O Impacto Emocional De Enxaqueca e Como Copiar

O Impacto Emocional De Enxaqueca e Como Copiar

4 de fevereiro de 2021 Off Por Corpo e Boa Forma

Enxaqueca pode ser debilitante-não apenas no sentido físico, mas em sentido emocional, também.

imagem05-02-2021-02-02-27Compartilhe a PinterestHinterhaus Productions / Getty Images

Eu tive enxaqueca durante o tempo que eu me lembro. Minha mãe conta que os ataques começaram quando eu tinha 7 anos, e desde que eu os experimentei com frequência regular.

Às vezes eu terei 3 ou 4 dias de enxaqueca em um período de 10 dias, e às vezes serei enxaqueca-livre por 4 semanas antes de sofrer um ataque que dura dias. De qualquer forma, os ataques de enxaqueca são uma garantia na minha vida.

Embora eu tenha desenvolvido um arsenal de truques e ferramentas para me ajudar a gerenciar a dor e diminuir a náusea, uma coisa que eu continuo lutando é o lado emocional dela.

Precisamos falar sobre o impacto emocional da enxaqueca

Enquanto os sintomas físicos da enxaqueca são bem documentados, os efeitos colaterais emocionais não são tão frequentemente discutidos.

Estou muitas vezes fenindo sentimentos de culpa, vergonha, constrangimento e ressentimento enquanto tenta gerenciar náuseas e dor que vêm com um ataque.

Em um cenário social, eu também já lidei com sentimentos de pânico no início de um ataque de enxaqueca e flagrado sobre como estar doente pode incomodar os planos de outra pessoa.

Por exemplo, em um casamento recente, eu passei a recepção correndo até o banheiro para ficar doente, enquanto baixava apenas o quão inwell eu me sentia com o resto dos convidados.

Muitas vezes senti vergonha e constrangimento de que algo tão simples como não beber água suficiente, exagerar no álcool, ou se entregar ao excesso de açúcar pode me deixar sofrendo.

Eu senti ressentimento e frustração quando um ataque me forçou a cancelar planos ou apareceu no meio de um evento que eu estava ansiando.

Instâncias como estas podem estar familiar para pessoas que experimentam ataques de enxaqueca mais episódica, mas pessoas com enxaqueca crônica, exibindo sintomas em 15 ou mais dias por mês, são ainda mais propensas a experimentar ansiedade e depressão.

Viver com uma doença invisível pode se sentir isolante

Yuko Nippoda, psicoterapeuta e porta-voz do British Council for Psychotherapy (UKCP), confirma que pessoas com enxaqueca crônica podem muitas vezes experimentar ansiedade, depressão, e outros impactos emocionais.

” Você pode se sentir ansioso sobre quando um ataque virá em seguida, como você irá gerenciá-lo, e se a enxaqueca poderia causar outras doenças “, explica ela.

Muitas pessoas também se preocupam em cancelar planos ou não ser cumprir seus compromissos, o que pode causar ansiedade sobre a perda de amigos ou empregos.

” Essa ansiedade pode levar a um medo de que tudo poderia dar errado na sua vida “, diz Nippoda.

Se você é regularmente incapaz de participar da vida cotidiana como resultado da enxaqueca, você também poderia experimentar sentimentos de depressão.

” Você pode questionar por que você [tem essa condição], e você pode sentir raiva ou se culpar de você mesmo que não está gerenciando bem “, diz Nippoda.

Sentimentos de isolamento e solidão também são comuns, já que pode ser difícil para os outros entenderem o que você está passando se eles não tiverem enxaqueca.

Nippoda diz que todos esses sentimentos são normais, e você não deve se bater sobre isso, já que isso pode fazer você se sentir pior.

“Migraine é uma condição crônica invista, e [isso] pode ser facilmente incompreendida por outras pessoas, o que pode levar a sentimentos de vergonha e culpa”, ela explica.

5 maneiras de gerenciar o balanço emocional de enxaqueca

Se você notar que está experimentando qualquer um desses sintomas emocionais como resultado de enxaqueca, existem maneiras que você pode gerenciá-lo.

