Por Que O Exercício Às Vezes Faz O Seu Sangue Sugar Spike?

Por Que O Exercício Às Vezes Faz O Seu Sangue Sugar Spike?

5 de outubro de 2021 Off Por Corpo e Boa Forma

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filmstudio / Getty Images

O exercício regular é uma pedra angular da vida saudável e da gestão do diabetes. No entanto, a conversa em torno de exercícios com diabetes é muitas vezes cheia de angústia. Isso é especialmente verdadeiro quando o exercício de forma inesperada faz com que nossos níveis de glicose no sangue (BG) sejam picos.

“Eu pensei que exercício era para trazer meus níveis de glicose para baixo!” É um lamento comum. Muitas vezes seguidas de “O que eu fiz de errado?”

Este resultado não antecipado de exercícios pode ser desencorajador, particularmente para pessoas com diabetes tipo insulina tratada 1 (T1D). Pode até deixar você se perguntando se exercício vale o esforço para “acertá-lo direito”.

Então, o que está acontecendo quando o exercício faz com que sua BG suba, em vez de cair? E como você pode gerenciar isso, a fim de se beneficiar e desfrutar de trabalhar fora?

A resposta curta é que o seu corpo está fazendo o que ele foi projetado para fazer. Mas os mecânicos por trás disso podem ser difíceis de entender.

O exercício seguro foi publicado na revista The Lancet journal em 2017. E mais recentemente, em 2020, especialistas divulgaram um sobre gerenciamento de glicose para exercícios usando monitoramento contínuo de glicose (CGM) no diabetes tipo 1.

Essas orientações notam em particular que “levantamento de peso, sprinting, e exercício aeróbico intenso podem promover um aumento na BG que pode durar horas”, mas há pouca explicação de por que isso acontece. E, no geral, as informações podem ser esmagadoras e difíceis de seguir.

Então, DiabetesMine voltou-se para vários especialistas em diabetes e exercícios para ajudar a explicar o que está acontecendo aqui.

” É fundamental para o seu cérebro e o seu sistema nervoso ter acesso à glicose sanguíneos em todos os momentos. Por essa razão, o corpo tem hormônios redundantes que levantam a BG, como o glucagon e a adrenalina “, explicou, PhD, professora emérita de ciências do exercício na Old Dominion University, em Norfolk, Virgínia, e criadora de. “O que acontece com exercícios é que os hormônios de elevação da glicose são liberados para ajudar a bombear a quantidade de BG sendo liberada para combinar com o que seus músculos ativos estão usando.”

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Colberg admite,” O sistema não é perfeito, porém, e fazer uma atividade intensa causa uma liberação exagerada desses hormônios. Por isso, quando alguém faz atividades intensas mas curtas, a BG muitas vezes sobe devido à liberação de muitos hormônios. ”

Ginger Vieira, coach de saúde, advogada, e autora de várias instrucionais, chamada sobre sua experiência como powerlifter competitivo, personal trainer, e instrutora de ioga Ashtanga para descrever o efeito de alguns dos mecanismos mais comuns para picos de glicose durante exercício intenso: ácido láctico, adrenalina e.

Ácido láctico. O processo de gluconeogênese converte o ácido láctico em glicose e ciclos que a glicose volta aos seus músculos para o combustível “, explica Vieira. “É assim que o corpo fornece seus músculos com combustível quando você está trabalhando muito duro para fazer ciclo de oxigênio e glicose em suas células como seu corpo faria durante o exercício geral aeróbico [cardio].”

Adrenalina. Como comumente acontece ao participar de esportes competitivos, “seu corpo libera adrenalina para aquela ‘luta ou fuga’ estourada de energia”, descreveu Vieira. ” A adrenalina diz ao seu fígado para liberar a glicose armazenada na forma de glicogênio para fornecer o combustível extra que precisa para a ‘luta’ … ou o jogo de futebol. Isso pode facilmente espionar o seu açúcar no sangue acima de 100 pontos. ”

Festejado exercício. Exercitar-se sobre um estômago vazio pode levar a um pico de glicose, especialmente logo após acordar. Isso porque o exercício pode exagerar ainda mais o que é conhecido como o, quando no início da manhã de hoje, “seu fígado está liberando glicose armazenada junto com os hormônios matinais, para dar ao seu cérebro o combustível que ele precisa para funcionar”, explicou Vieira.

Claramente, muitos mecanismos podem causar um pico nos níveis de glicose durante o exercício. Não é à toa, pode ser tão difícil saber o que fazer para trazer os níveis de glicose de volta para baixo.

Uma das primeiras coisas que você pode perguntar é se há exercícios “bons” e “ruins” para pessoas com diabetes … Como em “talvez eu deva apenas evitar os ‘ruins’.”

