Os probióticos são bactérias benéficas que vivem no intestino e melhora a saúde geral do corpo, trazendo benefícios como a facilidade de digestão e absorção de nutrientes e o fortalecimento do sistema imunológico.

Quando a flora intestinal está fora de equilíbrio, que é o caso, após o uso de antibióticos ou quando você não tiver uma dieta saudável e equilibrada, e o intestino acaba sendo preenchido por bactérias ruins, o que não ajuda o sistema imunológico, deixando o organismo suscetível a doenças.

Probióticos: o que são, para que servem e como tomar

Então, qual é o propósito de probióticos

Os principais benefícios dos probióticos incluem o seguinte:

  • Para combater e prevenir doenças do intestino, como colite ulcerativa, síndrome do cólon irritável, doença de crohn e a inflamação intestinal;
  • Para lutar contra doenças como o câncer, candidíase, hemorróidas, e de infecções do trato urinário.
  • Para melhorar a digestão e combate azias;
  • Para combater a prisão de ventre e diarréia , regulando o trânsito intestinal;
  • Para aumentar a absorção de nutrientes, tais como vitamina B, cálcio, magnésio e ferro, e
  • O fortalecimento do sistema imunológico, aumentando a produção de células de defesa chamadas de macrófagos;
  • Para evitar a propagação de bactérias ruins no intestino;
  • Para ajudar a digerir a lactose, especialmente em pessoas com intolerância à lactose;
  • Para evitar problemas, como a obesidade, o colesterol elevado e pressão arterial elevada;
  • Prevenção de alergias e intolerâncias alimentares.
  • Uma flora intestinal saudável e é rico em probióticos estão começando a ser formado, a partir da hora do parto, especialmente quando o bebê nasceu por parto vaginal e quando amamentados exclusivamente no início da vida.

    Como tomar probióticos

    Existem duas maneiras principais para ingerir probióticos: a primeira é através de um aumento no consumo de alimentos com probióticos naturais, iogurte ou kefir, por exemplo, e o outro é através do uso do suplemento com um probiótico.

    1. Alimentos probióticos

    Probióticos: o que são, para que servem e como tomarProbióticos em cápsulas

    Alguns dos alimentos que são ricos em probióticos naturais. Alguns exemplos desses alimentos incluem o seguinte:

    • Iogurte: eles são os principais e fácil fonte de probióticos no mercado, mas há também outras versões do iogurte com o sabor que ele mantém as bactérias benéficas vivas;
    • Kefir: é um subproduto da fermentação com leveduras e bactérias, que é semelhante ao iogurte, mas ele tem um maior percentual de probióticos. Veja mais sobre kefir;
    • Leite fermentado: eles são produtos especiais que contêm Lactobacillus adicionado para o setor, com o Yakult é o mais famoso;
    • Kombucha: uma bebida fermentada feita principalmente a partir do chá preto;
    • Produtos orientais de soja, frutas e vegetais, tais como Miso, Natto, Kimchi, que pode ser adquirido em lojas especializadas.

    Saiba mais sobre estes alimentos no vídeo a seguir:

    ALIMENTOS VIVOS QUE IRÃO MELHORAR A SUA VIDA

    11 mil visualizaçõesimagem11-09-2019-02-09-17de 1,6 mil milhões de

    Para manter a flora saudável, é aconselhável o uso de, pelo menos, 1 fonte de alimento para os probióticos diariamente, especialmente durante e após o uso de antibióticos, que acabam destruindo a flora do intestino saudável também. Veja como fazer Iogurte caseiro.

    2. Suplementos de probióticos

    Probióticos: o que são, para que servem e como tomar

    Além da comida, os probióticos também pode ser consumida em forma de suplemento em cápsulas, líquido ou em sachês, que precisa ser diluída com água ou sucos de fruta naturais, para ser consumido por ele. Alguns exemplos são o PB8, Simfort, Simcaps, o Kefir Real, e Floratil, e ele pode ser encontrado em farmácias e lojas de produtos nutricionais.

    Existem vários diferentes tipos de add-ons, que incluem desde 1 até 10 diferentes tipos de probióticos. O mais importante, normalmente, são:

    • As bifidobactérias animalis: ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico e ajuda na digestão e na prevenção de bactéria transmitida por alimentos contaminados;
    • As bifidobactérias bifidum: estes estão presentes no intestino delgado e grosso, ajudando na digestão dos produtos lácteos;
    • As bifidobactérias curto: eles estão presentes no intestino e trato vaginal e ajuda a combater infecção por bactérias e fungos;
    • As bifidobactérias longum: este é um dos tipos principais de probióticos são mais comuns no intestino e ajuda a eliminar as toxinas do corpo.
    • Lactobacillus acidophilus: esta é talvez a coisa mais importante que ajuda na absorção de vários nutrientes, além de combater a infecção e facilitar a digestão. O L. acidophilus também pode ser encontrado na vagina, ajudando a combater infecções;
    • Lactobacillus reuteriestão presentes, especialmente na boca, estômago e intestino delgado, e são importantes contra a infecção por H. Pylori;
    • Lactobacillus rhamnosusestão presentes no intestino, e pode ajudá-lo na luta rapidamente em casos de diarréia, especialmente quando viaja para outros países.
    • Lactobacillus fermentumcomo eles ajudam a neutralizar o produto e as toxinas que são liberados durante a digestão, melhorando o ambiente para o crescimento da flora intestinal.

    Quanto maior é a variedade de probióticos, bem como o número de bactérias no interior de cada comprimido é, melhor será para o add-on, pois irá facilitar o desenvolvimento de uma mais rápida do que uma flora intestinal saudável. Idealmente, o probiótico deve ser tomada imediatamente antes ou depois de uma refeição, de modo que o alimento ajuda a bactéria sobreviver à acidez do estômago e chegar ao intestino, onde eles podem se multiplicar mais facilmente.

    É importante notar que o uso de probióticos na forma de suplementos ou alimentos ricos em estas bactérias, também é importante manter uma dieta saudável, rica em fibras, como a fibra é o principal alimento para os probióticos, promovendo a sua sobrevivência no intestino.

    A diferença entre um Prebiótico e Probiótico

    Enquanto os probióticos são bactérias saudáveis que vivem em seus intestinos, os prebióticos são fibras que servem como alimento para os probióticos e que promovem a sua sobrevivência e proliferação no intestino.

    Some dos exemplos de prebióticos, natural, aveia, cebola, alho, banana verde, biomassa de banana verde,