Quais São as Opções de Tratamento para TEPT?

Quais São as Opções de Tratamento para TEPT?

20 de janeiro de 2021 Off Por Corpo e Boa Forma

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Recuperar do trauma muitas vezes pode ser difícil e ir devagar. O que funciona para uma pessoa pode não ajudar outra pessoa em nada.

Isso ocorre porque as pessoas responam a traumas de forma diferente, e os efeitos do trauma podem ser complicados.

Trauma pode causar efeitos fisiológicos, neurológicos e emocionais-alguns de curta duração e outros muito mais duros durados. Quando os efeitos do trauma não vão embora ou interrompem a vida cotidiana, você pode estar experimentando o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Aqui está o que se sabe sobre as opções de tratamento para TEPT e o que pesquisa nos fala sobre a eficácia desses tratamentos.

O que é PTSD?

Quando você experimenta um evento traumático, seus sistemas hipotálamic, pituitário e adrenal liberam uma onda de hormônios para prepará-lo para lutar, fugir ou congelar.

Em resposta, sua frequência cardíaca acelera, sua respiração acelera, e seus músculos tensos. Seu campo de visão pode estreitar, sua memória de curto prazo pode parecer passar em branco, e você pode sentir uma sensação de pânico.

Mesmo após o térreo do evento traumático, esses sintomas podem vir e ir por dias ou semanas.

Você pode ter ataques de pânico ou pesadelos em resposta a pontos de vista semelhantes, sons e cheiros-mesmo quando não há nenhum perigo real presente.

Em alguns casos, esses sintomas persistem por anos. Quando os sintomas continuam por mais de um mês, você pode ser diagnosticado com TEPT.

Cerca de 10 20 das pessoas que experimentam um trauma irão desenvolver sintomas de TEPT depois.

Quais são as opções de tratamento para TEPT?

O PTSD tem sido o foco de bastante pesquisa. Diversos medicamentos e abordagens terapêuticas têm se mostrado eficazes no tratamento.

Vamos olhar para cada uma dessas opções de tratamento em mais detalhes:

  • psicoterapia
  • terapias neurológicas
  • medicações
  • ferramentas de coping at-home

Psychotherapy

Algumas formas de psicoterapia-também conhecidas como terapia de fala-são tratamentos eficazes para o TEPT.

A maioria deles é baseada em terapia comportamental cognitiva (CBT), uma espécie de terapia de fala que tem como objetivo identificar e corrigir padrões de pensamento não saudáveis e irrealistas.

Terapia de processamento cognitivo

A terapia de processamento cognitivo (CPT) é baseada na ideia de que imediatamente após um trauma, você provavelmente não foi capaz de processar completamente o que aconteceu com você.

Ao tentar entender o evento e como isso afetou você, você pode chegar mais tarde a conclusões que não são saudáveis.

Você pode, por exemplo, decidir que não é seguro confiar em ninguém, ou você pode acreditar que você é o culpado pelo que aconteceu.

A CPT tem como objetivo identificar essas conclusões incorretas e reestruturá-las de maneiras mais saudáveis. Esse tipo de terapia costuma ocorrer em cerca de 12 sessões, durante as quais você e seu terapeuta trabalham juntos para processar o que aconteceu através de falar ou escrever sobre a experiência.

Terapia de exposição prolongada

Como CPT, terapia de exposição prolongada aborda a tendência de adotar padrões de pensamento não saudáveis no rescaldo de um evento traumático.

Por exemplo, como resultado de trauma, você pode ter desenvolvido uma resposta de medo que está fora de proporção com os perigos que você enfrenta.

Para mudar sua resposta de medo, a terapia de exposição prolongada começa com alguma educação sobre sintomas de TEPT. Seu terapeuta irá equipá-lo com habilidades para se acalmar e lidar quando enfrentar algo assustador.

Uma vez que você aprendeu técnicas de autocalação, você e seu terapeuta criarão uma hierarquia de medos.

Você vai começar com coisas que você encontra um pouco assustador e progresso para medos mais intensos-possivelmente aqueles relacionados ao trauma que você experimentou. Você não vai progredir para o próximo nível em sua hierarquia até que você e seu terapeuta estejam satisfeitos você pode lidar com cada um.

