Quais são as Vantagens do Nariz Respirar Vs. Respiração Boca?

Quais são as Vantagens do Nariz Respirar Vs. Respiração Boca?

2 de fevereiro de 2021 Off Por Corpo e Boa Forma

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Você muito provavelmente respirou sem pensar nisso. Seu corpo faz isso automaticamente, sem muito-se qualquer esforço consciente em seu nome.

Mas é importante prestar atenção em como você respira. Em geral, é mais saudável respirar pelo nariz ao invés da boca. Isso porque a respiração do nariz é mais natural e ajuda o seu corpo a usar efetivamente o ar que você inalou.

Ainda assim, estima-se que cerca de 30 50 dos adultos respiram pela boca, especialmente no início do dia. Isso pode potencialmente levar a questões de saúde como mau hálito e boca seca.

Neste artigo, vamos dar uma olhada mais de perto nas vantagens da respiração através do seu nariz, assim como exercícios simples de respiração do nariz você pode tentar.

Como a respiração do nariz difere da respiração da boca?

Seu nariz e boca fornecem duas maneiras de respirar. Ambas levam à sua garganta, que carrega oxigênio em seus pulmões. Mesmo assim, há diferenças importantes entre a respiração do nariz e a respiração da boca.

respiração Nose

Seu nariz é projetado para ajudá-lo a respirar de forma segura, eficiente e adequadamente. Ele pode fazer isso devido à sua capacidade de:

  • Filtrar partículas estrangeiras. O cabelo nasal filtra poeira, alérgenos e pólen, o que ajuda a evitar que eles entrem em seus pulmões.
  • Humidificar ar inalado. Seu nariz aquece e moisturiza o ar que você respira. Isso traz o ar que você inala para a temperatura do corpo, tornando mais fácil para seus pulmões o uso.
  • Produzir óxido nítrico. Durante a respiração nasal, seu nariz libera óxido nítrico (NO). NÃO é um vasodilatador, o que significa que ajuda a ampliar os vasos sanguíneos. Isso pode ajudar a melhorar a circulação de oxigênio em seu corpo.

Mouth respiração

Sua boca ajuda você a comer, beber e conversar. Você também pode usar a boca para respirar, mas não tem muitas das características únicas que o seu nariz tem para este fim.

Em alguns casos, a respiração boca é necessária. Você pode precisar respirar pela sua boca se tiver:

  • congestionamento nasal
  • um septo desviado
  • pequenas narinas

Ainda assim, respirar principalmente através de sua boca está associado a alguns riscos para a saúde. Com a respiração da boca, sua boca perde umidade, o que pode causar boca seca. Também poderia aumentar o seu risco de:

  • inalar ar não filtrado
  • reações alérgicas a alérgenos
  • asma
  • mau hálito
  • mau hálito
  • decaimento do dente
  • inflamação de goma (gengivite)
  • snoring
  • apneia do sono
  • anormalidades dos dentes ou maxilar

Quais são os benefícios da respiração através do seu nariz?

Desde que o seu nariz foi especificamente projetado para ajudá-lo a respirar, a respiração nasal tem muitas vantagens.

A respiração de Nose é benéfica principalmente porque permite a sua cárie nasal para:

  • reduzir a exposição a substâncias estranhas
  • aumentar o ar inalado e quente
  • aumentar o fluxo de ar para as artérias, veias e nervos
  • aumentar a absorção de oxigênio e a circulação
  • melhorar o volume do pulmão
  • melhorar o seu trabalho de diafragma corretamente
  • diminuir o seu risco de alergia e febre do feno
  • reduzir o seu risco de tosse
  • ajudar o seu sistema imune
  • diminuir o seu risco de ronco e apneia do sono
  • suportar o formação correta dos dentes e da boca

Pode respirar pelo seu nariz enquanto se exercita melhora o seu desempenho atlético?

Durante o exercício, muitas pessoas respiram pela boca. Isso pode acontecer porque a respiração mais rápida aumenta a resistência do fluxo de ar no seu nariz, fazendo com que você mude para a respiração da boca.

No entanto, as evidências são misturadas quanto se a respiração do nariz é uma opção melhor que a respiração da boca durante o exercício.

Em um pequeno estudo de 2018 minutos, 10 corredores correram em uma esteira duas vezes: uma vez com o nariz respirando e uma vez com respiração boca. Durante cada sessão, os pesquisadores mediram marcadores respiratórios como o consumo de oxigênio, a taxa respiratória e a produção de dióxido de carbono.

Os pesquisadores descobriram que os corredores consumiram a mesma quantidade de oxigênio durante o nariz e a boca respirando enquanto correria. Mas sua taxa respiratória, ou número de respirações por minuto, foi menor durante a respiração do nariz.

