Ter um Parceiro com ADHD? 10 Maneiras de Oferecer Suporte

Ter um Parceiro com ADHD? 10 Maneiras de Oferecer Suporte

7 de abril de 2021 Off Por Corpo e Boa Forma

couple hugging and taking photos on beach

casal se abraçando e tirando fotos em praia

Cavan Images / Offset Images

Talvez você já tenha conhecido o tempo todo que seu parceiro tem. Ou talvez você esteja nos estágios iniciais de namoro, e eles apenas lhe disseram que têm o ADHD.

Independente do cenário, seus sintomas podem.

As estimativas sugerem em qualquer lugar de para os adultos convivem com esta condição. Dito isso, o ADHD costuma ir não diagnosticado, especialmente em adultos. Assim, poderia ser ainda mais comum do que as pesquisas existentes indicam.

Características de muitas vezes incluem:

  • dificuldade de se concentrar
  • uma tendência para se distrair facilmente
  • problemas que completam tarefas importantes no tempo
  • ficando tão em algo que o resto do mundo se desvanta
  • dificuldade de ficar organizado ou motivado
  • mudanças rápidas no humor
  • comportamento impulsivo
  • anormalidade ou esquecimento
  • inquietação, que pode parecer uma energia extrema
  • e outras

Além de criar estresse e tensão, estes sintomas podem levar a desentendimentos e conflitos.

Você quer ajudar o seu parceiro e melhorar seu relacionamento, mas você pode não saber exatamente por onde começar-especialmente quando seus esforços para ajudar só a piorar as coisas.

Aqui estão 10 maneiras de oferecer um suporte saudável sem drenar a si mesmo ou negligenciando suas próprias necessidades, seja em um relacionamento de longo prazo ou apenas amando um namoro de alguém com ADHD.

Se eles não receberam um diagnóstico de ADHD, conversar com um profissional de saúde mental ou médico de cuidados primários é um ótimo lugar para iniciar.

Um profissional pode ajudar o seu parceiro:

  • saiba mais sobre o ADHD
  • explore mais os sintomas afetam sua vida e relacionamentos
  • aprenda habilidades e estratégias de enfrentamento para gerenciar melhor os sintomas
  • pratique habilidades de comunicação
  • lidar com a ansiedade e outras condições de co-ocorrência
  • explorar

Nem todo mundo se sente confortável com a ideia da terapia. Se o seu parceiro parece hesitante, muitas vezes não faz mal perguntar sobre suas reservas e explicar por que você acha que a terapia poderia ajudar.

Seu suporte pode encorajá-los a alcançar a fora, mas tenha em mente que é finalmente a escolha deles.

O aconselhamento de relacionamento com um terapeuta especializado em relacionamentos afetados pelo ADHD também pode ajudar você e o seu parceiro a trabalhar juntos para navegar os desafios únicos que você enfrenta.

Parte do trabalho de um pai envolve ensinar as crianças a lidar com as várias responsabilidades da vida cotidiana. Isso significa oferecer lembretes e orientação construtiva quando as tarefas forem desfeitas ou não forem concluídas corretamente.

Quando você segue atrás de seu parceiro, varrer seus erros antes mesmo que eles acontetem, você efetivamente os remove de seu papel como um parceiro igual em seu relacionamento e os coloca de volta no papel de criança.

“Parenting” seu parceiro pode fazê-los se sentir controlados e podem criar distância ou ressentimento em seu relacionamento. Ele também pode sedar sua energia e dificultá-la mais.

Lembre-se: Você é uma equipe. Tente oferecer incentivo em vez de frustração e exasperação (tipo: “Você esqueceu de novo?”), palestrando, criticando, ou fazendo tudo sozinho para que fosse feito “adequadamente”.

  • Evite: ” Eu não posso acreditar que você não terminou! Combinamos que havaríamos todas as tarefas feitas hoje. Você poderia ter terminado se você simplesmente parasse de sonhar acordado. Acho que vou apenas cuidar deles agora. “
  • Em vez disso, tente: ” Fizemos um ótimo trabalho hoje! Terminamos quase tudo na nossa lista. Eu realmente quero aproveitar o nosso tempo de folga, então por que não levarmos cedo para embalar os últimos juntos? “

Se você vive junto, há a questão de dividir as tarefas domésticas e as responsabilidades, então nenhum dos dois acaba com mais do que a sua parcela de físico ou.

Se o seu parceiro tiver o ADHD, essa divisão de tarefas pode levar um pouco de pensamento extra, já que as pessoas com ADHD podem ter.

