Gordura Visceral

Gordura Visceral

1 de fevereiro de 2021 Off Por Corpo e Boa Forma

É saudável ter alguma gordura corporal, mas nem toda gordura é criada igual.

A gordura visceral é um tipo de gordura corporal que é armazenada dentro da cavidade abdominal. Ele está localizado perto de vários órgãos vitais, incluindo o:

  • fígado
  • estômago
  • intestinos

Ele também pode se construir nas artérias.

A gordura visceral é, às vezes, referida como “gordura ativa” porque pode aumentar ativamente o risco de problemas graves de saúde.

Se você tem alguma gordura da barriga, isso não é necessariamente gordura visceral. A gordura da barriga também pode ser gordura subcutânea, que é armazenada apenas sob a pele.

A gordura subcutânea, o tipo de gordura também encontrada nos braços e nas pernas, é mais fácil de ser constatada. A gordura visceral está realmente dentro da cavidade abdominal e não é facilmente vista.

Como a gordura visceral é diagnosticada

A única maneira de diagnosticar definitivamente a gordura visceral é com uma tomografia de CT ou ressonância magnética. No entanto, estes são procedimentos caros e demorados.

Em vez disso, os provedores de saúde geralmente usarão diretrizes gerais para avaliar a sua gordura visceral e os riscos de saúde que ela representa para o seu corpo.

De acordo com pesquisa, cerca de 10 de toda a gordura corporal é a gordura visceral. Se você calcular sua gordura corporal total e, em seguida, tirar 10 dele, você pode estimar a quantidade de gordura visceral.

Uma maneira fácil de determinar se você pode estar em risco para problemas de saúde relacionados é medir a sua cintura.

De acordo com a Harvard T.H. Chan School of Public Health, se você é uma mulher e sua cintura mede 35 polegadas ou maior, você está em risco por problemas de saúde a partir de gordura visceral.

Os homens estão em risco por problemas de saúde quando suas medidas de cintura mede 40 polegadas ou maiores.

Como é medido

Você não pode medir sua porcentagem de gordura visceral em casa.

No entanto, você pode descobrir a sua proporção de cintura-a-quadril (WHR) em casa ou pedir ao seu provedor de saúde para determinar esta medição para você.

Para calcular o seu WHR em casa, siga estas instruções:

  • Stand up straight.
  • Encontre, e medida, a menor parte da sua cintura. Geralmente é bem acima do umbigo. Esta medição é a sua circunferência de cintura.
  • Encontre, e medida, a parte mais alargada de seus quadris ou nádegas. Esta medição é a sua circunferência de quadril.
  • Divide sua circunferência de cintura por sua circunferência de quadril. Esta é a sua WHR.
  • De acordo com um relatório de 2008 da Organização Mundial da Saúde (OMS), citando um estudo de 2001, uma proporção de cintura-quadril acima de .85 para mulheres e .90 para homens indica obesidade abdominal.

    Também aumenta o risco de complicações metabólicas como o diabetes.

    Quociente de altura da cintura (WHtR)

    Você também pode usar a proporção de cintura de cintura (WHtR).

    De acordo com um estudo de 2020, o WHtR é particularmente útil para pessoas com diabetes tipo 1.

    Pesquisadores descobriram que ter um WHtR alto era um dos melhores indicadores de que uma pessoa com diabetes tipo 1 também tem uma alta porcentagem de gordura visceral.

    Foi considerada uma métrica mais confiável do que o WHR, índice de massa corporal (BMI), e um índice de forma corporal (ABSI).

    Ter uma circunferência de cintura maior também foi fortemente associado a uma porcentagem de gordura visceral alta.

    Para calcular o seu WHtR em casa, simplesmente divida a sua circunferência de cintura pela sua altura. Você pode medir em centímetros ou em centímetros, desde que você meça sua cintura e altura com as mesmas unidades.

    Um WHtR ideal é tipicamente não maior que .50.

    Complicações de gordura visceral

    A gordura visceral pode começar a causar problemas de saúde imediatamente.

    Ele pode aumentar a resistência à insulina, mesmo que você nunca tenha tido diabetes ou pré-diabetes.

    A pesquisa descobriu que a gordura visceral contribui para a resistência à insulina. Múltiplos estudos sugerem que é porque a gordura visceral secreta a proteína de ligação de retinol 4 (RBP4), uma proteína que aumenta a resistência à insulina.

    A gordura visceral também pode elevar a pressão arterial rapidamente.

    O mais importante, carregar o excesso de gordura visceral aumenta o seu risco por desenvolver várias condições médicas graves e de vida ameaçadoras. Estes incluem:

    • ataque cardíaco e doença cardíaca
    • diabetes tipo 2
    • AVC
    • câncer de mama
    • câncer colorretal
    • Doença de Alzheimer

    Como se livrar da gordura visceral

    A gordura visceral é extremamente receptiva a:

    • exercício
    • dieta
    • outras mudanças de estilo de vida que ajudam a manter um peso moderado

    Com cada libra que você perde, você perde alguma gordura visceral.

    Exercício

    Quando possível, exercite por pelo menos 30 minutes minutos todos os dias. Certise-se de incluir ambos os exercícios de cardio e treinamento de força.

    Cardio inclui exercício aeróbico, tais como:

    • treinamento de circuito
    • biking
    • running

    Vai queimar gordura mais rápido.

    O treinamento de força irá queimar lentamente mais calorias ao longo do tempo à medida que seus músculos ficam mais fortes e consomem mais energia.

    Idealmente, faça 30 minutes minutos de cardio 5 dias por semana e treinamento de força pelo menos 3 vezes por semana.

    Dieta

    Também é importante seguir uma dieta saudável e bem balanceada.

    Com a maior frequência possível, elimina os alimentos processados, altos do açúcar da sua dieta e inclua mais proteínas magras, vegetais e cartelas complexas, como batata doce, feijão e lentilhas.

    As dietas de baixo carb, como a dieta ceta, também podem ajudá-lo a perder gordura visceral.

    Descubra outras maneiras de reduzir a gordura visceral.

    Lifestyle

    O hormônio estresse cortisol pode realmente aumentar o quanto de gordura visceral suas lojas de corpo, assim, reduzir o estresse em sua vida ajudará a facilitar a perda da gordura.

    Prática de meditação, respiração profunda e outras táticas de gerenciamento de estresse.

    Quando ver o seu médico

    Se você é homem e sua cintura tem mais de 40 polegadas, ou se você é mulher e sua cintura tem mais de 35 polegadas, faça um compromisso para ver seu médico o mais rápido possível para discutir potenciais riscos de saúde e mudanças de estilo de vida.

    Seu médico pode usar testes como exames de sangue ou um eletrocardiograma (ECG ou EKG) para verificar riscos de saúde associados com alta incidência de gordura visceral.

    Eles também podem encaminhá-lo a um nutricionista.

    Outlook

    A gordura visceral não é visível, por isso nem sempre sabemos que está lá. Isso faz com que isso seja muito mais perigoso. Por outro lado, geralmente é prevenível.

    Manter um estilo de vida saudável, ativo e de baixo estresse pode ajudar a prevenir a gordura visceral de se construir em excesso na cavidade abdominal.