Isso significa que levou menos trabalho a consumir a mesma quantidade de oxigênio com respiração do nariz, o que poderia potencialmente melhorar o desempenho atlético e a resistência.

No entanto, um pequeno estudo de 2017 descobriu que enquanto a respiração do nariz levava a uma taxa respiratória mais baixa durante o exercício, ela também pode aumentar o estresse cardiovascular.

Os autores deste estudo determinaram que a técnica de respiração não afeta o desempenho atlético, e que o modo de respiração durante o exercício deve ser decidido pelo indivíduo.

Os exercícios de respiração de Nose para tentar

Exercícios de respiração podem ajudar a melhorar o seu nariz respirando. Essas técnicas podem também ajudar a apriviver sua função pulmonar, aumentar a força muscular respiratória e aliviar o estresse e a ansiedade.

Vamos analisar três tipos de exercícios de respiração que você pode tentar.

1. Respiração nostril alternativa

Alternate nostril respirando, ou nadishodhana, é um exercício de respiração comum usado no yoga.

Nessa técnica, você inspira através de uma narina e exala através do outro, enquanto usa o dedo para fechar a narina oposta.

O exercício requer foco, então é ótimo para aumentar mindfulness. Ele também pode ajudar a aumentar sua função pulmonar e diminuir o estresse.

Para experimentar a respiração nostril alternativa, siga estes passos:

  • Sente-se alto e relaxe seus ombros.
  • Lay sua mão esquerda no joelho esquerdo.
  • Coloque seu polegar direito sobre a sua narina direita. Inspire-se através da sua narina esquerda.
  • Coloque o seu dedo anelar direito na narina da esquerda. Exale através da sua nostril direita.
  • Inhale através de sua narina direita.
  • Retorne seu polegar direito para sua narina direita. Exalar através de sua narina esquerda. Isso completa um conjunto.
  • Repetir para 5 minutes.
  • 2. Respiração da barriga

    A respiração de Belly também é conhecida como respiração diafragmática ou respiração abdominal. Envolve levar respirações lentas e profundas no meio do seu nariz.

    O objetivo é respirar fundo o suficiente para encher sua barriga com ar. Isso aumenta o quanto de oxigênio você leva, e pode ajudar a diminuir a respiração e a frequência cardíaca.

    A respiração de Belly também aumenta a mindfulness e reduz o estresse. Aqui está como fazer:

  • Sente-se alto e relaxe os ombros. Você também pode deitar sobre a sua cama.
  • Feche a boca. Coloque uma mão na sua barriga e uma no seu peito.
  • Inale lentamente pelo seu nariz, deixando sua barriga subir e se encher de ar. Seu peito deve ficar parado.
  • Purse seus lábios e exalar lentamente.
  • Repetir por 5 10 minutes.
  • 3. Sopro de Fogo

    Breath of Fire, ou respiração brilhante do crânio, é um exercício usado na ioga Kundalini. Ele envolve exalações rápidas e fortes e inalações normais.

    A técnica pode ajudar a melhorar a função respiratória, engajando seus músculos respiratórios e diafragma. Ele também pode ajudar a impulsionar sua concentração e foco.

    Eis como fazer o Breath of Fire:

  • Sente-se alto e relaxe os ombros.
  • Coloque as mãos na barriga. Você também pode colocar as mãos sobre os joelhos, palmas voltadas para cima.
  • Inhale profundamente pelo seu nariz, imagem de ar se movendo para dentro da sua barriga. Deixe sua barriga inferior se expandir.
  • Sem parar, exale com força através do seu nariz enquanto deixa sua barriga se mover para dentro. Continue inalando passivamente e exalando energicamente.
  • Repetir para praticar o ritmo. Mantenha seus inalados e exalhe o mesmo comprimento.
  • Speed up your inhales e exalas. Repita por 30 seconds.
  • Você pode se sentir iluminado enquanto pratica esta técnica. Se você é novo no exercício, comece devagar. Você pode tentar acelerá-lo ao longo do tempo.

    A linha de fundo

    A respiração de Nose é mais benéfica que a respiração da boca. Respirar pelo seu nariz pode ajudar a filtrar poeira e alergênicos, impulsionar sua absorção de oxigênio, e umidificar o ar que você respira.

    A respiração boca, por outro lado, pode secar a sua boca. Isso pode aumentar seu risco de mau hálito e inflamação de gengiva. A respiração da boca também pode te fazer mais propenso a alergias, asma e tosse.

    Para melhorar o seu nariz respirando, experiente exercícios como respiração ósseo alternativa, respiração da barriga e Breath of Fire. Essas técnicas podem ajudá-lo a dominar a respiração do nariz enquanto aprimoram a sua função pulmonar e reduzindo o estresse.