Por Que Você Pode Se Sentir Ansioso Por Um Retorno Pós-Pandêmico para ‘Normal’

Por Que Você Pode Se Sentir Ansioso Por Um Retorno Pós-Pandêmico para ‘Normal’

2 de maio de 2021 Off Por Corpo e Boa Forma

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Emine Akbaba / Getty Images

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Desta vez no ano passado, parecia não haver fim à vista para a pandemia de COVID-19. Previsões sobre vacinas generalizadas variaram. Muitos de nós encerramos nossos telefonos com, “vê-lo em breve”, sem saber o que “logo” significava.

Agora, milhões estão recebendo a vacina a cada dia. As diretrizes divulgadas para o que as pessoas vacinadas podem fazer, incluindo a coleta com indivíduos não vacinados de baixo risco em ambientes fechados.

“Logo” está se tornando tangível. Ainda assim, para alguns, pode não trazer uma sensação de alívio.

Talvez você se sinta ansioso com o que o futuro realiza pós-pandemia. Você poderia estar nervoso por ver pessoas que você não viu no que parece para sempre-mesmo que ambos sejam vacinados.

Você pode simplesmente estar desconfortável com a incerteza do que está por vir.

Você não está sozinho.

Especialistas têm algumas ideias sobre por que você pode se sentir ansioso em retornar ao “normal”, além de algumas técnicas para acalmar o seu estresse.

A pandemia upendeu nossas vidas. Para muitos, isso resultou em um trauma real.

que ocorreu na China indicou que quase 13 dos participantes com idades entre 14 e 35 anos apresentaram sintomas de, como a evasão, um mês após o surto.

sugeriram que o medo de contrair a infecção, o distanciamento físico e as questões econômicas por si só poderiam gerar traumas.

Os trabalhadores da linha Frontline, como médicos e enfermeiros, viram os efeitos de COVID-19 de perto, e milhares de pessoas perderam entes queridos. Você pode experimentar traumas, mesmo que não tenha ficado doente ou conhecer alguém que morreu.

“No diagnóstico de TEPT, um dos primeiros critérios é [estar] em risco por lesão grave ou morte ou [saber] alguém em risco”, diz, PhD, o diretor do programa de aconselhamento de pós-graduação da Universidade Centenária. “Mesmo que você não tenha conhecimento de alguém que morreu a partir de COVID-19, você ainda vivia no mesmo mundo que COVID-19.”

indicou que indivíduos traumatizados muitas vezes sobre suas experiências e evitam estímulos semelhantes.

Durante a pandemia, lugares que costumavam ser divertidos, como restaurantes ou uma casa de membro da família, foram considerados inseguros. À medida que mais pessoas se tornam vacinadas, ela se tornará menos arriscada a pisar dentro desses locais novamente.

Ainda assim, você pode sentir o contrário.

” Vai haver uma noção de, ‘ Isso costumava ser uma zona de perigo. Agora não é, mas ainda se sente como um, ‘ especialmente se você não está fora desde o início de 2020 “, diz Morgen.

E a ruminação só pode torná-lo pior.

“Os pensamentos constantes sobre COVID-19 são como um motor de churning para”, diz Morgen.

Evitar lugares lotados durante a pandemia tem sido uma medida de saúde pública.

Em tempos não pandêmicos, a evasão de multidões, lugares desconhecidos ou o medo de lugares que você pode não conseguir escapar é conhecido como.

Eventualmente, a saúde pública não exigirá mantimentos de ordenação online e Zoom em jantares de férias. Isso não quer dizer que você vai pular na chance de RSVP “sim” para um casamento de 250 pessoa.

Dependendo do seu status de vacinação ou das taxas de positividade do COVID-19 em sua comunidade, você ainda pode estar sentindo vontade de ficar em casa. Há ainda incerteza sobre variantes, o que pode aumentar dez medos.

“Não há nem o senso de 100 de fechamento que isso está terminado”, diz Morgen.

, PhD, professor associado no departamento de psicologia da Columbia, concorda.

“Não vai partir de não ser capaz de tocar em ninguém para ter uma grande festa”, observa Well. “É algo que vai acontecer aos poucos.”

Este deslocamento gradual vai demorar mais para alguns, e isso é OK.

envolve ansiedade esmagadora persistente sobre situações sociais. Estes podem incluir apresentações de trabalho ou comer fora com os amigos.

sugere que os níveis hormonais, como o aumento e o reduzido, podem desencadear a ansiedade social.

Bem e Morgen concordam que COVID-19 não é provável que tenha causado transtorno de ansiedade social para a maioria. Para as pessoas que já tinham a condição, pode ser mais difícil o reacclimamento.

“Se alguém [já] tinha ansiedade social, eles já tiveram algo de amortecedor para o último ano”, diz Morgen.

Em outras palavras, as pessoas tiveram uma razão legítima para recusar os convites de jantar. À medida que o mundo se reabre, os indivíduos com ansiedade social terão lentamente de enfrentar seus medos.

“Agora, o mundo está dizendo: ‘Voltem para fora de novo,’ e eles têm que estar em público com novas situações e pessoas”, diz Morgen. “Vai ser uma ansiedade que eles não experimentaram há algum tempo.”

Morgen diz que é difícil apontar precisamente quando tendências agorafóbicas e sintomas de trauma vão passar de efeitos razoáveis da pandemia para diagnosticar as condições de saúde mental.

