Os 15 Melhores Livros De Saúde Mental de 2021

Os 15 Melhores Livros De Saúde Mental de 2021

24 de junho de 2021 Off Por Corpo e Boa Forma
A woman reading a book about mental health

Uma mulher lendo um livro sobre saúde mental

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  • Best for people battling trauma:
  • Best for science lovers:
  • Best for ansiedade:
  • Best for recovery from addiction:
  • Best for women sobreviventes of relationship abuse:
  • Best por entender uma perspectiva de terapeuta:
  • Best for superar codependência:
  • Best for battling burnout:
  • Best for curar da dor emocional:
  • Melhor para entender o trauma familiar:
  • Best for self-awareness:
  • Best for navigating relacionamentos:
  • Best for altamente sensitive people:
  • Best for praticar self-love:
  • Melhor para encontrar ordem na vida:

Livros são mais do que apenas um conforto. Eles podem ser um portal para mundos diferentes, uma ponte para um novo passado ou futuro, um posto avançado para filosofias, e um sistema de apoio para tempos de necessidade.

Em um sentido literal, essa leitura tem o poder de mudar o seu cérebro e criar padrões diferentes dentro dela. Em um nível prático, a leitura permite que você aprenda novas informações e habilidades que você pode não ter conhecido antes.

Embora lidar com uma doença mental pode se sentir isolante, experimenta a doença mental a cada ano. A terapia e o mindfulness são passos poderosos na busca de ajuda. Para aqueles que procuram aprender novas habilidades fora da terapia, bibliotecas e livrarias estão se aliando com opções escritas por especialistas e profissionais licenciados.

Os livros de saúde mental podem ser uma maneira útil de processar suas experiências, aprender sobre a psicologia e, muitas vezes, encontrar técnicas e ferramentas para ajudá-lo em sua vida cotidiana. Eles podem auxiliar o seu kit de ferramentas de saúde mental, fornecendo diferentes técnicas, pesquisas científicas e histórias de outros que enfrentaram os mesmos obstáculos.

Aqui, arredamos livros que cobrem os assuntos de depressão, ansiedade, dependência, amor próprio, relacionamentos e muito mais.

Os livros desta lista abrangem um amplo espectro de preocupações de saúde mental e fornecem ferramentas para gerenciar momentos difíceis na vida. Alguns livros listados foram escritos por médicos e profissionais de saúde mental, enquanto outros foram recomendados por profissionais de saúde mental que usam os livros com seus pacientes. Vários livros foram altamente avaliados e escritos por pessoas que lidaram com uma questão de saúde mental.

Guia de precificação

  • $ = abaixo de $12
  • $$ = $12-$15
  • $$$ = mais de $15

Best for people battling trauma

  • Preço: $

Trauma vem em todas as formas, de experiências de quase morte a perda inesperada. O Dr. Bessel van der Kolk usa descobertas científicas recentes para revelar como o trauma não impacta apenas a mente, mas também o corpo.

De acordo com van der Kolk, o trauma pode comprometer as capacidades dos sofredores para o prazer, o engajamento, o autocontrole e a confiança. Em seu livro de bestseller #1 New York Times, “The Body Keeps the Score”, ele explora métodos de tratamento que ajudam a ativar a neuroplasticidade natural do cérebro em pacientes de trauma.

Mais do que uma conquista em neurociência, “The Body Keeps the Score” é uma forma de os leitores encontrarem potencialmente seu caminho através das profundezas do trauma com abordagens exclusivas para a terapia como terapia de ioga e movimento de dessensibilização e reprocessamento (EMDR) de movimento. O livro tem garimpado o interesse e o elogio de muitos em neurociência e psicologia.

Em uma revisão encontrada na Amazon, Ruth A. Lanius, MD, PhD, diretor de pesquisa do PTSD da Universidade de Western Ontario, afirma: “Este livro proporcionará indivíduos traumatizados com um guia para curar e mudar permanentemente como os psicólogos e psiquiatras pensam sobre trauma e recuperação”.

