Por Que Sua Sensibilidade É Realmente Uma Força

Por Que Sua Sensibilidade É Realmente Uma Força

21 de janeiro de 2021 Off Por Corpo e Boa Forma

É um sinal que você ainda se importa quando o mundo mais precisa.

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“Não seja tão sensível” é um refrão comum muitos de nós já ouvimos falar e over em nossas vidas.

No meu caso, eu ouvi essa mensagem sendo entregue à minha irmã mais velha, não a mim.

Não há como negar que ela era (e é) uma criadora, e eu decidi logo cedo que aquilo não ia ser o caso para mim.

Em vez disso, eu era o tomboy estóico da família, recusando-me a chorar na frente dos meninos do bairro.

Eu estava até resoluta quando uma corda de pipa cortava a pele da minha garganta, e uma linha perfeita de vermelho borbulhando no meu pescoço. Eu segurei em minhas lágrimas até que eu fiz por dentro, a salvo do ridículo dos meus pares masculinos.

Eu definitivamente senti minhas emoções, mas eu não as expressei. Pelo menos não com lágrimas.

Como muitos meninos, e meninos “honorários” como eu, eu os internalizei. Se eu não pudesse internalizá-los completamente, os transformei em raiva.

Anger era uma emoção aceitável para “cookies fortes” como eu.

Como eu fiquei mais velha, eu cresci fora do meu tomboyishness, mas o meu estoicismo permaneceu. Eu equipara reações emocionais com a falta de autodisciplina e vi a frieza emocional como um sinal de autodomínio.

Na época, eu não entendia que a reatividade emocional ainda pode acontecer por dentro, mesmo que não haja sinais na superfície.

Emoções ainda ocorrem, e essa energia ainda vai para algum lugar. Às vezes, ela entra em sentimentos de culpa ou até mesmo ansiedade por ter a emoção em primeiro lugar.

Ao longo do tempo, negar emoções poderosas pode causar um sentimento de dormência. Quando você se diz sobre e sobre isso você não está sentindo nada, como um incantamento, torna-se verdade.

Entrar em depressão.

Minha experiência pessoal com a depressão é algo como o inverso do sentimento, como se todas as minhas emoções se mesclem em um único vácuo, um blackhole de emoção que come qualquer sensação de bem-estar ou de conecto.

Uma vez que comecei a aprender a valorizar o meu eu emocional, a minha sensibilidade, e os meus sentimentos, comecei a encontrar a minha maneira de sair deste abismo emocional.

Desde então aprendi que minhas emoções são em muitos casos uma força, mas ainda estou trabalhando para desterrar os padrões psico-emocionais que detive na minha juventude.

Reenquadrando as emoções como forças

Uma vez que comecei a cavar em todas essas emoções, eu descobri muitas coisas lá. Primeiro, havia muita raiva.

Uma parte dessa raiva foi em direção a mim mesmo em torno dos meus fracassos e deficiências. Alguns foram para o mundo. Havia raiva em direção à sociedade, ideologias, e a cultura que tinha me ensinado que não-sentir-se era uma força.

Sob essa camada inicial, aparentemente interminável, a raiva foram algumas surpresas.

Senti um profundo sentimento de amor e conexão para com o mundo e todos nele. Senti um forte senso de justiça e humanitarismo.

Eu tinha uma atração profunda pela e apreciação do belo, mesmo e especialmente nas coisas simples, como uma folha em queda ou uma nuvem de passagem forrada com luz solar rosa.

Por debaixo de toda essa raiva, senti um profundo sentimento de carinho.

Embora o adonecimento para “não ser tão sensível” seja frequentemente enquadrado como uma forma de ser mais forte, em alguns casos pode fazer justamente o contrário.

Claro, às vezes é necessário ter a pele grossa, deixar as coisas rolarem de mim, e me buscar e continuar andando, não deixando que os críticos penetrem no meu sentido de si mesmo.

Mas quando tomei a diretiva para “não ser tão sensível” ao seu extremo lógico, encontrei que consegui exatamente o que eu pedi.

Quando encerrei minha sensibilidade, também fechei o meu senso de compaixão em direção àqueles que estavam sofrendo. Encerrei o meu senso de justiça, simplesmente porque tornou-se tão difícil sentir a injustiça do mundo.

Shutting down our sensibilidade envia uma mensagem de que as partes de nós mesmos que nos fazem humanos, nos fazem cuidar uns dos outros, e nos fazer os seres sentindo seres que somos, são de alguma forma errados, fracos ou incorretos.

Em vez disso, podemos ver os sentimentos partes de nós mesmos como nossos maiores pontos fortes. Eles são a fonte de nossa humanidade comum e a interconexão com o resto do mundo.

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Como mina as emoções sob a raiva

Como sua mãe tomboy e bilhões de garotinhos antes dele, meu filho traduz todas as suas emoções em raiva. Seja a ansiedade, o medo, o constrangimento, ou a tristeza, ele pula direto no trem da raiva.

Por sorte, encontrei uma ótima ferramenta para ajudá-lo (e a mim mesmo) a identificar o que está acontecendo por baixo de toda essa raiva.

É chamado de “Anger Iceberg”, parte do currículo de ansiedade Go Zen para crianças.

É um exercício enganosamente simples que consiste em um pedaço de papel com um pequeno iceberg preto e branco espiando por cima de um oceano. A ponta do iceberg representa a raiva. Tudo abaixo da água consiste nas emoções que a raiva cobre para cima.