Ao longo de vários meses de tratamento, você e seu terapeuta trabalharão juntos para ajudá-lo a enfrentar seus medos, permitindo que você pratique novas habilidades de enfrentamento.

Você aprenderá que seus pensamentos e memórias relacionados ao trauma não são realmente perigosos e não precisam ser evitados.

Terapias Neurológicas

Muitos dos efeitos de longo prazo do TEPT são neurológicos. Por essa razão, tratamentos que se concentram no cérebro e no sistema nervoso foram encontrados para serem particularmente eficazes na restauração da função e redução dos sintomas.

Eye movement dessensibilização e reprocessamento (EMDR)

Eye movement dessensibilização e reprocessamento (EMDR) é uma terapia que usa movimentos de olhos repetitivos para interromper e re-padrão algumas das memórias relacionadas com o trauma que você tem.

Depois de falar sobre sua história, você e seu terapeuta selecionarão uma memória que você acha particularmente difícil.

Enquanto você traz os detalhes dessa lembrança para a mente, seu terapeuta irá guiá-lo através de uma série de movimentos dos olhos lado a lado. À medida que você aprende a processar a memória e os sentimentos relacionados que ele traz, você vai gradualmente ser capaz de reenquadrar essa memória em uma luz mais positiva.

Uma revisão de 2018 minutos de pesquisa descobriu que, quando fornecido por um terapeuta experiente, o EMDR tem a capacidade de reduzir muitos sintomas de TEPT, incluindo ansiedade, depressão, fadiga e padrões de pensamento paranoico.

É uma terapia de baixo custo, tem poucos se quaisquer efeitos colaterais, e é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para tratamento de TEPT.

Técnica de liberdade emocional (tapping)

Tapping é um elemento de uma abordagem de tratamento chamada técnica de liberdade emocional clínica (EFT).

É semelhante à acupressão, uma espécie de tratamento de massagem que usa pressão física em certos pontos sensíveis da pele para aliviar a dor e a tensão muscular.

Em uma série de 4 10 sessões, um terapeuta treinado pode ensiná-lo a tocar certos ritmos em suas mãos, cabeça, rosto e collarossos enquanto você reestrutura ativamente suas lembranças de um evento traumático.

Tapping é frequentemente usado junto com terapias cognitivas e de exposição.

Estudos descobriram que as terapias EFT podem reduzir os sintomas do TEPT-especialmente a ansiedade, a depressão e a dor.

As terapias EFT podem também diminuir a quantidade de cortisol (um hormônio do estresse) em seu corpo.

Embora você possa eventualmente usar tateamento por conta própria, é importante trabalhar com um terapeuta treinado e licenciado enquanto você está aprendendo as técnicas.

Medicamento

A Associação Psicológica Americana (APA) recomenda certos antidepressivos para o tratamento de sintomas de TEPT.

A APA observa que os medicamentos mais comuns utilizados para o tratamento de PTSD são os inibidores de reabsorção de serotonina seletiva (SSRIs) tais como:

  • paroxetina (Paxil)
  • fluoxetina (Prozac)
  • sertralina (Zoloft)

O que você pode fazer para ajudar a si mesmo?

A resposta curta é muito. Um bom lugar de partida é reconhecer as habilidades que lhe possibilitaram sobreviver ao trauma, mesmo que essas habilidades não necessariamente atendam bem hoje.

Você também pode explorar os muitos recursos que foram desenvolvidos para ajudar os sobreviventes de trauma a se recuperar de TEPT e recuperar sua saúde mental e física.

Explore as opções de tratamento online

O National Center for PTSD fornece vários recursos, incluindo:

  • apps como o PTSD Coach, PTSD Family Coach, Insomnia Coach e Mindfulness Coach
  • Tutoriais de vídeo que podem educá-lo em maior profundidade sobre sintomas e tratamentos
  • PTSD Trament Decision Aid para ajudá-lo a decidir quais opções se adequam às suas necessidades melhores
  • programas online para ajudar você lida com estresse, raiva, desafios de paternidade e problemas de sono

Gravar

Uma das formas mais eficazes de processar o trauma é por escrito.

