O zinco é um mineral importante para manter uma boa saúde, porque ele está envolvido em mais de 300 reações químicas no corpo. Desta forma, quando você está em uma quantidade muito pequena no corpo, ela pode causar uma série de alterações, particularmente, no sistema imunitário e na produção de hormônios.

As principais fontes de zinco são os alimentos de origem animal, tais como ostras, camarão, carne de vaca, frango, peixe e fígado. Germe de trigo, grãos integrais, nozes, grãos, legumes e vegetais também são ricos em zinco, mas são as frutas e os vegetais em geral, apesar de terem um de zinco, não é a melhor fonte, pois não permite a boa absorção do mineral.

Benefícios do zinco para a saúde

Há uma variedade de razões para justificar a importância de comer alimentos que são ricos em zinco, é, no entanto, alguns dos mais importantes incluem:

  • Ele contribui para o cabelo e macio e brilhante, lutando contra a queda;
  • Ele ajuda na absorção de vitamina A;
  • Auxilia no tratamento da depressão;
  • Ela estimula a função da tireóide;
  • Proteger contra a infecção, pois atua sobre o sistema imunológico;
  • Isso evita o risco de diabetes do tipo 2 diabetes.
  • Ele facilita o processo de cicatrização das feridas;
  • Para evitar a ocorrência de câncer;
  • Auxilia no tratamento da acne;
  • Ele previne o câncer e o envelhecimento, por ação antioxidante.
  • No entanto, você também pode participar da maior parte das reações no corpo, o zinco tem muitas outras atividades importantes, particularmente no cérebro, e os hormônios.

    Como consumir zinco

    O zinco é um mineral que não é produzido pelo corpo humano, por isso ele precisa ser ingerido na dieta. Os alimentos que têm mais zinco, que incluem aquelas de origem animal, como ostras, fígado bovino, no entanto, alguns alimentos de origem vegetal também são uma boa escolha, tais como amêndoas, sementes de abóbora. Assim, ter uma dieta que inclui este tipo de alimentos é suficiente para manter os níveis de zinco são regulamentadas.

    No entanto, quando há uma falta de zinco no organismo, além da comida, ele também pode ser necessária a suplementação com zinco, mas se este é o caso, é muito importante ter a orientação de um médico ou de um nutricionista, porque o excesso de zinco também pode acabar sendo prejudicial.

    Aqui está uma lista dos 15 alimentos que são ricos em zinco.

    Como eu sei se eu tiver uma deficiência de zinco

    Pessoas saudáveis que comer uma variada, raramente têm uma carência de zinco. No entanto, é a única maneira de ter certeza de que há uma falta de zinco no seu corpo é através de um teste de sangue ou de urina para medir a quantidade deste mineral. Os valores de referência de zinco no sangue de 70 a 120 µg/dL, e até 900 µg/g na urina.

    A falta de zinco também pode levar ao desenvolvimento de sintomas, tais como:

    • O atraso no processo de cicatrização das feridas;
    • As unhas estão fracas, quebradiças e pálida;
    • Cabelos secos e quebradiços;
    • A perda de cabelo;
    • Alterações no paladar.

    Além de uma dieta baixa em zinco, uma deficiência deste mineral é mais comum em pessoas que fazem sessões de hemodiálise, ou que você tem um caso de diarreia grave ou persistente. Alguns tipos de medicamentos também podem levar a essa situação, e incluem o seguinte: anti-hipertensivos, diuréticos tiazídicos, omeprazol, e bicarbonato de sódio, por exemplo.

    O dano de um excesso de zinco e para a sua saúde

    Assim como o espera, que é ruim, o excesso de zinco pode também ser prejudicial para a sua saúde e pode levar a sintomas como fadiga, febre, dores no estômago. Algumas das situações que podem levar a esse aumento é a suplementação de excesso de Zinco e, no caso de doenças como insuficiência cardíaca crônica, osteosarcoma, ou aterosclerose, por exemplo.