Em qualquer situação, eu posso chicotear o iceberg de raiva e pedir que ele reflita.

” Eu posso ver que você está bravo. O que você acha que está acontecendo por debaixo de toda essa raiva? “, pergunto.

Quando eu noto que estou ficando frustrado, impaciente, ou francamente louco, eu me pergunto a mesma coisa.

Este simples exercício pequeno é uma maneira profunda de se conectar com a nossa raiva como ela surge e a minha ela para as emoções mais profundas escondidos por baixo.

Quando o fazemos, estamos ensinando a nós mesmos que nossos sentimentos não estão apenas OK. Eles contêm mensagens valiosas de uma das partes mais bonitas de nós mesmos: a parte que se relaciona, empatia com, e ama outros seres.

Algumas perguntas para refletir sobre:

  • Estou realmente me sentindo triste, vulnerável ou temeroso?
  • Estou sendo muito duro comigo mesma ou com outra pessoa?
  • Estou me concentrando em julgamentos em vez de compreensão e empatia?
  • Estou particularmente estressado ou atropelado agora mesmo?
  • Eu consegui o sono suficiente? Eu comi?
  • Estou fora da minha rotina ou zona de conforto?
  • Como eu posso compor apaixonadamente eu mesmo agora?

Tornando-o legal para cuidar

Flipping o lema “não seja tão sensível” em sua cabeça, uma chamada por ser mais sensível conectando-se com nossos sentimentos e as dos outros poderia ser justamente o que precisamos.

A frase “ethic of care” foi cunhada pela primeira vez pela psicóloga Carol Gilligan em seu livro, “Em uma Voz Diferente”. Gilligan argumentou que a moral e a ética são uma versão masculinizada e abstracionada da ideia de cuidado.

Mais tarde, a física e feminista Evelyn Fox Keller escreveu sobre a mão de obra emocional que passa invista, pouco valorizada e sem recompensação na sociedade.

Se o trabalho emocional tende a ficar sem recompensa, não é nenhuma surpresa que as almas sensíveis ao longo da história tenham sido marginalizadas ou oterizadas.

O pintor holandês Vincent van Gogh é um exemplo de um artista sensível que viu o mundo diferente daqueles ao seu redor e sofreu por isso. Ele ironicamente só ganhou notoriedade artística, ou muito reconhecimento em tudo, depois de sua morte.

Em uma era em que a depressão e o suicídio estão em ascensão, reenquadrar os cuidados como uma força pode ser um ato de lifesaving-um que é desesperadamente necessário.

Os grupos marginalizados sofrem quando não são estendidos os mesmos cuidados que os privilegiados. O trabalho de cuidadores e educadores é cada vez mais subvalorizado e muitas vezes não compensado com os salários vivos.

Muitas áreas em todo os Estados Unidos estão enfrentando escassez de profissionais de saúde mental como depressão e taxas de suicídio sobem.

Hoje em dia, o cuidado e a compaixão são revolucionários.

” Eu quero alcançar tão alto que as pessoas dizem do meu trabalho, ‘ Ele se sente profundamente. Ele se sente tenderly. ” É verdade que muitas vezes estou nas profundezas da miséria, mas talvez em parte por causa disso, há dentro de mim uma calmaria, pura harmonia, e música doce. ”

-Vincent van Gogh

Seja mais sensível

Em meu próprio caso, eu às vezes especulo que a depressão é a maneira do meu corpo me proteger de me importar muito.

Quando estou me sentindo impotente e pequena diante de um mundo em constante fluxo e crise, o carinho pode se sentir como um passivo.

Em vez de xingar minha sensibilidade e me despertar contra o sentimento, tento usá-lo como um catalisador de ação em vez de um sinal para desligar e proteger meu coração.

Se quisermos agir para mudar a injustiça, temos que nos permitir sentir a dor da injustiça primeiro. Se queremos ajudar os outros a superar o sofrimento, temos que ser sensíveis ao fato de que eles estão sofrendo em primeiro lugar.

Caso contrário, estamos arando contra as próprias qualidades que nos tornam seres humanos.

Há certamente uma arte para encontrar o equilíbrio entre compaixão funcional e desesperança debilitante.

Para mim, é a determinação de agir por amor não importa o quanto as coisas difíceis obtenham, e para fazer isso, eu tenho que me tornar mais sensível, não menos.

Ajuda está lá fora

Se você ou alguém que você conhece está em crise e considerando suicídio ou automutilação, por favor, procure apoio:

  • Ligue 911 ou seu número de serviços de emergência local.
  • Chamem a Vida Nacional de Prevenção de Suicídios em 800-273-8255.
  • Texto HOME para a Crise Textline em 741741.
  • Não nos Estados Unidos? Encontre um helpline em seu país com Befrienders Worldwide.

Enquanto você espera por ajuda para chegar, fique com eles e remova quaisquer armas ou substâncias que possam causar danos.

Se você não estiver na mesma família, fique no telefone com eles até chegar.

Crystal Hoshaw é mãe, escritora e praticante de ioga de longa data. Ela já ensinou em estúdios particulares, academias e em configurações one-on-one em Los Angeles, na Tailândia, e na área da Baía de São Francisco. Ela compartilha estratégias minadas para o autoatendimento através de cursos online. Você pode encontrá-la no Instagram.