmente compreendida, acredita-se que a condição de fibromialgia seja o resultado do cérebro e do sistema nervoso errando ou exagerando os sinais de dor normais.

A causa exata da fibromialgia é pouco clara, mas pode estar relacionada a lesões, angústia emocional ou vírus que mudam a maneira como o cérebro percebe dor.

Isso poderia explicar por que causa uma dor generalizada nos músculos, nas articulações e nos ossos, juntamente com áreas de ternura.

Uma teoria para por que a fibromialgia também causa fadiga é que o cansaço é o resultado do seu corpo tentando lidar com a dor. Esta reação constante à dor sinais em seus nervos pode deixá-lo letárgico e exausto.

As pessoas com fibromialgia frequentemente também têm problemas para dormir (). Você pode ter problemas em cair ou ficar dormindo, ou ainda pode se sentir exausto depois de acordar.

O cansaço pode ser feito pior por.

São chamadas de causas secundárias e podem incluir:

  • aptidão física reduzida
  • estar com excesso de peso
  • stress
  • dores de cabeça frequentes
  • distúrbios emocionais, como ansiedade e depressão
  • inferior ao normal

É possível gerenciar a fadiga do fibro com medicações e mudanças de estilo de vida, embora possa ser difícil fazer o cansaço completamente ir embora.

Aqui estão algumas estratégias que podem ajudá-lo a reduzir o seu cansaço:

1. Identifique seus gatilhos

Aprender os gatilhos para a fadiga do fibro pode ajudá-lo a combatê-lo.

Fatigue às vezes pode ser influenciado (tornado pior ou melhor) por:

  • dieta
  • ambiente
  • mood
  • níveis de estresse
  • padrões de sono

Iniciar manter um registro escrito ou eletrônico do seu nível de fadiga a cada dia. Registre o que você comeu, quando acordou, e quando foi para a cama, junto com quaisquer atividades que você fez naquele dia.

Após um par de semanas, veja se você consegue identificar algum padrão. Por exemplo, talvez você sinta o mais fadiga depois de comer um lanche açucarado ou quando você pule o seu treino matinal.

Você pode então usar essa informação para evitar ou limitar as coisas que tendem a deixá-lo mais cansado.

2. Exercitar-se regularmente

Encontrar a motivação para se exercitar pode ser difícil quando você está cansado ou em dor, mas o exercício é uma das formas mais eficazes de gerenciar a fadiga. Exercício também pode ajudar a reduzir a dor de fibromialgia.

O exercício ajuda a aumentar sua massa muscular e a força, assim como sua saúde geral. Como um bônus adicionado, o você experimenta durante o exercício também pode melhorar seu e aumentar sua energia.

Um mais velho comparou os efeitos da formação aeróbica a um programa de fortalecimento muscléico em pessoas com fibromialgia. O estudo descobriu que ambos os tipos de exercício reduzem significativamente os sintomas de dor, sono, fadiga, pontos de licitados e depressão.

Se você estiver inseguro de onde começar, tente começar com apenas 5 minutes minutos de caminhada por dia e então aumente lentamente o ritmo e a duração ao longo do tempo. Discuta qualquer alteração em seu regime de exercícios com seu médico.

O treinamento de força usando faixas de resistência ou pesos podem ajudá-lo a recuperar o músculo. Certifique-se de ritmo próprio-comece com baixa resistência ou pesos muito baixos e construa-se lentamente a partir daí.

3. Mude sua dieta

Não foi mostrado para reduzir os sintomas da fibromialgia para todos, mas é sempre uma boa ideia mirar uma dieta saudável e balanceada.

Para seguir uma dieta balanceada, procure maneiras de incluir frutas, vegetais, grãos integrais, gorduras saudáveis e proteína magra em suas refeições diárias. Evite alimentos processados, fritos, salgados e açucarados, e tente manter um peso saudável.