Best for science lovers

  • Preço: $

O cérebro é um órgão poderoso que é responsável por uma miríade de funções em nosso corpo e mente. Por que não tratá-lo como o resto do nosso corpo? O autor e neuropsiquiatra Daniel G. Amen, MD, faz o caso de como a ansiedade, a depressão, a obsessividade, a impulsividade e a raiva podem estar relacionadas com o modo como estruturas específicas funcionam em seu cérebro. Ele usa evidências científicas e pesquisas compiladas a partir de 100.000 tomografias cerebrais SPECT para explicar a mecânica de como o cérebro contribui para a saúde mental geral.

O livro compartilha técnicas para diminuir a ansiedade, combater a depressão, frear a raiva, impulsionar a memória, aguçar o seu foco e lidar com a sensação de estar preso.

“Reading this book felt like panning for gold durante a corrida do ouro”, compartilhou um revisor na Amazon. Enquanto o livro tem gemas, alguns revisores sentem que Amen é excessivamente auto-promocional em sua escrita.

Best for ansiedade

  • Preço: $

Você já se sente como um prisioneiro aos seus pensamentos? Se você não pode parecer para apagar as chamas de pensamentos intrusivos, há um livro para isso. Pensamentos intrusivos às vezes podem se sentir como um gnat que você não pode parecer para afastar. Em outros momentos, eles podem se sentir como uma avalanche que te manda entrar em pânico.

Em “Hope and Help for Your Nerves”, a Dr. Claire Weekes fornece orientação passo-a-passo sobre como entender e mitigar seus sintomas de ansiedade. Ela usa sua própria experiência e cenários a partir de trabalhos pioneiros em psiquiatria para proporcionar um caminho mais claro para ajudar os leitores a encontrar seu próprio poder.

Melhor para recuperação do vício

    Preço: $$

Você pode conhecer Russell Brand de sua carreira de ator, mas o astro “Get Him to The Greek” abriu um caminho para si mesmo como defensor de recuperação. Em 2019, Brand debutou seu livro, “Recovery: Freedom from Our Addictions”. Seu livro fornece lições que podem ser aplicadas a uma variedade de viciações, e fornece passos para as pessoas com dependência e seus entes queridos para obter a ajuda que precisam.

A Brand tem lutado abertamente com drogas, sexo, álcool, fama e viciados em alimentos. O comediante usa humor e compaixão enquanto tece sua própria história de dependência com conselhos que aprendeu enquanto estiver em recuperação. Ao invés de perguntar aos leitores por que eles são viciados, ele acredita que a verdadeira questão deve ser: “que dor é o seu vício mascarando?”. Entre Revelações próprias da marca sobre o mundo e seu plano pessoal de recuperação, o ator fornece uma nova perspectiva sobre a mudança do vício passado.

A Brand não é uma profissional de saúde mental mas sua experiência pode ajudar os leitores a se sentiam menos sozinhos em suas lutas.

Melhor para as mulheres sobreviventes de abuso de relacionamento

  • Preço: $$$

O abuso pode vir em forma de abuso físico, emocional ou sexual que impacta homens, mulheres e pessoas não binárias. De acordo com o, 1 em 3 mulheres experimentam abuso por parte de um parceiro romântico enquanto 1 em 5 mulheres experimentam estupro. As estatísticas são marcantes e deixam as organizações como estimadoras de que 20 pessoas nos EUA são abusadas por um parceiro íntimo a cada minuto.

Com o abuso sendo uma experiência mais triste mas comum entre as mulheres, é provável que você ou alguém que você conhece tenha experimentado algum tipo de violência parceira íntima. Workbooks como “Healing the Trauma of Abuse: A Women’s Workbook” ajudam a fornecer uma abordagem gentil para a cura e a recuperação. O livro pode se aplicar a mulheres que experimentaram traumas como criança ou adulto, e tem como objetivo introduzir os leitores a estratégias de resolução de problemas e auto-defesa para reconstruir a autoestima e curar. A metodologia foi desenvolvida por Maxine Harris e clínicos em Conexões Comunitárias, uma agência de saúde mental sem fins lucrativos em Washington, D.C.

