Mudras para o Sono: Essa Prática Iogênica Antiga Pode Ajudá-Lo A Dormir Mais Profundamente?

Mudras para o Sono: Essa Prática Iogênica Antiga Pode Ajudá-Lo A Dormir Mais Profundamente?

28 de junho de 2021 Off Por Corpo e Boa Forma

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Getty Images / The Good Brigade

Sleep é uma parte essencial, restauradora das atividades diárias. Ainda assim, muitas pessoas têm problemas para conseguir o suficiente.

Antes do advento da medicina moderna, as práticas antigas, como a ioga, a meditação, e o tai chi, ofereceram técnicas de redução de estresse que também indiretamente auxiliam o sono.

Essas práticas incluidas mudras, ou gestos de mão significava estimular certas energias no corpo, na mente e no espírito.

Pode mudras ser uma prática complementar útil para ajudá-lo a dormir mais profundamente? Leia a respeito para saber mais sobre essa prática esotérica e como ela pode ajudar a melhorar o sono.

“Mudra” é um termo Sanskrit que significa “gesto”.

Nas práticas yogênicas, esta palavra refere-se a posições de mão particulares, muitas vezes envolvendo a pressão suave entre as pontas dos dedos. Este gesto ou pose é realizado no lugar por um período de tempo, de alguns segundos até a duração de uma meditação de forma longa.

O termo mudra também é comumente usado em. Isso é visto como uma forma de ioga, conhecida como Bhakti ou yoga devocional.

Em Hindi, a palavra mudra também pode significar token, moeda ou selo. Cada pose de mão, ou mudra, representa um laço fechado que acredita-se energicamente selar a energia espiritual dentro do corpo.

O termo “Hastha yoga” também é usado para se referir a técnicas de yoga baseadas em mão, como mudras.

Nossas mãos possuem uma rede de nervos e terminações nervosas. Os praticantes acreditam que as mudras estimulam esses nervos, que por sua vez se comunicam com o cérebro.

“A prática da ioga mudra facilita o fluxo de energia no corpo”, diz, uma terapeuta de yoga, facilitadora de treinamento de ioga nidra, e coach de saúde de ioga. “Os mudras específicos afetam certos estados de espírito e criam e mantêm o equilíbrio nas cinco energias elementar no corpo que ajuda em uma vida saudável.”

Huber também acredita que mudras atuam como representações físicas de fenômenos mentais.

” Mudras atuam como caminhos para religar o cérebro. Ao enrolar e tocar os dedos podemos acessar uma conexão mente-corpo, já que cada área da mão corresponde a uma certa parte da mente ou corpo “, diz ela.

, um coach de yoga acharya e holístico life coach, acredita que mudras podem ser um caminho para a auto-realização.

“Mudras são uma prática iogênica avançada que leva ao despertar dos, (ou centros de energia), e shakti”, diz Chopra.

Prana refere-se à força vital em Sanskrit. Kundalini shakti refere-se à energia da criação, disse ser cojado na base da espinha até que a iluminação seja alcanada, e ela ascende à coroa da cabeça.

De acordo com o instrutor de ioga Ashish Painuly of, mudras “trabalho sobre os de cinco elementos fundamentais, ou Pancha tattva, do qual nosso corpo é constituído de.”

Estes elementos são representados pelos cinco dedos. Quando você pressiona juntos as pontas dos dedos, os elementos correspondentes são estimulados, Painuly diz.

Os cinco elementos e os dedos correspondentes são:

FingerElementChakraLocationthumbfire ou “agni” solar plexusacima the navelindex fingerair ou “akash” throathollow of the throatring fingerearth ou “prithvi” rootbase of the spinelittle fingerwater ou “jal” sacralbetween the sacrum and perineum

Não há muita coisa científica revisada pelo peer pesquisa em torno de mudras para o sono.

Mudras acredita-se terem sido usadas em tempos antigos para ajudar a aliviar. Muitos estudos indianos mencionam mudras como uma prática culturalmente relevante que se acredita ajudar com várias enfermidades, como:

Algumas pesquisas comparam a terapia de mudra a,, que têm. No entanto, não há estudos de alta qualidade suficientes para confirmar os paralelos entre essas práticas.