Pesquisa mostrou que escrever sobre o traumático evento em várias sessões curtas pode ajudar a reduzir os sintomas de TEPT significativamente.

Na verdade, algumas pesquisas mostraram que combinar a escrita com outras terapias pode ajudar a encurtar o seu tempo de tratamento.

Você não necessariamente tem que escrever sobre o evento traumático por si só. Escrever sobre a sua vida como um todo, incluindo eventos traumáticos, também pode ajudar a reduzir os sintomas do PTSD.

Um estudo mais antigo sugere que a escrita também pode ajudar a diminuir a pressão arterial, melhorar os sintomas de ansiedade e depressão, além de ajudar com problemas comportamentais em crianças com TEPT.

Experimente ioga ou meditação

Estudos recentes mostraram que a meditação e a ioga são terapias complementares úteis para pessoas com TEPT.

Embora a ioga ou a meditação possam não proporcionar um alívio completo dos sintomas, os pesquisadores recomendam-nos como adições à terapia e medicação.

A Yoga pode ajudá-lo a regular sua respiração, aumentar sua consciência do seu corpo, e responder a mudar as emoções.

A meditação pode ajudá-lo a redirecionar sua atenção para o momento presente, dando a você um maior senso de controle sobre as memórias intrusivas.

Como encontrar um terapeuta que é certo para você

Para encontrar um terapeuta que possa ajudá-lo com o TEPT, considere as seguintes estratégias:

  • Procure um terapeuta especialmente treinado em ajudar as pessoas a se recuperarem do tipo de trauma que você experimentou.
  • Consulte a rede do seu provedor de seguros para manter seus custos mais baixos.
  • Use uma ferramenta de pesquisa online confiável como a mantida pela Associação para Terapias Comportamentais e Cognitivas.
  • Obtenha recomendações de amigos confiáveis, colegas ou organizações comunitárias focadas em traumas.
  • Pense em quais qualidades em um terapeuta faria você se sentir mais compreendido e confortável. Quer trabalhar com um terapeuta LGBTQ +? Alguém que compartilha sua fé, raça ou gênero?
  • Considere distância. O seu terapeuta prospectivo é próximo de sua casa ou local de trabalho? Eles oferecem visitas virtuais?
  • Verifique se o seu terapeuta está licenciado em seu estado e é experiente trabalhando com PTSD.

E finalmente, dê a si mesmo permissão para mudar terapeutas.

O primeiro terapeuta que você visita pode não se tornar um bom ajuste. É OK considerar suas visitas iniciais como um tipo de processo de entrevista para encontrar o terapeuta que é certo para você.

Custo e seguro

A maioria dos planos de seguro oferece alguma cobertura para os serviços de saúde mental, embora as quantidades dedutíveis e copaguá variarão da política para a política.

Os planos Original Medicare, Medicare Advantage e o Medicaid também proporcionam benefícios para a saúde mental.

Se você não tem plano de saúde e está procurando um tratamento PTSD acessível, procure procurar um terapeuta que tenha uma estrutura de taxa de taxa de slidingem.

Esta ferramenta de busca pode ser útil. O Coletivo de psicoterapia do Caminho Aberto é outra boa opção.

E se você precisa de terapia de baixo custo ou de graça, um centro de saúde mental comunitário perto de você é um excelente ponto de partida.

A linha de fundo

Trauma pode causar efeitos fisiológicos, neurológicos e emocionais. Se os efeitos do trauma duram mais de um mês, ou causar interrupções na sua maneira normal de funcionar, você pode ter TEPT.

O padrão de ouro para tratar os sintomas do TEPT é a psicoterapia, particularmente a terapia comportamental cognitiva, a terapia de processamento cognitivo e a terapia de exposição prolongada.

EMDR e EFT também mostraram promessa em ajudar as pessoas a se recuperam do TEPT.

Os efeitos do trauma são reais e podem ter um efeito poderoso sobre a qualidade de sua vida, muito depois que o evento acabou. Mas com o tempo e o tratamento certo, há formas de diminuir os efeitos negativos e restaurar a sua saúde e bem-estar.