O Que É A Terapia De Realidade e A Teoria da Escolha?

O Que É A Terapia De Realidade e A Teoria da Escolha?

18 de junho de 2021 Off Por Corpo e Boa Forma

Realidade é uma forma de aconselhamento que visualizam comportamentos como escolhas. Ela afirma que os sintomas psicológicos ocorrem não por uma condição de saúde mental, mas devido às pessoas que escolhem comportamentos para cumprir suas necessidades.

Um objetivo do terapeuta de realidade é ajudar as pessoas a aceitar a responsabilidade por esses comportamentos e escolher ações mais desejáveis que lhes permitam conectar-se com outras.

O Dr. William Glasser desenvolveu este método em 1965. Ele usou a terapia de realidade em hospitais psiquiátricos, prisões e presídios. Glasser já escreveu muitos livros sobre o assunto, e o Instituto William Glasser ainda ensina seus métodos hoje.

Embora não tenha havido muita pesquisa sobre a eficácia da terapia de realidade, ela é praticada em muitas culturas e países. No entanto, membros da comunidade psiquiátrica criticaram a terapia de realidade, uma vez que rejeita o conceito de condições de saúde mental.

Neste artigo, exploraremos as ideias por trás da terapia de realidade, juntamente com suas técnicas, benefícios e críticas.

A terapia de Realidade é baseada na teoria da escolha, que Glasser também criou.

A teoria de Choice afirma que os humanos têm cinco necessidades básicas, geneticamente orientadas, chamadas de “instruções genéticas”. Estes são:

  • sobrevivência
  • amor e pertencimento
  • poder ou realização
  • liberdade ou independência
  • diversão ou gozo

Na teoria da escolha, essas necessidades não existem em nenhuma ordem específica. Mas ela afirma que nossa necessidade primária é o amor e o pertencimento, o que explica por que os desafios de saúde mental muitas vezes estão relacionados com as relações.

A teoria também afirma que escolhemos nossos comportamentos para satisfazer as necessidades não atendidas. E, para atender a essas necessidades, nosso comportamento deve ser determinado por forças internas. Se o nosso comportamento for influenciado por fatores externos como pessoas ou situações, isso resultará em sintomas psicológicos.

A terapia de realidade aplica os principais princípios da teoria da escolha. Tem como objetivo ajudá-lo a reconhecer a realidade de suas escolhas e escolher comportamentos mais eficazes. Os conceitos principais incluem:

Comportamento

Comportamento é um componente central da terapia de realidade. É categorizado em comportamentos organizados e comportamentos reorganizados.

Os comportamentos organizados são comportamentos passados que você criou para satisfazer suas necessidades. O terapeuta irá ajudá-lo a reconhecer quaisquer comportamentos organizados ineficazes.

Depois de identificar comportamentos ineficazes, você vai trabalhar em alterá-los em comportamentos mais eficazes ou fazer completamente novos. Estes são chamados de comportamentos reorganizados.

Ao apresentar comportamentos como escolhas, a terapia de realidade pode ajudá-lo a gerenciar melhor suas experiências e ações de vida, de acordo com os defensores da técnica.

Control

A teoria da escolha sugere que uma pessoa só é controlada por eles mesmos. Ela também afirma que a ideia de ser controlada por fatores externos é ineficaz para fazer mudanças.

Este conceito surge na terapia de realidade, que afirma que as escolhas comportamentais são determinadas pelo controle interno. Um terapeuta de realidade trabalha para aumentar sua conscientização sobre essas escolhas controláveis.

Responsabilidade

Na terapia de realidade, o controle está intimamente ligado à responsabilidade. De acordo com o Dr. Glasser, quando as pessoas fazem escolhas pobres, elas estão irresponsavelmente tentando cumprir suas necessidades.

Com base nessa noção, a terapia de realidade visa aumentar sua prestação de contas do seu comportamento.

Ação

De acordo com a terapia de realidade, suas ações fazem parte do seu comportamento geral. Ele também sustenta que você pode gerenciar suas ações. Daí, o terapeuta se concentrará em modificar ações para mudar o comportamento.

O método envolve a avaliação de suas ações atuais, o quão bem eles estão satisfazendo suas necessidades, e planejar novas ações que atenderão a essas necessidades.

Momento presenteado

Realidade terapia estados que apresentam comportamento e ações não são influenciadas pelo passado. Em vez disso, alega que o comportamento atual é determinado pelas necessidades não atendidas presentes. Ele usa uma abordagem “aqui e agora” para responsabilidade e ação.