Os sintomas do PTSD, por exemplo, têm que linger para depois de um evento-e nós ainda estamos em uma pandemia.

Ainda assim, ele fornece um blueprint básico.

“Se torna uma questão quando há situações em que você não pode entrar, e ela causa disfunção”, diz. “Pergunte a si mesmo: ‘Será que a emoção se encaixe no contexto?'”

Por exemplo, se a taxa de positividade é baixa em sua comunidade e você está vacinado mas ainda sentir medo intenso em ir para uma rotina física, você pode querer buscar ajuda.

Além disso, nunca há nada de errado em buscar tratamento agora, mesmo que sinta-se preventivo.

Estudos ressaltam a necessidade de cuidados em saúde mental a fim de fomentar.

“Quanto mais cedo você procurar ajuda, mais cedo você reconhece que está bem dentro do intervalo de uma reação normal a uma situação incrivelmente anormal”, diz Morgen.

Existem diferentes tipos de terapia, que a terapia cognitivo-comportamental (CBT) é muitas vezes superior por tratar distúrbios do pânico, como agorafobia em adultos.

“A CBT ajuda uma pessoa … revisa uma determinada situação, o que eles achavam, como eles se sentiam, e depois voltar e reavaliar”, diz Morgen.

No contexto da pandemia COVID-19, Morgen diz que você pode reavaliar se indo a uma mercearia com duas máscaras em durante um tempo de baixa circulação era tão perigoso quanto você sentia que era. Você pode trabalhar com um terapeuta em reenquadrar seus pensamentos e desenvolver mecanismos de enfrentamento.

Yoga e meditação também podem ajudar a transtornos de ansiedade,. Bem diz que isso é provável porque eles trazem foco para a respiração.

“Nós nos metemos em nossas cabeças e nos chicoteamos em um estado de ansiedade baseado em nosso pensamento”, diz ela. “A respiração profunda é uma das maneiras mais rápidas de se colocar em um estado mais calmo.”

Terapia e recursos de suporte

Embora a possibilidade de retornar a lojas de mercearia e cafés lotados possam ter você na borda, há maneiras de tornar as coisas mais fáceis.

Fazer mudanças incrementais

Todo mundo vai sair dessa crise em diferentes paces. Bem e Morgen concordam que levar as coisas devagar enquanto seguir a orientação de saúde pública pode te ajudar a se reacclimir.

“Exponha-se a sair por uma hora por vez ou até mesmo uma caminhada de 15-minute minutos sem um dia inteiro de correria errands”, diz Bem.

Bem sugere que gradualmente aumente o tempo, mas ela ressalta a importância de honrar seus limites. É OK dar um passo para trás antes de ir para frente.

“Eu comecei a sair querendo fazer cinco errands, e eu fiquei totalmente frita”, conta bem. “Neste momento, eu faço três errands e vou para o parque.”

Avalie-se objetivamente a situação

Durante suas errands, você pode voltar atrás e avaliar o perigo usando habilidades de coping aprendidas na CBT.

” Quando você está no store, diga: ‘ Eu tenho minhas máscaras. Eu tenho meus tiros. Esta é uma situação diferente da que teria sido no ano passado “, diz Morgen.

Comunicar limites com outros

Um ente querido pode estar ansioso para saltar para a vida pré-pandêmica, mas você pode não estar pronto. Bem recomenda estar adiantado sobre seus sentimentos.

“Você poderia dizer: ‘Você poderia dizer:’ Eu adoraria ver você, também … quando isso, isso, e isso está em vigor, ‘” ela sugere.

Ser claro sobre o que será necessário para você se sentir confortável, como todos estarem totalmente vacinados, é fundamental.

“Está afirmando que você quer ver as pessoas mas que você quer ter alguns requisitos, e esses requisitos são muito razoáveis,” Bem diz.

Stand your ground

Mesmo que seus limites sejam razoáveis, você pode receber alguma pushback.

” Eu sempre cuidado que você pode ser aberto e honesto, mas não há garantia que vai ser recebido bem “, diz Morgen. “Você não tem controle sobre isso.”

No entanto, você controla o seu e o que faz você se sentir seguro.

“Você tem que estar confortável com quais são seus limites e por que você se sente OK com algo ou não”, diz Morgen. “Você pode ficar no seu chão.”

Todos nós vamos sair da crise de forma diferente. Para o último ano, os hábitos, como evitar o espaço grande e lotado, foram considerados necessários.

Mesmo como encontros se tornam mais seguros, o medo de que eles sejam perigosos pode linger. Pessoas com ansiedade social podem achar mais desafiador voltar a entrar na sociedade depois de ter encontros sociais por meses.

Se você acha que está experimentando ansiedade, trauma ou agorafobia, há recursos disponíveis, como terapia, meditação e ioga. Quanto mais cedo você conseguir tratamento, mais cedo você começará a se sentir melhor.

Lembre-se: Você está autorizado a ir em sua própria velocidade. Comunique seus limites com os entes queridos claramente, e saiba que é aceitável ficar no seu chão.

Beth Ann Mayer é uma escritora nova-iorquina. Em seu tempo livre, você pode encontrar o treinamento dela para maratonas e balançar o filho, Peter, e três furbebês.