Há também evidências de que os alimentos a seguir podem aumentar os sintomas em pessoas com fibromialgia:

  • oligossacarídeos fermentáveis, desacicarídeos, monossacarídeos e polióis ()
  • aditivos alimentares ou produtos químicos de alimentos, como aspartame
  • excitotoxinas, tais como

Tente evitar (ou limitando) estes alimentos ou grupos de alimentos e veja se o seu cansaço melhora.

4. Crie uma rotina de dormir relaxante

O cansaço do Fibro não é necessariamente algo que pode ser corrigida com uma boa noite de sono, mas o sono de qualidade pode ajudar ao longo do tempo.

Uma relaxante rotina de hora de dormir é um primeiro passo importante para obter uma boa noite de sono:

Aqui são alguns para uma rotina saudável de sono:

  • ir para a cama e levantar-se ao mesmo tempo todos os dias
  • evitar álcool, nicotina e cafeína
  • investir em um colchão de boa qualidade
  • manter o seu quarto fresco e escuro
  • desligar as telas (computador, celular e TV) pelo menos uma hora antes de dormir
  • mantenha a eletrônica fora do quarto
  • evite ter uma grande refeição antes de dormir
  • tome um banho quente antes de dormir

5. Tratar outras condições

As pessoas com fibromialgia muitas vezes têm outras condições de saúde (condições co-mórbidas), como,, ou. Essas condições poderiam tornar a fadiga do fibro pior.

Dependendo do seu histórico de saúde e outras condições subjacentes, seu médico pode recomendar:

  • pílulas para dormir para ajudar a gerenciar insônia, como (Ambien, Intermezzo)
  • multivitaminas para tratar deficiências nutricionais se você estiver
  • antidepressivos como milnacipran (Savella) ou duloxetina ()
  • para tratar anemia

6. Reduzir o estresse

Viver em dor constante pode causar. O estresse, por sua vez, pode piorar sua fadiga.

Yoga, qi gong, tai chi, meditação, e outras podem ser excelentes maneiras de reduzir o estresse.

Na verdade, uma das 53 mulheres com fibromialgia descobriu que um programa de ioga de 8 semanas melhorou significativamente sintomas como dor, cansaço e humor, além de estratégias de enfrentamento para dor. Os participantes praticavam ioga de 5 7 dias por semana, por 20 40 minutes minutos por dia.

adicionalmente, foi feito um de sete estudos para avaliar os efeitos das terapias de movimento meditativo, como qi gong, tai chi e yoga. Destes, apenas a ioga foi encontrada significativamente eficaz na redução da dor, fadiga e depressão em pessoas com fibromialgia.

Embora as provas ainda sejam limitadas, essas atividades podem também levar a um aumento da qualidade de vida.

Se você é incapaz de gerenciar o estresse usando remédios castelos, tente falar com um conselheiro ou.

7. Considere terapias alternativas

Não há muito a respeito de medicamentos complementares e alternativos (CAMs) para fadiga fibro.

foi mostrado para fornecer alguns benefícios. Resultados de 50 mulheres com fibromialgia sugeriram que um tipo específico de massagem, conhecido como, pode ser mais eficaz do que a massagem de tecido conjuntivo para reduzir o cansaço matinal e a ansiedade.

Mais pesquisas são necessárias, no entanto.

Se você está interessado em tentar o MLDT, procure terapeutas de massagem na sua área que são experientes neste tipo de terapia de massagem para a fibromialgia. Você também pode experimentar algumas técnicas de massagem de drenagem linfática você mesmo em casa usando.

Balneoterapia, ou banho in águas ricas em minerais, também foi mostrado para ajudar as pessoas com fibromialgia em pelo menos mais um mais velho. Os participantes do estudo que passaram 10 dias em um spa do Mar Morto tiveram uma redução em:

  • pain
  • fatigue
  • stiffness
  • ansiedade
  • dores de cabeça
  • Problemas de sono

também é freqüentemente tocada como uma maneira de reduzir a dor, rigidez e estresse. No entanto, um de vários estudos em 2010 não encontrou nenhuma evidência para redução de dor, fadiga e distúrbios do sono em pessoas com fibromialgia recebendo tratamento de acupuntura.