Dentro do livro, os leitores podem fazer uma avaliação para entender se estiverem prontos para passar pelos exercícios. O guia abrange assuntos como limites físicos e emocionais, técnicas de auto-sooamento, sexualidade feminina, comportamentos autodestrutivos, técnicas de comunicação e aceitação.

Embora o livro tenha recebido uma ampla matriz de críticas positivas e uma classificação de 4,6 sobre a Amazon, os autores não recomendam o livro para as mulheres que atualmente estão tentando deixar um relacionamento abusivo.

Melhor para entender a perspectiva de um terapeuta

    Preço: $$$

A psicoterapeuta Lori Gottlieb estava acostumada a ser a terapeuta na sala até que ela experimentou uma crise que a levou a mudar de funções e sentar no sofá da terapia. No New York Times bestseller de memoir, “Talvez você deva conversar com alguém”, Gottlieb leva os leitores através da vida como terapeuta em busca de terapia. O livro segue as sessões de terapia de seus clientes em sua prática baseada em Los Angeles, incluindo as lições que ela aprende com eles e o progresso que eles fizeram ao longo do caminho. Quando Gottlieb experimenta um rompião inesperado, ela se encontra buscando a terapia de Wendell e obter um gostinho do que é ser um cliente.

“Talvez Você deva Falar com Alguém” polvilhe com humor e honestidade como Gottlieb compartilha sua perspectiva como praticante e paciente. Através de suas palavras, os leitores ficarão com sabedoria e esperança sobre a condição humana que todos compartilhamos. Se você está nervoso por ver um terapeuta, este livro vai te ajudar a ver sessões através de um olhar de conselheiro e entender que eles são humanos assim como você.

Melhor para superar a codependência

    Preço: $

Codependência é uma condição emocional e comportamental que dificulta a capacidade de uma pessoa ter limites saudáveis e uma parceria equilibrada em suas relações românticas, platônicas ou familiares. Muitas vezes, as pessoas que são codependentes podem encontrar-se sentindo-se inseguras em sua relação, uma necessidade de aprovação, uma falta de confiança em si e outros, dificuldade em tomar decisões, e culpadas de se afirmar. Uma pessoa codependente pode ir a extremos para ficar em seu relacionamento e evitar o abandono, que pode se tornar tudo-consumir.

Na Melody Beattie’s “Codependente No More”, ela compartilha histórias de vida, reflexões, exercícios e auto-testes para ajudar os leitores a quebrar o padrão de codependência e começar a colocar suas vidas em primeiro lugar. O livro tem angariado mais de 30.000 avaliações sobre, com uma maioria de críticas positivas. Alguns revisores sentiram que o livro era repetitivo, não gostava de alguns temas religiosos mencionados, e descobriram que muitas porções se concentraram na codependência ao lidar com alguém com transtorno de abuso de álcool.

Allyson Timmons, conselheiro de saúde mental licenciado e fundador da, sente que o livro ajuda a fornecer “diretrizes para a cura da codependência através de análise de padrões e criação de limites saudáveis”.

Best for battling burnout

  • Preço: $

O que se ficar over burnout foi mais fácil do que imaginamos? As irmãs Emily Nagoski, PhD, e Amelia Nagoski, DMA, estão em missão de acabar com o burnout ajudando os leitores a entender como desbloquear o ciclo de estresse biológico. Seu livro, “Burnout: The Secret to Unlocking the Stress Cycle”, se configurou para explicar por que as mulheres experimentam o burnout diferente dos homens, como minimizar o sentimento, e como gerenciar as emoções.

De acordo com o livro, burnout é exaustão emocional, despersonalização e diminuição do senso de realização. Os autores compartilham que só porque você lidou com um estressor em sua vida não significa que você tenha concluído um ciclo de estresse, e ficar preso nesse ciclo pode-você adivinhou-causa burnout. Emily e Amelia Nagoski esboça como entender a resposta do seu corpo ao estresse, fechar o loop do ciclo de estresse e decretar solução de problemas planosos por meio de pesquisas minuciosas e planilhas úteis.