Iniciar com gentileza

A dor física pode ser difícil de gerenciar-e não é sua culpa.

“Você não precisa se sentir envergonhado”, diz Nippoda. “Pelo contrário, você deve se elogiar por lidar com dificuldades.”

Tente alternar sua autoconversa para uma voz que reconhece o quão bem você está fazendo.

Eu achei repetindo as palavras “está OK, estou fazendo o meu melhor, isso não é minha culpa,” muito prestativo.

Endereço de pressão social

Se você está preocupado que sua condição pode atrapalhar os planos de outra pessoa, Nippoda diz que é importante não deixar que os outros te pressionem. Ter uma conversa honesta sobre como a enxaqueca debilitante pode ser pode ser útil.

“Pode ser útil dizer aos outros que você tem uma condição física crônica e que você precisa se comandar”, sugere ela. “Isso pode então diminuir o medo que você pode precisar para cancelar planos.”

Considerar um grupo de apoio

Sentido como ninguém na sua vida teve experiências semelhantes ou que ninguém entende que você pode levar a sentimentos de solidão e inútil, diz Nippoda.

“Quando você pode compartilhar sua experiência com os outros, você se sente aceito e você pode aceitar a si mesmo mais”, ela diz.

Se unir um grupo de suporte em pessoa não é para você, há muitos grupos de suporte de enxaqueca online e fóruns você pode se juntar.

Encontre uma comunidade que o obtenha

Não há razão para passar só enxaqueca. Com o aplicativo gratuito Migraine Healthline, você pode se juntar a um grupo e participar de discussões ao vivo, se igualar com os membros da comunidade por uma chance de fazer novos amigos, e ficar atualizado sobre as últimas notícias de enxaqueca e pesquisa.

Prática mindfulness

Pesquisa sugere que a meditação de mindfulness pode reduzir os efeitos relacionados à enxaqueca.

Nippoda diz que priorizar o relaxamento é um bom lugar para começar.

“Relaxamento, mindfulness, música acalorada ou ioga podem ajudar a acalmar você e te aterrar”, ela explica. “Isso pode ser útil porque muitos sentimentos negativos podem entrar em sua cabeça.”

Cuidado com os padrões

Rastrear seus sintomas pode ajudá-lo a encontrar padrões. Por exemplo, você pode notar que o clima, certos alimentos, ou em particular situações estressantes sempre desencadear um ataque.

“Quando você conhece esses fatores, você ganha confiança na gestão da condição e pode reduzir a ansiedade”, diz Nippoda.

Eu achei que procurar padrões na minha resposta emocional pode ser útil também. Quando eu posso identificar as emoções negativas que costumo experimentar durante um ataque, fica mais fácil para eu desempacotar elas, e por sua vez, diminuir seu controle em mim.

A takeaway

A Migraine pode ser debilitante-não apenas no sentido físico, mas em um sentido emocional também.

Pessoas que gerenciam a enxaqueca crônica podem experimentar culpa, vergonha, constrangimento, ressentimento, frustração e até mesmo ansiedade e depressão.

Experimentar essas emoções é uma reação normal à dor e ao desconforto, e em alguns casos, elas podem ser gerenciadas praticando a auto-bondade e mindfulness, identificando padrões, e diminuindo a pressão social.

Se você está tendo problemas para gerenciar sua saúde mental e essas estratégias não são úteis, encontre alguém para conversar. Há opções de terapia para cada orçamento, e ninguém deve ter que ir sozinho.

Em alguns casos, um provedor de saúde pode recomendar medicação para a ansiedade ou depressão que você está experimentando ao lado da enxaqueca.

Victoria Stokes é uma escritora do Reino Unido. Quando ela não está escrevendo sobre seus tópicos favoritos-desenvolvimento pessoal e bem-estar-ela geralmente tem o nariz preso em um bom livro. Victoria lista café, coquetéis e a cor rosa entre algumas de suas coisas favoritas. Encontre ela no Instagram.