8. Suplementos nutricionais

Não há muita pesquisa para mostrar se os suplementos funcionam bem para tratar os sintomas da fibromialgia. Dentre as pesquisas clínicas realizadas, a maioria dos estudos é pequena, envolvendo poucos participantes.

Embora muitos suplementos naturais não tenham sido mostrados para oferecer qualquer ajuda, alguns suplementos mostraram resultados promissores:

Melatonina

Um pequeno e mais velho piloto com apenas 21 participantes mostrou que 3 miligramas (mg) de tomadas na hora de dormir melhoraram significativamente o sono e a gravidade da dor em pessoas com fibromialgia após 4 semanas.

Co-enzima Q10 (CoQ10)

Um duplo cego, controlado por placebo, descobriu-se que tirar 300 mg minutos por dia de dor significativamente reduzida, cansaço, cansaço da manhã e pontos de licitação em 20 pessoas com fibromialgia após 40 dias.

Acetill L-carnitina (LAC)

Em uma a partir de 2007, 102 pessoas com fibromialgia que tiraram significativas melhorias significativas em pontos de licitação, pontuações de dor, sintomas de dor, sintomas de depressão e dor musculoesquelética.

No estudo, os participantes tomaram duas cápsulas de 500 mg LAC por dia, além de uma injeção intramuscular de 500 mg LAC por 2 semanas, seguida por três cápsulas de 500 mg por dia durante 8 semanas.

Pesquisadores que conduziram um 2013 observou que 300 mg um dia de citrato de magnésio reduziu significativamente a intensidade da fibromialgia e o número de pontos de licitação em mulheres pré-menopausas após oito semanas.

O estudo foi relativamente pequeno, e incluiu 60 participantes.

Embora o citrato de magnésio tenha sido mostrado para oferecer alívio, os participantes que também receberam 10 mg minutos por dia da medicação antidepressiva viram aumento também de redução dos sintomas.

Se você quiser tentar uma dessas terapias, certifique-se de discuti-lo com seu médico para ter certeza de que é seguro fazê-lo.

9. Agendar em seu tempo de descanso

Uma boa maneira de gerenciar a fadiga causada pela fibromialgia é agendar o descanso em seu dia. Ficar sentado ou brevemente deitado em algum momento pode ser o que você precisa.

Tente planejar suas tarefas mais rigorosas por vezes em que você acha que terá mais energia. Da mesma forma, leve tempo para se comandar e encontrar equilíbrio dentro do seu dia.

As ofertas um guia útil para pactuar, incluindo:

  • estabelecer um planejamento
  • dividir as atividades em tarefas menores (usando um cronômetro pode ajudar)
  • alterando posições regularmente
  • alongando-se regularmente
  • priorizando e ajustando prioridades conforme necessário
  • delegando tarefas a outros se você puder
  • aprendendo a dizer não quando necessário

Se o estilo de vida mudar para reduzir o estresse e obter melhor sono não parece estar funcionando, um profissional de saúde pode ser capaz de prescrever medicação para ajudar.

Tenha em mente que medicações como pílulas para dormir carregam riscos, incluindo o vício, então você só deve usá-las como direcionado pelo seu médico.

Seu médico também pode querer fazer testes adicionais para ter certeza de que seus sintomas de fadiga não são causados por algo mais, como ou um.

Apesar de ser um sintoma invisível, a fadiga do fibro é muito real. Pode ser difícil de gerenciar, e também difícil de explicar para outras pessoas.

Se você já fez mudanças no estilo de vida-como modificar sua dieta e reduzir o estresse-e a fadiga ainda está afetando sua vida cotidiana, fale com seu médico.