Sarah Knight, uma autora do New York Times bestseller de “Calm the F* ** Down”, chamada de “Burnout” o padrão ouro dos livros de autoajuda. Alguns revisores reclamaram dos princípios feministas que brilham através do texto, referências da cultura pop, e do estilo de escrita conversacional. No geral, o livro tem garimpado desde sua estreia, com uma maioria de leitores felizes.

Best for curar from emocional pain

  • Preço: $$

Perda, mágoa, falha e rejeição não são tão visíveis como um membro quebrado ou corte aberto, mas isso não os torna menos dolorosos. Guy Winch, PhD, escreveu “Emocional First Aid” para fornecer estratégias para aqueles que precisam de mendar as dores emocionais que todos experimentam em algum momento da vida. Como qualquer ferimento, deixar uma enfermidade não tratada pode fazer com que ele se preocupe ou se espalhe. Em vez de escrever aos pacientes uma prescrição, a Winch fornece estratégias e ferramentas para construir o seu próprio kit de primeiros socorros emocionais. No livro, ele aborda a rejeição, a solidão, a perda e o trauma, a culpa, a ruminação, o fracasso e a baixa autoestima.

De acordo com a, a depressão tornou-se a principal causa de incapacidade em todo o mundo, e um quinto de todos os adultos nos Estados Unidos experimenta uma doença mental a cada ano. Apesar da prevalência de questões de saúde mental, descobriu-se que apenas 44,8 dos adultos norte-americanos com doença mental receberam tratamento em 2019.

Allyson Timmons, profissional de saúde mental licenciado e fundador da Envision Therapy, muitas vezes recomenda “Emocional First Aid” para seus clientes. ” Guy Winch fornece insight sobre como somos ensinados desde a infância a cuidar de nossos corpos mas não a nossa mente. Ele nos desafia a atender às nossas emoções apenas tanto quanto nós fazemos o corpo “, explica ela. Quando se trata de lesões emocionais, um band-aid não é suficiente. Winch fornece uma estratégia para tratar os hematomas da mente.

Melhor para entender o trauma familiar

  • Preço: $$

Mark Wolynn foi reconhecido ao redor do mundo como um especialista líder no assunto de trauma familiar herdado. Em seu lançamento de 2016, “Não Comeentou Com Você: Como Trauma Familiar Herdado Formas Quem Somos e Como Acabar com o Ciclo”, ele disseca como o trauma de parentes pode ser passado pela árvore genealense. Wolynn acredita que esse trauma pode causar depressão, ansiedade, fobias e dor crônica, apesar de não acontecer diretamente com o leitor.

O livro altamente revisado tem táticas de terapia compartilhada e pesquisa científica que os terapeutas dentro da indústria aplicaram com seus próprios clientes. Alexanndra Kreps, MD, foi uma profissional que contribuiu com um embasamento no trabalho informativo onde escreve: “Eu me encontrei imediatamente capaz de aplicar as técnicas de Mark Wolynn com meus pacientes e vi resultados incríveis, em um tempo mais curto do que com as técnicas psicoterapêuticas tradicionais.”

Ao se aproximar de traumas, é melhor consultar um profissional de saúde mental antes de mergulhar no trabalho que poderia ser acionado. Um revisor da Amazon advertiu: “Eu diria que você tem que estar pronto para enfrentar essas coisas e é mais definitivamente não uma luz lida.”

Best for self-awareness

    Preço: $

Quando se trata de auto-ajuda, “Os Quatro Acordos” pode rapidamente vir à mente. O professor xamanarense e curandeiro Dom Miguel Ruiz escreve sobre crenças auto-limitantes e um código de conduta prático aprendido com seus ancestrais toltecas. Antes de escrever off “Os Quatro Acordos” para soar também “woo-woo” para o seu gosto, saiba que há uma razão para sua década de década segura na lista de bestsellers do New York Times.