Christel Oerum, personal trainer certificado e fundador de e, ofereceu uma maneira alternativa de olhar para esta questão. ” Pense nisso assim: Seu corpo só quer te ajudar, ele quer que você seja bem-sucedido. Por isso, quando você faz certos tipos de exercícios, predominantemente, seu corpo tenta garantir que você tem energia para ser bem sucedido. Ele faz isso liberando hormônios que permitem que a energia, na forma de glicose, seja liberada em sua corrente sanguínea. E isso pode elevar os açúcares sanguíneos. ”

Essa resposta não é exclusiva para pessoas com diabetes. Vieira confirmou que “Em um corpo não diabético, o exato mesmo processo está acontecendo, mas seus corpos produzem insulina extra para lidar com a glicose extra.”

“Só porque os níveis de açúcar no sangue sobem durante certos tipos de exercício não quer dizer que são maus exercícios ou que a subida está a acontecer por uma razão má”, acrescentou Vieira. “Esta é a reação normal do corpo a vários fatores que podem ocorrer principalmente durante o exercício anaeróbico-como levantamento de peso, sprinting, aulas de spinning, momentos competitivos, etc.”

Desde que é um exercício anaeróbico que causa picos da BG durante a atividade, você pode pensar que apenas evitar sprints, treinamento de resistência ou outras atividades anaeróbicas poderiam ser a resposta.

“Mas isso seria uma vergonha, já que o treinamento de resistência é fantástico para a gestão do diabetes”, observou Oerum. “A maioria das pessoas verá sua sensibilidade à insulina aumentar depois, e a maioria das vezes, os açúcares sanguíneos vão desce por si mesmos.”

Oerum sugere combinar anaeróbica com exercícios aeróbicos. Essa abordagem irá equilibrar os efeitos e tipicamente fazer os níveis da BG descerem logo após a realização da sessão de exercícios.

Claro que, se o seu objetivo de exercício for trazer seus níveis de BG para baixo imediatamente, então exercícios aeróbicos como caminhar, nadar ou pular corda vai ser a escolha efetiva.

Ultimamente, é a presença de insulina que determina quando e como rapidamente os níveis da BG se desmatam.

Então, tente avaliar a situação em termos de sua ingestão de insulina, ou. Talvez você não tenha feito insulina suficiente para cobrir uma refeição antes da sua sessão de exercícios, ou talvez esteja trabalhando para fora logo depois de acordar, quando o IOB está em seu ponto natural baixo.

picos de BG causados por rajadas de adrenalina podem ser difíceis de antecipar, já que acontecem com mais frequência smack no meio de uma sessão de exercícios. Isso significa que, em vez de tratar o pico imediatamente, você muito provavelmente precisará esperar e tomar insulina adicional após o fato.

Mais insulina também é necessária quando o pico resulta de exercícios em jejum. Algumas insulina adicionais serão necessárias, mas não tanto que leve a um episódio hipoglicêmico durante ou depois de exercício.

Infelizmente, não há regras rígidas e rápidas para fazer esses ajustes de dosagem de insulina. Cada situação para cada pessoa exigirá uma resposta individualizada. É melhor trabalhar com sua equipe médica para determinar a melhor resposta para você.

Que sendo dito, tanto Vieira quanto Oerum sugerem tomar notas e acompanhar a sua experiência para que você possa aprender com suas experiências. Você pode achar que para você pessoalmente, as atividades particulares têm um efeito previsível da BG spike. Com o passar do tempo você pode desenvolver uma rotina que permite que ambos obtenha o exercício que você precisa e antecipe aqueles picos frustrantes.

Muitas pessoas que usam uma bomba de insulina aprendem a usar configurações personalizadas de “basal temporário” para durante a malhação específica routines. Isso pode ajudar a deslocar o pico para que você não tenha que tratar com uma enorme dose de insulina depois.

Você também pode experimentar com o seu próprio ideal “iniciar nível de glicose” antes de chutar para fora de exercícios. Os dão as recomendações gerais de níveis de “at-target” de 126 180 mg/dL, e para consumir de 10 20 gramas de glicose em rápida atuação antes de começar. Você terá que monitorar sua própria experiência para aprender o que é ideal de você.

Uma vez que você entenda por que os níveis da BG espionam durante o exercício, e aceite que isso não é necessariamente uma coisa ruim, você esperará que notem um plantão mental, longe de estar frustrado e decepcionado em relação a apreciar o que você pode fazer em resposta.

Embora não haja uma orientação de tamanho único-todas as orientações, saiba que ao longo do tempo você pode construir uma rotina de exercícios que inclui pequenas quantidades de glicose e dosagem de insulina que mantém seus níveis de BG gerenciáveis.