Eles podem ser um cozinheiro fantástico, criativo, mas têm problemas para ir jantar a tempo. Ou talvez gostem de compras de mercearia, mas têm dificuldade em lembrar detalhes específicos, como qual marca de molho de tomate você gosta.

Nestes cenários, talvez você se encante com um gentil: ” Estou ansiosa para o seu cozimento hoje à noite. Tem alguma coisa que eu possa fazer para ajudar você a começar? ” Ou talvez você ajude a sair com preenchimento de detalhes extras na lista de compras.

Reconhecer suas áreas individuais de conhecimento pode ajudá-lo a compartilhar tarefas de forma mais eficaz e apreciar as habilidades únicas de cada um.

O ADHD é uma condição de saúde mental. Seu parceiro não escolhe tê-lo O comportamento deles reflete sintomas de ADHD, não um desejo de incomodar você ou te fazer miserável.

Você provavelmente conhece essas coisas já e ainda, ocasionalmente, se sente frustrado e ignorado. Isso é absolutamente normal. Tenha em mente, porém, seu parceiro provavelmente experimenta bastante turbulência interior em si.

Navegar as responsabilidades do trabalho e da vida cotidiana pode desafiar qualquer um, mas pode se provar ainda mais emocionalmente drenando para as pessoas que vivem com ADHD.

Em cima disso, eles também podem se preocupar que você vai desistir e deixá-los se eles continuam bagunçando. Isso pode se somar ao estresse de gerenciar sintomas e tornar ainda mais difícil para eles se concentrarem.

Tente perguntar como eles se sentem para obter mais insight sobre sua experiência do dia-a-dia. Uma compreensão mais profunda de pode tornar mais fácil considerar sua perspectiva e oferecer compaixão em vez de críticas.

Também pode ajudá-lo a se concentrar menos em comportamentos específicos e mais sobre eles como uma pessoa inteira-a pessoa que você ama e admira.

Miscompreensões e descomunicações podem criar problemas em qualquer relacionamento, mas dificuldades de comunicação comumente aparecem em relacionamentos afetados pelo ADHD.

A pode torná-lo desafiador a entender as perspectivas de cada um, conduzindo você a um ciclo de.

Esquecimento e pode fazer você se sentir negligenciado e ignorado. Se eles parecem descontraídos ou desinteressados quando você fala com eles, você pode supor que eles não se importam com o que você tem a dizer.

Em uma das mãos, é importante falar com o seu parceiro sobre como você se sente.

Ainda assim, quando você aponta comportamentos de forma acusatória ou crítica-“Você nunca …” ou “Você sempre …”-eles são mais propensos a responder defensivamente. Isso pode alimentar ainda mais desacordo e se desconectar.

Dicas de comunicação

  • Use I-instruções para centrar a conversa sobre como comportamentos específicos afetam você. Tente “Eu me sinto inédito e sem importância quando você muda de assunto e fala por cima de mim”, em vez disso, “Você não se importa com nada que eu tenha a dizer.”
  • ao seu lado das coisas. Depois de compartilhar seus sentimentos, peça por seus pensamentos sobre o que você disse.
  • Menções preocupações em tempo hábil, por isso os problemas não festem ou criam raiva e ressentimento. Durante as conversas, grude-se no tópico em mãos em vez de trazer questões mais antigas.
  • Se qualquer um de vocês começar a se sentir estressado ou sobrecarregado, faça uma pausa e tente novamente mais tarde. A resolução pode demorar mais, mas você provavelmente os dois se sentirá melhor sobre isso.
  • Confira um com o outro regularmente para tratar de assuntos mais cedo.

Acima de tudo, lembre-se que o respeito é fundamental. Enquanto é OK pedir ao seu parceiro para fazer coisas específicas ou lembrá-las sobre responsabilidades importantes, fazer isso com consideração e gentileza pode fazer toda a diferença.

É natural querer apoiar o seu parceiro, mas só não é possível se antecipar a cada preocupação potencial. Também não é realista (ou útil) para você gerenciar cada aspecto de sua vida.

Tentando resolver tudo manda a mensagem você não acredita que eles podem fazer qualquer coisa por si mesmos. Esta can desaconselhá-los e chip fora em sua motivação para até mesmo tentar.

Em vez disso, ele pode ajudar a praticar uma atitude “tomá-la como ela vem”. Uma vez que você notar um problema, traga-o para cima e trabalhe para encontrar uma solução em conjunto.

Vamos dizer que eles têm o hábito de se sentar para desenhar sempre que tiverem alguns poucos minutos de sobra antes de se dirigir para algum lugar. Geralmente, eles perdem a noção do tempo e acabam correndo até tarde.