Os quatro acordos são simples: sejam impecáveis com a sua palavra, não levem nada pessoalmente, não façam suposições, e façam sempre o seu melhor. “O livro ensina que, se temos uma consciência de quatro princípios, podemos melhorar nossa vida drasticamente”, explica Timmons, que recomenda livros para seus clientes. Enquanto as lições soam simples, o trabalho de Ruiz brilhas através de seu poderoso storytelling.

Os princípios simples de Ruiz foram tocados por gurus inspiradores como Oprah Winfrey e Deepak Chopra. Além de uma lista estrelada de fãs, profissionais de saúde mental licenciados como Timmons acham que “Os Quatro Acordos” podem fornecer “insight sobre como somos moldados para ser uma certa maneira”.

Best for navigating relacionamentos

      Preço: $$

    “Anexado: The New Science of Adult Anexo and How It Can Help You Find-and Keep-Love” explora a ideia da teoria do anexo, um conceito introduzido pela primeira vez pelo psicólogo e psicanalista britânico John Bowlby. Enquanto a teoria de apego há muito tempo dissecou o impacto que nossos primeiros relacionamentos com pais ou cuidadores têm sobre quem nos tornamos, a teoria pode ser aplicada às nossas relações de vida mais próximas. O psiquiatra e neurocientista Amir Levine e a psicóloga Rachel Heller se uniram em “Anexados” para proporcionar uma compreensão moderna da teoria de apego e como ela pode nos ajudar a encontrar o amor.

    “Anexado é um suspiro de alívio para qualquer um que luta contra a ansiedade e navegando em conflito”, diz Danielle Friedman, LMHC. Ela descobre que o livro serve um propósito mais profundo ao ensinar ao leitor “que as emoções estão profundamente enraizadas na educação de um só.”

    De acordo com a teoria do apego, há três maneiras comuns que as pessoas se comportam nas relações dependendo se elas são ansiosas, evitantes ou seguras. Ao ajudar os leitores a determinar seu próprio estilo de apego, o livro ajuda os leitores a navegar em seus relacionamentos e a entender a si mesmos.

    “[Anexado] lhes dá respostas e razões para por que eles emitem e respondam a maneira como eles fazem aos outros, especialmente aqueles que eles se importam profundamente”, diz Friedman. “Este livro leva o leitor em um passo a passo de jornada na direção de entender como nos relacionamos uns com os outros, enquanto atualizamos a maneira como nos vemos”, continua ela.

    Melhor para pessoas altamente sensíveis

      Preço: $$

    Autor Elaine Aron, PhD, identifica-se como uma pessoa altamente sensível (HSP) e tem pesquisado sensibilidade durante 20 anos. Ela autora “” e suas contrapartes subsequentes, “The Altamente Sensitive Person in Love” e “The Altamente Sensitive Child”. Enquanto HSP soa como terapia de buzzy falar ou um outlier em saúde mental, Aron diz que 15 a 20 da população são altamente sensíveis.

    Os HSPs podem se sentir sobrecarregados por seus ambientes físicos como luzes brilhantes, espaços lotados, sons de blaring e cheiros fortes. Eles podem evitar filmes violentos por medo de sentir muito, sentir-se inchados por uma agenda lotada, e encontrar-se drenados depois de muita socialização.

    Enquanto HSPs muitas vezes são superestimulados, não é tudo ruim. Aron descobre que eles notam os detalhes do minuto que agregam beleza e cor à vida. Ela sente que pessoas sensíveis têm a inusitada capacidade de sentir sutilezas, evitar erros e concentrar-se profundamente. Aron usa estudos de caso, autotestes e exercícios para ajudar os leitores a lidar com suas superarousas e superar o desconforto social. Alegra-se com sua sensibilidade ao usar “A Pessoa Altamente Sensível” para entender a si mesmo e como esse traço especial impacta sua vida pessoal, o amor e a carreira.

