Terapia Comportamental Cognitiva para Transtorno Bipolar

Terapia Comportamental Cognitiva para Transtorno Bipolar

26 de junho de 2021 Off Por Corpo e Boa Forma

é um tipo de psicoterapia que pode ser usado para ajudar a gerenciar.

A psicoterapia pode envolver uma interação one-on-one com um terapeuta. Pode também envolver sessões de grupo que incluam o terapeuta e outras pessoas com questões semelhantes.

Apesar de haver muitas abordagens, todas elas envolvem ajudar as pessoas a gerenciar seus pensamentos, percepções e comportamento. A psicoterapia também é um recurso para encontrar maneiras saudáveis de lidar com problemas.

Geralmente, o tratamento principal para o transtorno bipolar é uma combinação de medicação e psicoterapia. CBT é um dos tipos mais comuns de psicoterapia.

A CBT é usada para tratar o transtorno bipolar por:

  • abordando sintomas depressivos que ocorrem como parte de períodos ou episódios de depressão
  • abordando sentimentos de culpa ou outros pensamentos e crenças negativas sobre episódios manômicos
  • abordando sentimentos de perda de amigos ou relacionamentos

Isto pode reduzir a angústia geral e diminuir episódios maníicos ou depressivos. Também pode criar consciência sobre o humor, as emoções, as sensações físicas e os indicadores comuns de um episódio maníaco.

Essa conscientização pode ajudá-lo a planejar adequadamente os episódios maníacas por:

  • fixando um compromisso com um psiquiatra
  • engajando-se em comportamentos que facilitam o alívio, como o sono adequado e o autoatendimento
  • fazer planos práticos para mitigar o risco associado ao transtorno bipolar, como dar dinheiro e cartões de crédito a um amigo confiável se você tiver um histórico de comportamentos de gastos

CBT pode ser usado de várias maneiras, incluindo:

  • gerenciar sintomas de condições de saúde mental
  • prevenir comportamentos que podem resultar nesses sintomas
  • aprender técnicas de enfrentamento eficazes para ajudar a controlar as emoções e o estresse
  • agir como um tratamento alternativo até que um bom regimen de medicações seja descoberto

O objetivo principal da CBT é ensinar maneiras de abordar os pensamentos de forma diferente para quando eles vêm, você não tem que comprar neles ou se deixar acreditar em seus pensamentos negativos.

CBT trabalha para identificar pensamentos que contribuem para o seu sofrimento emocional e influencia você a se comportar de maneiras negativas.

Por exemplo, acreditar que outros estão julgando você contribui para a ansiedade social e poderia levá-lo a evitar outros, perdendo assim oportunidades para formar relações sociais e desenvolver fontes benéfica de apoio social.

Uma vez que você aprende a identificar esses pensamentos, você pode aprender a desafiá-los gerando explicações alternativas e buscando provas para elas. Essas abordagens então levam a pensamentos mais realistas ou equilibrados, menos angústia emocional e comportamentos que são mais adequados ao seu contexto.

Olhar em pensamentos mais objetivamente pode aliviar a experiência de emoções negativas difíceis porque os pensamentos e emoções são mostrados a serem vinculados e a impactar uns aos outros.

A terapia é geralmente de curto prazo e diretamente focada na eliminação ou na gestão de problemas específicos. Ele envolve contribuições de você e do terapeuta.

Durante uma sessão da CBT, você e o terapeuta trabalharão juntos para:

1. Determine o problema

Este pode ser sintomas de condição de saúde mental, trabalho ou estresse de relacionamento, ou qualquer outra coisa que esteja te incomodando.

2. Examine os pensamentos, comportamentos e emoções associados a esses problemas

Uma vez que os problemas são identificados, você trabalhará com o terapeuta para começar a observar como você está reagindo aos pensamentos em torno desses problemas a fim de afetar suas emoções e ações.

3. Spot negativos ou imprecisos pensamentos, comportamentos e emoções

Há uma série de maneiras que você pode perceber ou lidar com algo que piora um problema. Isso pode incluir pensar negativamente sobre si mesmo ou se concentrar nos aspectos negativos de uma situação ou ocorrência.

4. Mude sua reação

Durante uma sessão, você e o terapeuta trabalham juntos para substituir estes com pensamentos mais objetivos, realistas ou equilibrados. Isso pode incluir a tentativa de visualizar uma situação de forma mais objetiva, o que pode gerar pensamento positivo ou pelo menos fortalecer suas habilidades de enfrentador em situações desafiadoras.

Terapia comportamental cognitiva pode ser eficaz para quase todos em várias situações.

A psicoterapia pode ser acessada em muitas configurações, incluindo hospitais e práticas privadas. O CBT é um dos tipos mais comuns de terapia. Muitos empregadores oferecem psicoterapia através de seus programas de assistência aos funcionários.

Não há efeitos colaterais físicos diretos à psicoterapia.

No entanto, se você decidir tentar a CBT, você deve estar preparado para falar abertamente com um terapeuta ou até mesmo um grupo de pessoas. Algumas pessoas podem achar isso desconfortável.

A CBT é um tratamento popular que pode ser aplicado a uma ampla gama de questões, incluindo a gestão do transtorno bipolar.

Tratamento com a CBT foca na identificação de problemas e suas reações a eles. Em seguida, ajuda a substituir essas reações com pensamentos mais objetivos e equilibrados. Isso pode criar autoconhecimento e fortalecidos habilidades de enfrentação.