Você pode encorajá-los a configurar um alarme de lembrete antes de pegar o seu lápis, ou evitar desenhar pouco antes de sair pela porta. Se essa estratégia funcionar, eles podem se sentir motivados a aplicá-la a outras situações por conta própria.

  • Evite: “Você se esquece de tudo, e está sempre atrasado!”
  • Em vez disso, tente: “Eu me pergunto se configurar um lembrete em seu telefone tornaria mais fácil sair na hora.”

O gerenciamento de tempo e os apps de planejamento ajudam bastante as pessoas a gerenciar melhor os sintomas de ADHD, mas nem todo mundo encontra tecnologia útil.

Da mesma forma, deixar notas ao redor da casa para o seu parceiro poderia ajudar a jog a sua memória. Mas eles também poderiam ver suas notas como lembretes passivo-agressivos de seu esquecimento, ou uma tentativa de gerenciá-los 24/7.

Em vez de instar o seu parceiro a usar uma estratégia específica, explore as opções disponíveis em conjunto. Se eles não gostam de notas de Post-It, talvez você se oferte para ajudá-las a experimentar aplicativos de agendamento em vez disso.

Quando eles te deixarem saber que algo não funciona para eles, respeitem sua decisão.

Você não pode mudar ou controlar o seu parceiro. Construir um meio aceitá-los como eles são, assim como você quer que eles aceitem você.

Em vez de focar no que dá errado, faça mais um esforço para reconhecer as coisas que você valorizas e aprecie sobre elas: a maneira como elas fazem você rir, sua inteligência e criatividade, seus sonhos compartilhados para o futuro.

Pense antes de falar

Antes de trazer algo para cima, tente perguntar a si mesmo:

  • Este comportamento está criando um problema?
  • Será que algo importante não foi feito?
  • Eu só quero dizer alguma coisa porque me sinto frustrado?
  • Como posso oferecer sugestões com empatia e respeito?

Running através dessas perguntas na sua cabeça pode ajudá-lo a decidir quando dizer que nada é, de fato, uma opção melhor. Não se esqueça de dar-se algum espaço se você acha que o seu pode revelar o seu subjacente.

são importantes em todos os relacionamentos.

Definindo limites significa delineando coisas específicas que você irá e não aceitará. Isso torna mais fácil proteger sua energia emocional e obter suas necessidades atendidas.

Limites também ajudam a estabelecer limites em torno de seu próprio comportamento, assim você pode apoiar melhor o seu parceiro.

Alguns exemplos:

  • “Eu gostaria de discutir as coisas com calma e respeitosamente, então vamos concordar em fazer uma pausa se qualquer um de nós levanta a nossa voz.”
  • “Estou bem trocando chores quando você pergunta, mas eu não vou terminar suas tarefas quando você esquecer.”

É também essencial entender e respeitar os limites de seu parceiro. Eles podem dizer:

  • “Eu me sinto como uma criança quando você me diz o que eu deveria fazer, então eu agradeceria se você esperar para oferecer sugestões até que eu pergunte.”
  • “Eu prefiro quando você me lembra de tarefas de forma não acusatória, tipo ‘Você se importaria de lavar a louça agora?’ em vez de ‘Você esqueceu de lavar a louça depois do jantar.'”

É saudável priorizar seu parceiro e as necessidades do seu relacionamento, mas é tão importante para manter.

Embora você possa não querer compartilhar cada detalhe sobre seu parceiro com amigos e familiares, ele pode ajudar muito a conhecer os entes queridos estão lá para apoiá-lo.

Quando você se sente estressado e precisa de uma pausa, você pode encontrar um amigo para uma caminhada ou jog. Quando o seu parceiro é pego em um projeto, você pode cair em família em vez de se sentir solitário em casa. Faça tempo para o que você curte, mesmo que o seu parceiro não se junte a você.

A contrução também pode ajudar, mesmo que você mesmo não experiente sintomas de saúde mental. A terapia oferece um espaço seguro e privado para falar sobre as preocupações de relacionamento e explorar estratégias para trabalhar por meio deles.

O tratamento pode ajudar a melhorar os sintomas do ADHD, mas não vai curá-los completamente.

O ADHD provavelmente permanecerá parte de seu relacionamento, mas não precisa ser uma coisa negativa. Explorar novas formas de se apoiar e trabalhar para melhorar a comunicação pode percorrer um longo caminho em direção a fazer o seu relacionamento durar.

A Crystal Raypole já trabalhou anteriormente como escritora e editora da GoodTherapy. Seus campos de interesse incluem as línguas asiáticas e a literatura, a tradução japonesa, culinária, ciências naturais, positividade sexual e saúde mental. Em particular, ela está empenhada em ajudar a diminuir o estigma em torno de questões de saúde mental.