Você pode usar a terapia de realidade para muitos cenários e relacionamentos diferentes, incluindo:

  • terapia individual
  • terapia familiar
  • aconselhamento de casamento
  • educação
  • gerenciamento
  • relacionamentos com colegas
  • amizades

Tradicional e objetivo entender as causas subjacentes dos problemas de uma pessoa. Eles também se concentram em pensamentos, sentimentos e comportamentos inconscientes.

A terapia da Realidade, por outro lado, enfatiza o presente. O objetivo é mudar o comportamento atual a fim de lidar com as condições de saúde mental e melhorar as relações.

Dr. Glasser acreditou que se desconecta com os outros estão no cerne da insatisfação de uma pessoa e muitas vezes sintomas mentais e físicos.

adicionalmente, a terapia de realidade rejeita a ideia de doença mental. Dr. Glasser acreditava que as pessoas não estão mentalmente doentes, apenas escolhem comportamentos inadequados para satisfazer suas necessidades em vez disso.

Nem todos os profissionais de saúde aceitam a terapia de realidade. Alguns criticam isso devido a seus:

  • Oposição de doença mental. Dr. Glasser alegou que doença mental não existe, o que recebeu pushback da comunidade psiquiátrica.
  • Potencial para impor visões. Um terapeuta de realidade ajuda as pessoas a desenvolver novas ações. Alguns dizem que isso permite que o terapeuta imponha seus valores e julgamentos.
  • A postura de Anti-medicação. Dr. Glasser declarou que a medicação nunca é necessária para tratar as condições de saúde mental. Críticos dizem que ele poderia ter mencionado os benefícios da terapia convencional sobre as drogas, em vez de desfaltá-las inteiramente.
  • Desconsideração do inconsciente. Algumas pessoas dizem que a terapia de realidade falha ao reconhecer o poder do nosso inconsciente.
  • Limitação ao presente. A terapia de realidade não visa entender conflitos passados, ao contrário das formas tradicionais de terapia.

A terapia de realidade envolve diferentes técnicas para mudar o seu comportamento atual. Alguns exemplos incluem:

Autoavaliação

Um terapeuta usará técnicas de autoavaliação para ajudá-lo a reconhecer suas ações presentes. Isso serve como uma base para o planejamento de novas ações.

Eles podem fazer perguntas como:

  • “Quais são suas percepções sobre os objetivos que você alcançou e aqueles que você não tem?”
  • “Os seus objetivos atuais são realistas?”
  • “Como você está disposto a fazer uma mudança?”

Typicamente, um terapeuta usará repetidamente esta técnica ao longo de suas sessões.

Planejamento de ação

Após a autoavaliação, seu terapeuta irá orientá-lo através do planejamento de ação. O objetivo é planejar novas ações que atendam melhor as suas necessidades.

Geralmente, essas ações são:

  • simples
  • específicas
  • mensuráveis
  • alcançáveis
  • focadas em resultados, em vez da ação a ser evitada
  • imediatas ou demoradas

Reenquadrando

Em reenquadramento, um terapeuta expressa um conceito de forma positiva ou menos negativa. Isso pode ajudar a deslocar seu mindset de problema-focado para solução-focada.

Por exemplo, você pode dizer que não pode ficar sendo desrespeitado por outros. Um terapeuta de realidade pode relabel o problema e dizer: “Feeling respeitado por outras pessoas é importante para você.” Isso ajuda você a encontrar soluções dentro de problemas.

ensaio comportamental

O ensaio comportamental envolve a praticidade de comportamentos sociais adequados. Por exemplo, seu terapeuta pode tê-lo imaginado ou falar sobre esses comportamentos. Ou, você pode agir a situação com o seu terapeuta.

Quando a situação acontecer na realidade, você estará preparado para responder com o comportamento adequado.

Seek um licenciado que é treinado em terapia de realidade. Este pode ser um:

  • psicoterapeuta
  • Conselheiro clínico
  • orientador da escola

Você pode perguntar para indicações de seu médico ou de um amigo confiável. Certifique-se de olhar para suas credenciais e considerar revisões online. Importante, sempre escolha alguém com quem você se sinta confortável conversando. Se você não se conectar com o primeiro terapeuta você entra em contato, alcance para outro.

O comportamento de visualizações de terapia da realidade como uma escolha. É baseado em assumir a responsabilidade por essas escolhas e escolher ações mais eficazes. Isso se diz para ajudar com sintomas psicológicos e condições de saúde mental.

No entanto, devido à sua abordagem não tradicional, a terapia de realidade tem recebido muitas críticas.

Se você está interessado neste método, certifique-se de trabalhar com um terapeuta que é profissionalmente treinado em terapia de realidade.