Um pequeno sugeriu que os mudras de yoga podem ajudar a melhorar a qualidade do sono para pacientes com problemas de ronco, bem como apneia do sono. No entanto, os autores do estudo ressaltaram a necessidade de protocolos padronizados.

Enquanto mudras podem ser uma prática complementar útil quando se trata de dormir mais profundamente, mais pesquisas são necessárias para confirmar isso.

Antes de começar com mudras, Chopra recomenda buscar um professor experiente e culturalmente competente.

“A mudra de Yoga une a consciência individual com a consciência Suprema, ou a natureza externa com a natureza interior”, diz ela. “Mudras são uma prática iogênica muito avançada e devem ser idealmente ensinadas por um professor experiente e experiente ou guru.”

De acordo com Huber, é melhor começar esfregando as frentes e as costas das mãos juntas para aquecê-las e ativar as terminações nervosas.

Então, relaxe as mãos e preste atenção nas sensações antes de começar a prática.

Os mudras abaixo são popularmente usados para o sono. É importante lembrar que especialistas sugerem buscar treinamento a partir de um profissional qualificado.

    Shakti Mudra
  • Prana Mudra
  • Chin Mudra
  • Chin Mudra
  • Apan Mudra
  • Dhyani Mudra
  • Apan Mudra
  • Ksepana Mudra
  • Ksepana Mudra
  • Shambhavi Mudra
  • Shanmukhi Mudra
  • Shanmukhi Mudra
  • Anjali Mudra
  • Yoni Mudra

De acordo com a Painuly, mudras podem ser praticados deitados deitado.

“Não há nenhum mal se você cair no sono enquanto segura a mudra”, diz ela. “Você pode colocar as mãos em seu peito, umbigo, ou simplesmente para baixo além de seus quadris [enquanto você pratique].”

Os instrutores de Yoga sugerem que resultados mensuráveis podem ser observados quando mudras de ioga são realizados diariamente, durante um período estendido.

Muitos destes incluem um nível de meditação, uma prática conhecida por reduzir o estresse e a ansiedade.

Muitos estudos clínicos também sugerem que os mudras de ioga têm resultados benéos em seus assuntos de teste mas sempre sugerem que é necessário mais pesquisas.

Mudras são comuns na dança clássica indiana e uma parte importante da prática ritual hindu. Um texto de Sanskrit sobre artes cênicas a partir de cerca de 300 a.C., conhecido como o, menciona 37 mudras e suas funções enérgicas.

Mudras também têm uma importância especial no budismo. Vários mudras representam muitos eventos dentro da vida de Buda que o levam à auto-realização. Para muitos, os gestos de mão de Buda representam uma bênção ou transmissão de um estado meditativo.

Os mudras de Yoga e yoga representam uma forma de sabedoria antiga que pode servir como uma terapia complementar. Enquanto eles podem oferecer suporte para o sono, eles não devem substituir aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento.

Clinicamente, os mudras de ioga precisam de mais pesquisas para confirmar se podem ajudar com questões de sono.

As atividades relacionadas com a Yoga são uma parte popular das práticas de bem-estar em todos os lugares por muitas razões.

No entanto, muitos acreditam que mudras são uma prática yogic avançada e devem ser ensinados por um professor experiente, culturalmente competente.

Com a facilidade e a conveniência de mudras também vem a responsabilidade de entender como aproveitar os benefícios da sabedoria antiga enquanto homenagam os rituais e tradições associados a uma prática cultural ativa e viva.

Nandita Godbole é uma escritora de alimentos de origem indiana em Atlanta e autora de vários livros de culinária, incluindo seu mais recente, “Seven Pots of Tea: An Ayurvedic Approach to Sips & Nosh.” Encontre seus livros em locais onde os livros de receitas finas são mostrados, e siga-a em @currycravings em qualquer plataforma de mídia social de sua escolha.