    Melhor para praticar o autoamor

      Preço: $$$

    “Loving Bravely”, de Alexandra H. Salomão, PhD, é “meu mais próximo e queridinho para qualquer um querer encontrar relacionamentos profundos e significativos”, diz Friedman. Friedman, que já trabalhou através deste livro com clientes e ela mesma, descobre que “apoia gentilmente o leitor a aprender sobre a temática e a família de maneiras nunca consideradas”.

    O autor acredita que o amor real começa com você, e compartilha 20 lições para ajudar os leitores a se comprometer com seu bem-estar emocional e crescimento. Salomão, psicólogo e especialista em relacionamento, introduz a ideia de autoconhecimento relacional. Ao entender suas próprias forças e fraquezas nos relacionamentos, ela sente que você pode construir uma base melhor para amar a si mesmo e aos outros.

    ” Embora o foco deste livro esteja recebendo o amor que você quer, o leitor acabará aprendendo que, para obtê-lo dos outros, eles terão que dar a si mesmos primeiro. Este livro ensina como fazer isso “, explica Friedman.

    Melhor para encontrar ordem na vida

      Preço: $$

    Ao ajudar os clientes a encontrar um caminho em direção à auto-melhoria, Timmons gosta de empregar as lições dos” 7 Habits of Altamente Eficazes “, de Stephen R. Covey. Ela muitas vezes recomenda o livro a clientes que possam usar suas ferramentas de autoeficácia para se tornarem mais intencionais. “Este livro transformador ensina a seus leitores como descartar velhos caminhos e abordar a vida a partir de uma perspectiva diferente-tudo levando a se tornar um indivíduo mais eficaz e intencional”, diz ela.

    O livro já foi há muito tempo tocado como favorito dentro do mundo dos negócios, muitas vezes encontrado nas prateleiras de equipes executivas e fundadores da empresa. O livro de Covey, que está em impressão desde 1989, também continuou a traçar admiração em comunidades de autoajuda.

    Das muitas lições do livro, ele fornece princípios úteis para que os leitores encontrem equilíbrio e priorizem áreas de sua vida de forma eficiente e prestativa. Covey ajuda os leitores a encontrar um equilíbrio sustentável na vida, assumir responsabilidades de forma proativa, definir metas de fim, negociar de uma forma que beneficie a todos, e trabalhar bem com os outros.

    Para aqueles que sofrem de burnout ou uma incapacidade de se organizar, as dicas de Covey poderiam ajudar a sinalizar uma lâmpada para encontrar uma rotina de saúde e comunicar-se efetivamente com os outros. O “7 Habits of Altamente Eficazes People” vendeu mais de 20 milhões de cópias, com 88 dos revisores na Amazon dando a ela um perfeito cinco estrelas. Alguns reviews de Goodreads descobriram que o livro seguia a fórmula de autoatendimento de muitas e as informações eram repetitivas. Ainda assim, muitos revisores chamam o livro de “transformador” e “mudança de vida”.

    Os livros de saúde mental podem ser um recurso fantástico e forma de entrada para entender a psicologia e a forma como o cérebro impacta o humor, o comportamento e os pensamentos. Pegar um livro pode ser útil não importa qual a sua situação-seja você trabalhando por meio de sua própria jornada de saúde mental, escovando-se em seu autoatendimento, ou geralmente interessado em psicologia.

    Embora esses livros possam fornecer ferramentas úteis para lidar com a saúde mental e os estressos, eles não são um substituto para a terapia. Ao mergulhar em um livro sobre doença mental, é melhor se consultar com um profissional licenciado em saúde mental. Ainda melhor, você pode trabalhar através do seu livro com um terapeuta ao seu lado.

    Jillian Goltzman é um jornalista freelancer cobrindo cultura, impacto social, bem-estar e estilo de vida. Ela foi publicada em vários pontos de venda, incluindo Cosmopolitan, Glamour e Fodor’s Travel Guide. Fora da escrita, Jillian é um orador público que adora discutir o poder das redes sociais-algo que ela gasta muito tempo. Ela gosta de ler, suas plantas domésticas, e de se abraçar com seu corgi. Encontre o trabalho dela sobre ela,, e.